Montagem de uma medusa (fotos)

Eaew pessoal, tudo bem?

Bem, hoje vim aqui para tentar mostrar um pouco, de como é uma montagem de uma medusa de 6 vias.

Chega de blábláblá e vamos as fotos

Primeiro o material usado na montagem:

- Uma medusa de 6 vias SparFlex;
- 7 metros de multicabo espaguetado SparFlex;
- 3 conectores fêmea painel Neutrik;
- 3 conectores fêmea painel Santo Ângelo;
- 6 conectores macho linha Santo Ângelo;
- 60 cm de espaguete termo retrátil preta;
- 60 cm de espaguete termo retrátil transparente;
- Abraçaderias de nylon;
- e anilhas de numeração.


1bdff59cd0479f04e1c805f083642d65.jpg



Ferramentas:

- Uma estação de solda com ferro de 50 watts;
- Alguns metros de solda best;
- Um alicate de corte;
- Um alicate rebitador e rebites;
- Uma chave Philips ou chave de estrela.


cc926be7e0262e0fcb8748184950a404.jpg




Comecei arebitando os conectores na medusa [ ou banheira, como preferir],

b527eaadc1bd4f136f0ff70af6f3081a.jpg


Pergunta: Á Gabriel, mais porque você usou 3 XLR Painel Fêmea da Neutrik e 3 da Santo Ângelo?

Resposta: Como eu já tinha os 3 XLR da Neutrik, resolvir comprar os da Santo Ângelo, principalmente pelo preço. Já que os Neutriks custaram R$ 22,50, chutando o preço, já que não me lembro direito, isso por que foi comprado já algum tempo. E os Santo Ângelo custam praticamente a metade do preço e não perde nada em qualidade.

seguindo...

Todos os conectores presos na medusa:

ca0b1e73681053b796062738429c97d9.jpg



Agora o multicabo, já preso na medusa e descascado:

e32274365c0e439dc452c67257c19b79.jpg



3 conectores já com os cabos soldados:

6ce805b46c4034c3004fa09a55e0d562.jpg



Minha mesa de trabalho [feia pra caramba, mais não tinha outra],

1fddbaba40603e0fdf3ac5d9008b3926.jpg



Todo o processo de solda da banheira pronta:

97e296b6a05ebe99cf666e5eaaa6d214.jpg

15a018b78c4854b0f3d3dea22b6fd88c.jpg


Close na solda:

8deda9eb922cfb68759b35997fb4caab.jpg


Agora a ponta que vai na mesa, multicabo descascado e com anilha de numeração:

cabb0af55ce62d09100bfc2ebab85520.jpg


Nessa foto, estava colocando o espaguete termo retrátil transparente nas vias:

596df81afc6fb108a88320c7ada81f04.jpg


Esse é o meu pequeno torno, que comprei a um tempo atrás por R$ 15,00. Isso rodando em tudo quanto era loja de ferragens e ferramentas. E esse era o último. rss

234f985bd316e1af61cdd7b3c74983ff.jpg


Com essa pequena "coisinha", consigo montar vários cabos rapidamente, sem queimar os meus dedos e dos outros que seguravam para mim.

f46f2bc6fb0a22c48f252955eb85b7bc.jpg

7d7be4c5519d22c695fe30e99d7eba14.jpg


Depois de todos os conectores soldados:

c8687d90524ccd10d38d77e3d8e0ef97.jpg



Começando a esquentar o espaguete:

c5081a094ca7846cb716be0d34d75d7a.jpg



Close no cabo depois de esquentar os espaguetes:

6bdff28a8f36c6b0c26577eee64b3835.jpg



E finalmente a medusa prontinha: =D

1757872cf708964f1238e88998fb51dd.jpg
 
Olá Gabriel, bacana seu trabalho, mas tenho alguns questionamentos:

gabriel_lima disse:
Comecei arebitando os conectores na medusa [ ou banheira, como preferir],
Por que usar rebites ? Sei que os conectores neutrik e santo angelo sao de otima qualidade e não vão dar probelmas por um longo tempo, mas quando vc precisar mudar nao vai dar um trabalhao tira-los dai ? Por que não usou parafusos ?

gabriel_lima disse:
Todos os conectores presos na medusa:
Pelo que pude observar os conectores sao de encaixe, ou seja, vão por baixo da tampa da medusa e se encaixam perfeitamente nela, sem deixar o conector em relevo, por que nao optou pelo encaixe ou pelo conectores em relevo ? Vide os tipos abaixo:

Encaixe, igual ao seu
encaixe.jpg


Relevo, para uso encima da tampa como vc fez na sua medusa
relevo.jpg


Segue na proxima resposta...
 
gabriel_lima disse:
Todo o processo de solda da banheira pronta:
Uma sugestão para medusas com maior numero de conectores é isolar com fita isolante cada pino dos conectores, é trabalhoso, mas segurança nunca é demais!!

Gostei muito da ideia do espaguete termo retratil na ponta onde ficam os coenctores para mesa !! Ficou bem limpo !!!

Finalmente, parabens pelo seu trabalho e pela iniciativa de ter postado o processo para o pessoal do forum ver, creio que ajudara muito a todos aqui! Estou revisando o multicabo do grupo, usamos o mesmo multicabo a 15 anos e nunca deu defeito, 19 vias, balanceado, totalmente santo angelo de ponta a ponta, estamos mundando agora todos os conectores por que só agora estao apresentando falhas devido ao tempo, mas com cuidado e um bom manuseio, acredito que o teremos por mais 15 anos em media!! Abraço!!!
 
R. Leal disse:
Cara, tu é profissa? :D

Muito bem montado, serviço de profissional.

PARABÉNS!

Que isso, assim fico com vergonha. :oops: hehehe
___________________________________________________________________________________________

gabriel_equalize disse:
Inveja... Quando eu crescer, quero aprender a fazer solda.
Quanto saiu tudo? To precisando de um desses pra equalize.


Ô xará, beleza?
Então as peças foram compradas em lojas diferentes. Vou somar aqui depois posto aqui. Beleza?
Caso precise, montar alguns cabos, mande um sinal de fumaça ai, que eu te ensino é fácil, fácil.
___________________________________________________________________________________________

RodrigoHenriq disse:
Quero uma de 10 , pra usar no meu particular , e também pra microfonar bateria com meu grupo na igreja.

Rodrigo, eu fiz essa para meu uso próprio, ora usando como medusa principal, ora usando como sub-snake.

__________________________________________________________________________________________

Paulinho disse:
Por que usar rebites ? Sei que os conectores neutrik e santo angelo sao de otima qualidade e não vão dar probelmas por um longo tempo, mas quando vc precisar mudar nao vai dar um trabalhao tira-los dai ? Por que não usou parafusos ?

Paulinho, sobre a questão do uso de rebites é porque já tive uma grande dor de cabeça, trocando uns conectores de uma medusa de 10 vias, que todos os conectores estavam com parafuso e duas porcas. E foi muiiiito chato para tira, pois o meu alicate não encaixava no espaço entre os conectores.

E para tirar os rebites é mais fácil que parafuso, uma furadeira com uma broca fina, você tira o rebite rapidinho.
__________________________________________________________________________________________

Paulinho disse:
Pelo que pude observar os conectores sao de encaixe, ou seja, vão por baixo da tampa da medusa e se encaixam perfeitamente nela, sem deixar o conector em relevo, por que nao optou pelo encaixe ou pelo conectores em relevo ? Vide os tipos abaixo:

Agora quase todos os fabricantes, estão fazendo os conectores painel de encaixe. Agora sobre a questão de não colocar por baixo o conector, é uma questão de gosto mesmo, entende. Acho mais bonito. Tenho uma medusa de 20 vias aqui, que os conectores são de encaixe e eles estão por baixo, e acho meio feio. hehe
 
mariomalta disse:
Com o que vc esquentou o espaguete termo retrátil transparente? Isqueiro?

Mario, esqueci desse detalhe. Bem eu usei o secador de cabelo da minha mãe, ela até ficou olhando torto para mim quando peguei o secador dela. hehehe
Mais o melhor mesmo é soprador termico ou soprador serigrafico, que é mesma coisa. Usei o secador pois não conhecia ninguém que tinha um soprador, depois postei no meu twitter [@gabrielnet_ ], um amigo meu disse que tinha um. :?
_________________________________________________________________________

Paulinho disse:
Uma sugestão para medusas com maior numero de conectores é isolar com fita isolante cada pino dos conectores, é trabalhoso, mas segurança nunca é demais!!

Paulinho já vi gente usando espaguete em cada pino do conector, da mais trabalho, mais fica um serviço joinha.

Paulinho disse:
Gostei muito da ideia do espaguete termo retratil na ponta onde ficam os coenctores para mesa !! Ficou bem limpo !!!

Coloquei esse espaguete para a anilha não ficar andando pelo cabo.
 
mariomalta disse:
gabriel_lima escreveu:
meu twitter [@gabrinel_ ]


Te procurei aqui e não encontrei...
Me segue daí eu te sigo, rs. (ficou parecendo profeta isso...rs)

@mariomalta


Ops, é estou tentando responder as dúvidas de todo mundo, e digitando tão rápido que nem vi que errei endereço do meu twitter. Mais já corrigi.


UP: Já estou te seguindo.
 
Graande Gabriel !!!

Ficou show essa medusa, serviço limpo, bem feito. Meus parabéns ! Em breve terei que montar algumas dessas e o seu trabalho me servirá de guia.

Falando em medusa, tem essa daqui também, do meu amigo Wellington_ADCN:

eacdc272256168b2f5c79db35008e0cc.jpg

bbe3d4b1d297afd8fd8c2f7ea4d0786d.jpg


Então ... Tem como você nos contar onde e por quanto saiu cada material ?

Desde já agradeço.

off. esse tópico poderia ser fixo, pois esse é um serviço que, cedo ou tarde, todos nós faremos.
 
Ola

Sendo esse o "tópico da medusa", gostaria de mostrar meu trabalho tambem.

Eu prefiro os conectores de embutir, acho muito mais bonito, mas tenho uma medusa de 6 vias com o outro tipo.

Para identificar uso os aneis, numeros e termo retratil que a Torau vende. Uso um isqueiro pra fundir o termo retratil. Ja tentei com secador de cabelo, mas o calor nao é suficiente e ele solta depois.

O multicabo com os identificadores é Santo Angelo, com conectores DH Eletronics. O multicabo de 28 vias é PennElcom Smart Cable, com conectores Amphenol. Ainda nao coloquei a identificação nele, apenas os aneis, que pode ser vistos na foto onde ele esta conectado na mesa.

Tenho ainda um multicabo de 12 vias para bateria, sem banheira, mas nao tirei fotos ainda.

Medusa de 6 vias com conectores externos de painel.

medusa6vias.jpg




Medusa de 28 vias com conectores de embutir, de painel.

medusaexterna28vias.jpg



Montagem interna

medusainterna28vias.jpg



Conectores na mesa, ainda sem identificação e termo retratil

mesamedusa.jpg



Outro multicabo com conectores DH Eletronics, já com anel e numeração.

medusaanelidentificao.jpg



[]´s
Bustillos
 
Graças a Deus o multicabo da igreja é todo Santo Ângelo!
na banheira, todos os conectores fêmea são P10 TRS. E na outra ponta, 8 plugs XLR e 4 P10 TRS. Acho essa história de tudo P10 na banheira errado pois se um músico de outra igreja chega e liga seu instrumento em qualquer canal, pode ligar em uma entrada de microfone e queimar o canal. Como não temos operador de som, fica difícil explicar.
 
Cara, parabéns pelo trabalho no multicabo, mas principalmente por compatilhar esse trabalho, tenho certeza que isso incentivar e encorajar a turma a fazer os seus também ...
 
Back
Topo