MONITORAÇÃO VIA FONE DIRETO DA X32

felipe.taus

New Member
Pessoal boa tarde!  ;)

Estamos iniciando a troca dos monitores de chão para fone de ouvido, compramos 7 fones AKG e estamos querendo ligar sem o powerplay inicialmente para reduzir os custos, futuramente iremos implementar o PowerPlay.

Pergunta: Podemos mesmo enviar direto da saída aux da x32 para os fones? Se puder enviar direto para os fones mandamos em stereo ou mono? :huh:

Se caso já houver algum tópico desculpem, mas tentei achar de todas as formas!

Abraços!
 
felipe.taus disse:
Pessoal boa tarde!  ;)

Estamos iniciando a troca dos monitores de chão para fone de ouvido, compramos 7 fones AKG e estamos querendo ligar sem o powerplay inicialmente para reduzir os custos, futuramente iremos implementar o PowerPlay.

Pergunta: Podemos mesmo enviar direto da saída aux da x32 para os fones? Se puder enviar direto para os fones mandamos em stereo ou mono? :huh:

Se caso já houver algum tópico desculpem, mas tentei achar de todas as formas!

Abraços!

Felipe,

Se não me engano não tem como. O sinal que sai da mesa precisa ser amplificado. seja por um powerplay, seja por um powerclick....
 
Na Yamaha 01V ate que da, porém tem que aumentar e muito o gano virtual do eq, não sei se na x32 o processo seja o mesmo, vou ver com um amigo meu se isso é possível.
 
Felipe, poder enviar direto você pode fazer.

Já vi muitos operadores fazendo isso com consoles da Yamaha e também com a X32.
Quando o ganho não é suficiente eles sobem o ganho no compressor do BUS do fone.
Eu não recomendo trabalhar no limite do equipamento, mas nunca vi ninguém reclamar de dano na saída da canal utilizado.

Quanto a saída ser stereo ou mono.
A saída do Bus da X32 é balanceada - conector XLR. Não se trata de um canal stereo e sim mono. Você vai receber o sinal mono em seu fone de ouvido, o que não é problema algum, pois mesmo se você colocar um powerplay o canal ainda vai continuar a ser mono.
 
Então,

Fizemos a ligação direto da saída da x32 para o fone, funcionou, porém nitidamente perdeu sinal no caminho (multicabo a uma distancia de aproximadamente 30 metros, tivemos que compensar com o ganho do canal e aumentar no limite o volume do aux, na questão de aumentar o ganho por compressor no BUS do fone ainda não tentei, mas acho que vai perder qualidade no fone.

Vamos manter provisoriamente dessa forma até a igreja adquirir o powerplay, mas provisoriamente vai suprir, antes assim do que as cinco caixas de monitor no chão reverberando pra mais de quatro quarteirões da igreja rsrsrsrs!

Obrigado a todos!
 
MAS NÃO CORRE O RISCO DE DANIFICAR O FONE POR QUESTÕES DE CASAMENTO DE IMPEDÂNCIA?

Pretendo fazer algo parecido, ligar um fone SHURE SE215, na saída Aux da mesa YAMAHA MG166cx. Mas estou com medo de danificar o fone, que é caro viu rss.

Eu usava assim, um KOSS the plug paralelo, um lado dele não funciona mais, não sei porque
 
você corre o rico de queimar a saida da mesa, se passar o limite da impedância da saída aux.

ex : fone koss porta pro = 60Ω
multicabo santo angelo Bitola mm²: 0,20mm² = 0,54Ω por metro.

faça o calculo da distância e veja se ultrapassa a impedância.
esse calculo varia de cada fone, veja o que você vai utilizar.

mas eu não aconselho ligar direto. utilize sempre o power play ou power click.

com isso você vai aumentar a vida útil da mesa.

um abraço.http://www.rapidtables.com/electric/ohm.htm




 
Porquê queimaria o c canal usando fones se a impedância deles é maior que a de caixas de retorno, e por consequência a corrente no canal tb será menor?
Prova disso é que o sinal precisa ser amplificado para os fones. Acho que só apresentaria problemas para o canal se a impedância fosse menor que 8 ohms.
 
Porquê queimaria o c canal usando fones se a impedância deles é maior que a de caixas de retorno, e por consequência a corrente no canal tb será menor?
Prova disso é que o sinal precisa ser amplificado para os fones. Acho que só apresentaria problemas para o canal se a impedância fosse menor que 8 ohms.

Não entendi a comparação.
Falou de uma maneira como se a caixa retorno/transdutores estivesse ligado direto na saída aux.
a caixa de retorno é ativa ou passiva. de qualquer maneira o sinal passa por um amp.
o sinal sai do aux em nivel line e entra no amp da caixa já dimensionado para impedancia do falante.
 
Porquê queimaria o c canal usando fones se a impedância deles é maior que a de caixas de retorno, e por consequência a corrente no canal tb será menor?
Prova disso é que o sinal precisa ser amplificado para os fones. Acho que só apresentaria problemas para o canal se a impedância fosse menor que 8 ohms.

pois é ,

eu estou me referindo a ligação de fone direto na saída auxiliar, sem um amplificador de fones, por exemplo, sem um powerplay, ligando direto no multicabo.

a impedância de saída (PRE), ( LINE ), (AUX), (MAN), como a de qualquer mesa, tem uma impedância, ela sai pre-amplificada e passa pelo amplificador ou vai direto para uma caixa ativa.

já a impedância dos amplificadores variam, a maioria tem a máxima de 8Ω e minima de 2Ω.

um exemplo :

a mesa soundcraft selenium sx3204

Saída(nível de sinal nominal mic-50dBu para OdBu -Line OdBu)
Impedância de Saída -
Todas as saídas line 120 ohm Equilibradas
Inserir impedância de envio - 120 ohms Desequilibrado
Fones de Ouvido - +22dBu/600 ohm

abraços.
 
A maioria das mesas vem com o nível medida em dBu, isso varia para cada equipamento ou se é digital ou analógico.

Num sistema, um processador de PA possui referência em +20dBu, já a mesa digital se referencia em +30dBu, e o amplificador digital em +22dBu.

Onde devo trabalhar na minha mesa para se ter uma margem de segurança de 10dBs?

A resposta seria -20dBFS. Pois em toda a cadeia, existe uma diferença de 10dBs entre a mesa e o equipamento com menor valor (neste caso o processador de PA), ou seja, 10dBs de headroom + 10dBs da diferença entre a mesa e o processador. Se quiser trabalhar no console em -18dBFS não existe problema também, mas lembre-se que neste exemplo citado o headroom do sistema cai para 8dBs.
 
O que acontece com a saída de um amplificador que trabalha no mínimo em 4 ohm se fizermos uma associação que resulte um 2 ohm?
Usei esta mesma lógica para o uso da saída aux. da mesa.

@Sandro_Alves ;

Sim, mas qual seria a impedância da caixa? Seria maior que a do fone?

Tanto na sua observação quanto na do @lincoln soledade, acho que só vai ter problema para o aux se ele trabalhar com uma corrente ACIMA da especificada, e para isto ocorrer é preciso ter uma impedância MENOR que a especificada, o que não é o caso com o uso de fones. Neste caso, quando se usa impedâncias maiores, o que irá ocorrer será uma diminuição do volume, no fone, como é o relatado.
 
Então ,

Se você ligar um amplificador que a impedância minima é 4Ω e fazer ele cair para 2Ω, ele irá queimar a saída, ocorre a mesma coisa com a saída auxiliar.

para entender melhor segue exemplo abaixo, para ligação em falantes:

ligação em paralelo.

assoc20.gif


ligação em serie :

Sua impedância equivalente é a soma das impedâncias de cada falante:
Req= R1+ R2= 4 + 4 = 8 Ohms

dependendo de quantos falantes você vai ligar, pode ser feito a ligação serie paralelo, para o casamento das impedância.
lembrando que não pode passar a potencia total do amplificador.

abraços....
 
@AltVan13
a impedancia da caixa não importa. pois é o amp da caixa que vai esta ligado no aux. não é falante da cx que ta ligado direto na aux.
a saida aux (nivel line) vai na entrada do amp.
por isso achei estranho vc comparar caixa de retorno x fone direto na aux.
 
Sim, o que eu estou querendo dizer é o seguinte, talvez você não está entendendo.
Se você ligar um fone direto na saída aux da mesa, vai funcionar sem problema algum, mas a nossa discussão é se você ligar o fone em um multicabo de 30mt, depois ainda ter mais 10mt de cabo ate chegar ao fone, sem passar por um powerplay por exemplo. Isso Nao pode,pelos os motivos discutido a cima.
 
Ok senhores, deixa eu fazer meu dever de casa direito!

Impedância de saida da X32:
- XLR = 75 ohms;
- TRS = 150 ohms / 300 ohms.

Impedâncias dos fones:
- Porta Pro = 60 ohms;
- K414p = 32 ohms.

Com base nisto tenho que dizer duas coisas:
1ª - Como a impedância dos fones é menor que a das saídas pode sim causar algum dano. Não acho que vá ocorrer mas pode haver mal funcionamento intermitente nos fones;
2ª - Desculpem-me amigos do SAV, por sair falando sem analisar devidamente o que está em discussão ( uma hora eu aprendo @Sandro_Alves e @lincoln soledade ).
 
Olá amigos, boa noite.
Não sei se ainda tem serventia minha resposta mas vamos lá.
Possuo uma X32 a quatro anos e por todo esse período eu uso os fones direto dela, sem powerplay ou powerclick e com algumas bandas chego a usar 10 ou 12 vias de fones.
Aciono o compressor de cada bus e adiciono ganho as saídas, não vou ao limite desse ganho pois não a necessidade.
Tanto faz com multicabo ou sem, nunca tive nenhum problema, funcionamento perfeito.
Quando estou usando o multicabo, sinto sim uma leve perda de sinal mas pode ser compensada novamente com o ganho do compressor.
Mas vamos lá, é óbvio q quando possível, o auxílio de um powerplay é bem vindo, o sistema fica mais seguro e livre de distorção causada por excesso de ganho na saída pra empurrar o sinal.
Bom senso eu acho que é o melhor caminho.
De qualquer forma, fica o testemunho, uso fones direto nas saídas AUX ou BUS da X32 e da LS9 também.
Forte abraço.
 
Back
Topo