Montando iluminação DMX Led para evangelismo Jovem

deneripr

Well-Known Member
Olá pessoal,

Estou a algum tempo pesquisando em tudo quanto é lugar sobre DMX como funciona,existe muito pouco material disponivel na net...tenho duvidas, muitas duvidas...

Vamos lá, estive pensando em comprar uns dois ou três refletores PAR Leds, para usar a principio em nossos evangelismos nas escolas, e depois compraria um ou dois moving heads de Led (mais baratos, pequenos) para usar em eventos internos (JOVENS) e controla-los todos por DMX...

Pensei nos LEDs por: serem menores, serem mais economicos (dependendo do local um refletor somente poderia desativar o disjuntor), e por terem mais recursos (cores, STrobos, e variação de intensidade)

Mais vamos pelo começo de TUDO:

Como funciona o sistema DMX?

Depois, O que seria melhor utilizar para o controle, uma mesa pequena ou uma interface para PC + notebook?

interface Mercado Livre

depois, como faria a ligação entre os aparelhos? levando em conta 3 PARes LED + 3 Moving Heads LED
 
Em Janeiro vai rolar um curso de iluminação DMX aqui em Brasília.
Organização Gabriel Equalize e Marcelo I9.
Em breve as informações.
 
Dener, enviei para o seu e-mail, alguns documentos que tenho sobre DMX512, não deu para pesquisar mais, pois tenho que ir para a Igreja agora.
 
fala dener,

DMX é muito fácil de trabalhar, só é meio complicado de entender no inicio..

leia este pdf neste link, que acredito que ja vai te ajudar muito... e daí postes suas duvidas.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.prfleds.com.br/pdf/enderecamento.pdf">http://www.prfleds.com.br/pdf/enderecamento.pdf</a><!-- m -->

não perca tempo lendo materiais gigantes sobre DMX, pois algumas coisas vao só te complicar a mente.
tem os leds que são digitais, mas é só selecionar o canal pelo visor..
seu su fosse você eu compraria uma mesinha mesmo, assim não precisa de um micro ou note para isso.. e na mesa voce salva as cenas bem tranquilo.

abraço.
 
Obrigado pelo material Gabriel, vou lê-lo bem atentamente...

Na opnião de vocês seria melhor mesmo o uso de uma mesa DMX se comparado a uma interface como a que eu postei?

Me digam uma coisa, o sinal DMX sai da Mesa e vai para um aparelho e desse aparelho eu ligo em outro e assim vai? resumindo na mesa só terá uma saída DMX e dela vou ligando os aparelhos em série? pergunto pois pelo que vi na interface ela tem uma saída somente...
 
Pelo o pouco que eu sei de DMX , você liga o out da mesa DMX , e vai pro 1° aparelho , do 1° sai do out dele para o 2° , e assim sucessivamente , o ultimo vem pro in do rack dimmer se não me engano , e do out do rack paro o in da mesa dmx ... as tomadas de força , tem que ser ligadas em um rack dimmer ,

agora eu não confio em interfaces tão baratas com relação ao custo da mesa , e mesmo que deê certo , e fique bom ... vai precisar de um super computador .,.. ou um muito bom pelomenos.
 
Vou tentar dar uma explicação rápida do básico do DMX. Não tenho experiência nenhuma operando luzes, então não posso dizer nada sobre a operação dos controladores ou mesmo a "mixagem" (o máximo que já fiz foi ler o manual de um controlador). Mas nesse ano eu acabei aprendendo bastante sobre a parte mais técnica da coisa, já que eu fiz uma interface DMX como projeto da faculdade (não dava pra processar áudio com PIC, tive que me contentar...).

DMX512 é um protocolo de comunicação serial. Ele transmite repetidamente até 512 bytes de dados. Cada um representa um canal, e esse conjunto de canais é chamado de Universo DMX. Pelo esquema de ligação (explicado a seguir), todos os aparelhos receptores recebem as informações de todos os canais. Por isso, cada um é configurado para usar determinados canais. Normalmente (sempre, na verdade), configura-se o primeiro canal que o aparelho irá usar. Por exemplo, um dimmer de 8 canais usa 8 canais DMX. Se o configurarmos com o canal 9, ele irá usar os canais de 9 a 18.

Eletricamente, o DMX usa o padrão RS-485 (informações para nerds...). É isso que define o fato do DMX ser um protocolo balanceado, precisar de 3 condutores, resistor de terminação, define a distância máxima, etc. Define também o modo de ligação dos vários dispositivos, conhecido como daisy chain, onde todos os aparelhos estão ligados um ao outro, em paralelo. Liga-se um cabo desde o controlador até o IN do primeiro aparelho, e do OUT desse aparelho até o IN do próximo, e assim por diante, até o limite de 32 receptores. O OUT do último aparelho deve receber uma terminação (pelo menos em teoria). Os conectores IN e OUT dos equipamentos DMX estão todos em paralelo (e não em série como pode parecer). Por isso também há a limitação de até 32 dispositivos conectados. Para vencer essa limitação, existem os splitters, que dividem e retransmitem o sinal.

A terminação consiste em um simples resistor de 120 ohms entre os pinos 2 e 3 do conector XLR. Embora seja bastante simples e barato soldar um resistor em um conector XLR, a grande maioria das pessoas não o usa, sem acontecer problema nenhum. No entanto, quanto maior a distância, maior é o risco da falta de terminação causar falhas no sinal, então é sempre bom se lembrar disso.

O padrão DMX especifica que devem ser usados conectores XLR de 5 pinos, para não confundir com os cabos de áudio, mas apenas 3 pinos são usados. Ligar um controlador DMX em uma mesa de som, por exemplo, é garantia de queimar o pré. A grande maioria das pessoas usa cabos comuns de áudio e conectores de 3 pinos (muitos aparelhos já vêm com XLR de três pinos). Os cabos de áudio não têm a impedância correta, mas para "pequenas" distâncias (o DMX foi projetado para mais de 1km), não há perdas.

Os canhões de LED costumam usar vários canais (4, às vezes 5), e um controlador mais barato geralmente terá poucos canais, enquanto as interfaces de computador geralmente suportam os 512.
Dois poréns quando se escolhe um controlador:

  • - Interface com buffer X sem buffer: as interfaces mais simples apenas convertem os níveis de tensão para os níveis do RS584, mas exigem que o computador faça toda a temporização para gerar a transmissão. Logo, qualquer travada do computador pode gerar um problema. Interfaces com buffer armazenam os dados e geram a transmissão sozinhas. Se o computador travar, continuarão transmitindo o sinal sem problemas.
    - Isolamento galvânico: os mesmos problemas de loop de terra que vemos no som também existem no DMX. Também há o risco de algum aparelho com defeito jogar uma tensão alta sobre o cabo. Se a interface não tiver isolamento elétrico entre o DMX e o computador, algum desses problemas pode estragar o computador. Se for usado um splitter ótico antes de qualquer receptor, não há problema, mas aí o custo aumenta bastante. Criar isolamento galvânico em uma interface aumenta bastante o custo e o tamanho da interface.
    [/list:u]

    Bom, espero que tenha sido útil. Seria bom o pessoal que sabe, comentar sobre erros e coisas que faltaram. Quem sabe podemos até criar um artigo sobre isso, já que realmente eu também não achei muita coisa em português sobre o DMX. Tentei não falar muito sobre a parte de eletrônica/computação, mas não sei se consegui...
 
Muito obrigado Rafael, boa abordagem....

Descomplicou muito os meus pensamentos...

Seria interessante mesmo alguém que tenha um conhecimento profundo aqui no fórum fazer um artigo sobre isso, já que é muito pouco difundida...

Quanto a minha idéia de usar PARes LED para iluminação e posteriormente Moving Heads LED para dar uns efeitos bacanas, o que acha?

Sobre a interface que citei o legal é que ela tem o software que permite eu vizualizar como ficaria a iluminação antes de montar o equipamento... o que permite vários pré-testes sem o incomodo de montar e desmontar os aparelhos...

Ah... quem tiver empresa de SOM E LUZ e quiser expandir os negócios para MT estou disponivel a conversações para sociedades! :D (desde que tenha empresa aberta com emissão de nota e tudo mais)
 
Sobre iluminação em igrejas olha só o que eu encontrei:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.backstage.com.br/newsite/ed_ant/materias/147/Iluminacao_Igrejas.pdf">http://www.backstage.com.br/newsite/ed_ ... grejas.pdf</a><!-- m -->
 
Dener,

também iriamos comprar o cabo + software (a maioria dos softwares são free) para usar em um notebook, só que o problema é que é mais um equipamento em cima do palco, além dos problemas que podem dar no software e acabar não funcionando de um dia para o outro (motivo: pau no windows, virus ou qualquer coisa semelhante).

depois de montada as cenas na mesa DMX, você coloca no automático e tchau, no máximo você faz uma mudança ou outra na mão se quiser. Nas mesas ainda existe botões chamados de chases, onde nestes botões você programa várias cenas, exemplo: cena 01 + a cena 05 + cena 11 + cena 12. quando você muda para o automático e bota a rodar um chase, ele executa todas estas cenas, no tempo que você selecionar no fader da mesa.

O sinal sai do OUT da mesa e vai para o IN do primeiro equipamento, depois do OUT do primeiro equipamento vai para o IN do segundo equipamento e assim sucessivamente... só no final do ultimo equipamento DMX, é indicado colocar um conector com um resistor de 120 ohms entre os pinos 2 e 3 do conector XLR (Como já foi descrito pelo rafaellerm)
 
montamos um sistema com: 4 canhões de LED e um superstrobo..

mas quando precisamos de mais iluminação, nós fazemos locação.. já controlei alem dos canhões led e do strobo, 2 moving head 250, e 2 lasers via DMX..

mas é muito facil de lidar... no inicio tambem tinha bastantes duvidas.. mas depois da primeira mexida fica moleza...
 
Acho melhor usar par led 64 (so não espere um foco muito angulado),nos movings voce usa solo 250 ou i moven 250,mesa pode ser quaquer uma DMX 512 (cuidado com os modelos de 192) ja que são todas iguais por dentro,os par leds pode ser ligados em mesa chaveada,mas nao é obrigatorio.

Treliça pode ser a Q25 mesmo.

Se tiver sem acentos as frases me desculpe,escrever pelo celular é fria.
 
alinsongs disse:
montamos um sistema com: 4 canhões de LED e um superstrobo..

Quanto ficou esse equipamento?que marca são? onde comprou?


Strobo para igreja fica legal? não consigo ver muita aplicação para ele...

Acho muito legal os Moving Heads, dão um efeito visual muito legal principalmente pelas possibilidade de usa-los como uma especie de canhão seguidor (não sei expressar direito) para realçar elementos distintos da banda por exemplo...Mesmo aqueles de LED com menor Potencia...
 
V. do FLY PA disse:
os par leds pode ser ligados em mesa chaveada,mas nao é obrigatorio.

Se tem controle por DMX, podendo apagar o canhão, não tem motivo pra não ligar direto na tomada.

Quanto à "mesa chaveada", acho que entendi o que queres dizer, se for algo desse tipo, não faz mal, mas for for algum tipo de dimmer, vai dar problema.
 
dener,

esqueci de te falar, tenho uma pequena empresa de sonorização... por isso o strobo...

os canhões são par 64 de LED, são da marca shamsonic e custam 75$ no paraguay.

os moving são show mesmo cara, quando locamos os moving, da até alegria de controlar. rsrsrsr


abraço
 
Galera, cuidado ao comprar lampadas par 64 LED, foi lançada a pouco tempo as mesmas com leds de 3watts, aqueles grandes, que trabalham em RGBW ou seja tem a luz branca, fica muito próximo as par 64 comuns, comprei duas pra testar, na época custavam $500,00 hoje já estão por volta de $350,00. O futuro é LED!!!
 
Isso par led so compensa se for de potência maior,sobre o controle por PC so mesmo se for pra visualizar o palco.

Quanto aos Movings ñ compensa entrar em qualquer marca,e a mesa tem que ser chaveada,pois segura correntes altas de energia,mesa dimmer é besteira comprar,mesma coisa que diminuir a tensão para um computador.
 
Marcelo, os PAR LED com RBG não geram branco? teoriamente deveriam...

Os PAR LED 64 que vi são com LEDs de 3W, não encontrei nenhum 64 com led inferior a isso...

Você controla tudo com que mesa? além dos PAR o que mais vc usa? o que acha legal para igrejas?


Vitor, não entendi nada do que vc quiz dizer sobre mesas... pois estamos falando de iluminação LED com DMX o que consome pouca corrente, e não utiliza Dimmer... talvez uma chaveada para ter um ponto de alimentação unico com certo controle do que estaria ligado...

Sobre o sistema cia PC, já não penso nisso, tive uns travamentos com o MEGADMX somente na hora de desenvolver a estrutura do palco, imagine só quando fosse para controlar os aparelhos efetivamente!
 
Back
Topo