"Monitor referencia"

Batista

Member
Pessoal pretendo comprar dois monitores para nossa igreja pra usar na cabine(nós temos cabine de som- ñ sei se isso é bom ou ruim!-).
A dúvida que tenho é: assim como nos amplificadores deve-se comprar caixas em que a impedancia seja correspondente, ou se isso nao tem nada a ver, qual o cuidado que preciso ter ?! pretendo ligar na mesa xenyx 2442 fx nas saídas control room...no manual ñ vi nenhuma informação que fale sobre esse caso.
Desde já grato pela atençao!
 
no meu ponto de vista, o operador fechado numa cabine é HORRÍVEL... pois vc tem que escutar o que a igreja escuta para poder mixar de acordo... fones ou monitores não servem pra essa função, visto que a resposta de frequencia é diferente...

mas se não há outra forma, os monitores devem ser ligados na saída ctrl room sim...

se vai comprar monitores, compre amplificados e esqueça isso de impedâncias...
 
Batista,

o Deiny já falou tudo. Compre ativos, mas de preferência não os compre!

Que tal, em vez de gastar R$ 500,00 ou mais (em geral, muito mais) em um par de monitores, tentar fazer com esse dinheiro alguma modificação na sua cabine?

Nós, operadores, precisamos escutar o mesmo som que o público. Logo, o posicionamento dos equipamentos influencia muito no resultado que vamos obter.

Veja os shows. Em geral, a mesa de som de PA fica literalmente em um espaço no meio do público. Nessa posição, podem ouvir e regular para o público perfeitamente, pois escutam exatamente o mesmo som que o público.

Seria a melhor posição possível, mas em igrejas, é muito difícil de implementar. Ela teria que começar a ser projetada para o som no meio desde o início.

Veja também os programas de auditório da TV (Faustão, etc). Em geral, quando o programa acaba, a câmera dá uma panorâmica e dá para ver a mesa de som lá no fundo. Não é a melhor posição (pois o som que bate na parede atrás do operador volta e gera cancelamentos), mas com um pouco de tratamento acústico na parede, torna-se uma excelente posição para se ouvir o mesmo som do PA.

Pense nisso.

Muitas igrejas implementam cabines por problemas de segurança. Se for o seu caso, talvez os monitores sejam a melhor opção. Mas lembre-se disso: quando o som estiver ótimo nos monitores, talvez não esteja tão bom para a igreja. Quando o som estiver bom na igreja, talvez não esteja bom nos monitores.

Na igreja, você terá influencia da acústica do local. Na cabine, praticamente nenhum problema com isso. Os graves da igreja poderão reverberar, enquanto nos monitores você achará que está falanto graves. Você vai ter que fazer testes até descobrir a melhor regulagem, e é sempre para a igreja.

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo