• This site uses cookies. By continuing to use this site, you are agreeing to our use of cookies. Learn More.

Monitoração por fones com fio (ajuda)

#1
Pessoal,

Boa tarde a todos! Vou apresentar a situação.

Lá na igreja, temos dois pares de monitores de palco (no total 4 caixas - 2 ativas e duas passivas).

Estamos pensando em utilizar monitoração por fones. Em geral, são 10 pessoas que ocupam o palco no momento do louvor (entre músicos, back vocals etc). Temos multicabo para fazer as extensões até chegar nas pessoas. Porém, alguns problemas:

1 - Todos vão ficar com o cabo pra lá e pra cá. O pior caso é o líder do louvor. Perderá um pouco da movimentação....
2 - Vamos ter que comprar um set de microfones para a bateria apenas para sair na monitoração, uma vez que não temos sub na igreja também.
3 - Como ligar aquele amplificador de fones da Phonic de oito saídas de fone? Na mesa, hoje cada par de monitores ocupa um auxiliar. tem o aux 3 e aux 4 livres.

Enfim, gostaria de ter dicas de vocês para resolver de uma forma boa o problema de retorno.

O que puderem contribuir eu agradeço. Justo agora que vamos nos livrar dos fios dos microfones, Vamos acabar enchendo de fiação o palco novamente! Pois sistemas in-ear são caríssimos.

Abraços a todos,

Mateus
 

gabriel_equalize

Moderator
Moderador
#2
Deixa eu ver se entendi... Você quer fazer mixagem de 10 fones com uma mesa de 4 auxiliares?
Fazer bem feito não dá.

Quanto ao ministro de louvor, precisa ser fone sem fio.
 
#3
Olá Mateus.

trocar monitores de chão por fones de ouvido pode ser uma boa alternativa (pode ser), tem de se levar em consideração alguns fatores:
há auxiliares suficientes para todos?? (pelo que percebí sua mesa tem 4 aux, sendo o 3 e 4 post fader - provavelmente uma behringer xennyx)
músicos e fones geralmente não se dão, pois gostam de ouvir o "ambiente".
não há necessidades de comprar um kit de microfones para bateria somente para colocar no fone, se vc usar o porta pró por exemplo, ele pode saturar (dependendo do nivel que vc colocar no fone e do que irá colocar, se for o bumbo... = problema )
pela pouca quantidade de aux que vc dispõe, irá dar problema no ministério, questão de gosto mesmo, haverá aqueles que dirão´: " o violão está muito alto no meu ouvido" e outros "não está bom" e assim sucessivamente.
com a grana que vcs irão investir, pode se resolver de outras formas:
invista no ministério de louvor de sua igreja - aulas de canto e aperfeiçoamento técnico e musical irão ajudar muito, é melhor trabalhar a dinâmica musical que fazer o que estão pretendendo.
tente colocar abafadores na bateria (geralmente o baterista é o problema, pois é um dos instrumentos que o operador não tem controle, se o baterista for daqueles de mão pesada.... pior ainda.)
só por curiosidade, como irão se livrar dos cabos dos mics??

espero ter ajudado

Abs

Ojeda
 
#8
informa aí quantos músicos e quantos vocais para os entendidos analisar

Uma alternativa é vc usar o power play da behringer HA4700 para os vocais, nele tem quatro saidas de fone individual e no main vc coloca o sinal da mesa com todos os instrumentos, ja para os musicos da pra usar os 4 aux da mesa.

se informei errado que me corrijam...
 
#10
Estou implementando retornos auriculares na Igreja em que estou frequentando, eu costumo fazer um mix de retorno de por fone de ouvido e retorno convencional, nunca consegui fazer funcionar fone para cantores, ministro de louvor então fica impraticável, porque não deixa o retorno por monitor mesmo para estes!!

tente colocar no fone os músicos principalmente os que "sujam" mais o P.A., porém, como já disse que não tem sub tem que ver se realmente só o P.A. fica melhor que os amplificadores dos instrumentos.

Quanto o músico querer ouvir o ambiente não é desculpa fones abertos como o Koss porta permitem ouvir perfeitamente oque está rolando no palco, inclusive a bateria que se estiver atendendo a necessidade de pressão da sua Igreja não deve ir para os fones, alias mande para os fones somente oque for essencial para o músico executar seu instrumento!