MONTAGEM DE UM SISTEMA DE FONES DE OUVIDOS PARA RETORNO

G

Guest

Guest
Bom pessoal quero montar um sistema de monitoramento por fones de ouvido e preciso de algumas dicas antes de começar a comprar os equipamentos então por favor me ajudem ...eis o meu plano de trabalho :

Primeiro : OS MEMBROS

02 bateristas (reversando entre um culto e outro)
01 Violonista
01 guitarrista
01 tecladista
03 vocais (2 masc. e 1 fem) que as vezes fazem BV
03 Back ( 1 mas e 2 fem)

Segundo :
Qual dos dois equipamentos comprar POWER PLAY HA 4700 ou um ALTO HPA6 ?

Terceiro :
Como seria a ligação desses equipamentos para a mesa de som ?

Quarto :

Quais os tipos de fone de ouvido para cada caso ? estava pensando comprar somente o prota plug da koss para todos ? é uma boa idéia ?

Quinto :

precisaria usar algum retorno para esse pessoal ? ou somente para o pregador ?

desculpem o jornal ...aguardo suas dicas ...
 
Segundo :
Qual dos dois equipamentos comprar POWER PLAY HA 4700 ou um ALTO HPA6 ?

tenho um HPA6 e nao tenho o que reclamar so nao posso comparar com o HA4700 pos nunca usei.

Terceiro :
Como seria a ligação desses equipamentos para a mesa de som ?

se vc tiver aux disponiveis é so ligar nas entradas aux in de cada canal, caso nao tenha vc terar que tirar o sinal dos instrumentos do direct mixando com a banda e deixar os aux para as vocais e backs. a bateria eu tiro o som do subgrupo para nao gastar um aux.



Quarto :

Quais os tipos de fone de ouvido para cada caso ? estava pensando comprar somente o prota plug da koss para todos ? é uma boa idéia ?

tenho tres fones, um porta pro, um akg K414p e um the plug. o porta pro é sem comentarios o K414p é bom achei bem mais defenidos nas medias e altas em relação ao porta pro mais dexa muito a desejar nos graves, ou seja nem pense usar ele bara baixo, bateria ou teclado mais para voz fica muito bom, agora o the plug... me decepcionou tem muito fone barato que da pau nele, achei o som dele muito ruim.

eu ficaria com o porta pro, bem mais resistente, sera bem mais facil o manuseio pelos musicos etc...
 
Mario Fogo Santo disse:
Segundo :
Qual dos dois equipamentos comprar POWER PLAY HA 4700 ou um ALTO HPA6 ?

Mano.. Behringer e Alto é a mesma coisa, no que se diz em qualidade... Tudo é chinês, tudo tem a mesma qualidade. Falo isso sem medo.. já trabalhei com esses 2 equipamentos.

Mario Fogo Santo disse:
Terceiro :
Como seria a ligação desses equipamentos para a mesa de som ?
Você pode ligar de trocentas formas diferentes... Depende muito da mesa que você tem, dos recursos disponíveis... Fale qual seu equipamento, que podemos te ajudar.

Mario Fogo Santo disse:
Quarto :

Quais os tipos de fone de ouvido para cada caso ? estava pensando comprar somente o prota plug da koss para todos ? é uma boa idéia ?

Porta Pro - qualidade excepcional, preço um pouco maior, em média de 170 reais...

The Plug - qualidade boa, apenas boa, bem barato, em média de 75 reais...

Se a grana tá curta mesmo, coloque The Plug para os cantores e Porta Pro para instrumentistas =)

Mario Fogo Santo disse:
precisaria usar algum retorno para esse pessoal ? ou somente para o pregador ?
Opção sua. Se todos os músicos tiverem seu próprio fone, na minha opinião, não é necessário usar amplificadores de instrumento ou retornos de chão... Agora, analise se você tem qualidade suficiente de PAs para segurar a onda sozinhos.... Jogar um contra-baixo nos PAs, por exemplo, excluindo o amplificador, não é uma tarefa muito simples...

E isso já envolve a compra de Direct Boxes e etc... custo maior.


Mas o pregador, sem dúvida. Deixe seu retorno de chão do jeito que está... A não ser que esteja disposto à comprar um fone sem fio para ele $$$$$$$$$
 
Muita coisa ja foi dita aqui sobre retorno por fones. Estou para implementar um sistema desse em minha igreja, mas fazendo algumas pesquisas optei por algo um pouco diferente.

Minha ideia é a seguinte: Vou usar apenas uma via de monitor da mesa para fazer uma mixagem bem balanceada, como se fosse um cd, e mandar isso pelo multicabo para onde ficam os musicos, que no meu caso não é no palco/pulpito. La vai estar uma banheira com todas as conexoes p10 para saida de fones, 6 no total.

Cada musico vai ter o seu proprio amplificador de fones individual (http://www.pwseletronica.com.br/pws-power-phone-PH-2000.htm) que vai receber no canal 2 a mixagem vinda da mesa e no canal 1 o sinal do proprio instrumento do musico, vinda da DI (http://www.pwseletronica.com.br/pws-direct-box-ativo-ADB-330.htm). Assim o musico pode escolher se quer aumentar o volume do seu instrumento ou da banda, sem interferir na mixagem da mesa para o PA. A opção pelos amplificadores de fone individuais se deve ao fato que o musico poder mexer a vontade no seu proprio som sem ter que ir ate o amplificador de rack.

Testei varios modelos de fone e fugindo dos mais conhecidos optei por dois fones muito bons e baratos pelo que oferecem: Audio Technica ATH-CK31 (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-75731410-_JM) e Creative Ep 630 (os modelos que estao no Mercado Livre parecem ser falsificados e aqui o preço é um pouco mais salgado (http://www.lojadoipod.com.br/product_info.php?fidelidade_check_header=&currency=BRL&products_id=831)

Para o baterista vai um Porta Pro ou um AKG K66 que ja temos, por serem semi abertos, assim nao precisa de muita bateria na mixagem. O baterista ouve seu proprio instrumento pelo vazamento para o fone.

Cada musico vai comprar seu proprio amplificador de fone e seu fone. Assim eles vão cuidar melhor e poderão levar pra casa pra estudar o instrumento sem precisar de cubo e sem incomodar ninguem.

O backing vocals e o cantor/pregador continuam com os retornos de chao normalmente.

Preço de cada ampli de fone: R$ 90,00
Preço do fone Creative: R$ 119,00
Preço do fone Audio Technica: R$ 89,00

Os cabos, conectores e banheira sao por conta da igreja. As DI ja temos.

[]´s
Andre
 
bustillos,

Também farei uma distribuição assim na minha igreja. Só que optei pelo amplificador MegaClick, pois o fabricante me entregou em mãos e fez um ótimo preço ( 5 unidades por R$ 350,00). Gostei muito desse amplificador, pois me atende na minha necessidade, inclusive o modelo que eu adquiri já vem com um circuito de compressão interna (só que com ajustes fixos) e possui enntradas e saídas estéreo e mono.

Quanto aos fones, preferimos os que não entram nos ouvidos (esqueci o nome correto), por uma questão de higiene, pois nossos músicos não são fixos e não podemos exigir que cada um compre um para si.

Quanto a ligação dos instrumentos, a ligação destes para o amplificador não passará por DI, será direto. A via que irá ao mixer é que passará por DI.

Abraços,

Eduardo.
 
Essa idéia é sim muito válida: Fazer uma mixagem padrão e somá-la ao Direct Out do canal...

Mas esclareça isso para os músicos antes de fazer essa aquisição, pois pode não agradar alguns...

Percebo no meu dia-a-dia, que cada músico tem uma necessidade especial (no que se trata aos instrumentos vizinhos). Por exemplo, eu, como contra-baixista, não gosto de ouvir vocais, guitarras ou violões... Toco apenas ouvindo bateria, teclado e meu próprio baixo.

Um dos guitarristas não gosta das percussões e metais...

Então é muito difícil fazer uma mixagem que realmente agrade a todos.. Mas se esses probleminhas (puramente de gosto pessoal) não aconteçam em sua igreja, vai fundo, vai ficar ótimo!
 
Back
Topo