• This site uses cookies. By continuing to use this site, you are agreeing to our use of cookies. Learn More.

Monitoração por fones com fio (ajuda)

Pessoal,

Boa tarde a todos! Vou apresentar a situação.

Lá na igreja, temos dois pares de monitores de palco (no total 4 caixas - 2 ativas e duas passivas).

Estamos pensando em utilizar monitoração por fones. Em geral, são 10 pessoas que ocupam o palco no momento do louvor (entre músicos, back vocals etc). Temos multicabo para fazer as extensões até chegar nas pessoas. Porém, alguns problemas:

1 - Todos vão ficar com o cabo pra lá e pra cá. O pior caso é o líder do louvor. Perderá um pouco da movimentação....
2 - Vamos ter que comprar um set de microfones para a bateria apenas para sair na monitoração, uma vez que não temos sub na igreja também.
3 - Como ligar aquele amplificador de fones da Phonic de oito saídas de fone? Na mesa, hoje cada par de monitores ocupa um auxiliar. tem o aux 3 e aux 4 livres.

Enfim, gostaria de ter dicas de vocês para resolver de uma forma boa o problema de retorno.

O que puderem contribuir eu agradeço. Justo agora que vamos nos livrar dos fios dos microfones, Vamos acabar enchendo de fiação o palco novamente! Pois sistemas in-ear são caríssimos.

Abraços a todos,

Mateus

gabriel_equalize

Moderator
Moderador
Deixa eu ver se entendi... Você quer fazer mixagem de 10 fones com uma mesa de 4 auxiliares?
Fazer bem feito não dá.

Quanto ao ministro de louvor, precisa ser fone sem fio.

Olá Mateus.

trocar monitores de chão por fones de ouvido pode ser uma boa alternativa (pode ser), tem de se levar em consideração alguns fatores:
há auxiliares suficientes para todos?? (pelo que percebí sua mesa tem 4 aux, sendo o 3 e 4 post fader - provavelmente uma behringer xennyx)
músicos e fones geralmente não se dão, pois gostam de ouvir o "ambiente".
não há necessidades de comprar um kit de microfones para bateria somente para colocar no fone, se vc usar o porta pró por exemplo, ele pode saturar (dependendo do nivel que vc colocar no fone e do que irá colocar, se for o bumbo... = problema )
pela pouca quantidade de aux que vc dispõe, irá dar problema no ministério, questão de gosto mesmo, haverá aqueles que dirão´: " o violão está muito alto no meu ouvido" e outros "não está bom" e assim sucessivamente.
com a grana que vcs irão investir, pode se resolver de outras formas:
invista no ministério de louvor de sua igreja - aulas de canto e aperfeiçoamento técnico e musical irão ajudar muito, é melhor trabalhar a dinâmica musical que fazer o que estão pretendendo.
tente colocar abafadores na bateria (geralmente o baterista é o problema, pois é um dos instrumentos que o operador não tem controle, se o baterista for daqueles de mão pesada.... pior ainda.)
só por curiosidade, como irão se livrar dos cabos dos mics??

espero ter ajudado

Abs

Ojeda

informa aí quantos músicos e quantos vocais para os entendidos analisar

Uma alternativa é vc usar o power play da behringer HA4700 para os vocais, nele tem quatro saidas de fone individual e no main vc coloca o sinal da mesa com todos os instrumentos, ja para os musicos da pra usar os 4 aux da mesa.

se informei errado que me corrijam...

Estou implementando retornos auriculares na Igreja em que estou frequentando, eu costumo fazer um mix de retorno de por fone de ouvido e retorno convencional, nunca consegui fazer funcionar fone para cantores, ministro de louvor então fica impraticável, porque não deixa o retorno por monitor mesmo para estes!!

tente colocar no fone os músicos principalmente os que "sujam" mais o P.A., porém, como já disse que não tem sub tem que ver se realmente só o P.A. fica melhor que os amplificadores dos instrumentos.

Quanto o músico querer ouvir o ambiente não é desculpa fones abertos como o Koss porta permitem ouvir perfeitamente oque está rolando no palco, inclusive a bateria que se estiver atendendo a necessidade de pressão da sua Igreja não deve ir para os fones, alias mande para os fones somente oque for essencial para o músico executar seu instrumento!