Montando iluminação DMX Led para evangelismo Jovem

Dener,

Os par 64 RGB geram luz branca, porém é necessário ativar o vermelho + verde + azul para sair o branco...

os par 64 RGBW já tem o LED branco, ou seja, é independente.. você faz o vermelho, o verde o azul e se quiser o branco, todos separados.
 
Pelo que eu sei Led RBGW gera azul,verde,vermelho na mesma lampada,criando combinações nela mesma,ja sistema RGB contem lampadas vermelhas,verdes e azuis separadas tendo que criar combinações em 3 faders da mesa,geralmente tem 5 canais 3 de cor,1 strobo 1 dimmer.

A função da mesa chaveada é que nem disjuntor,desarma quando tem um curto ou quando passa corrente demais sobre ele (protegendo de sobretensao).

Quanto ao DMX pelo PC,prefiro ñ usar assim.
 
os par 64 RGBW já tem o LED branco, ou seja, é independente.. você faz o vermelho, o verde o azul e se quiser o branco, todos separados (na mesma lampada).

Todas as empresas que já vi fazendo iluminação com LED, não usam mesa chaveada.

Os nossos canhões possuem 4 canais, que são os 3 das cores e um que é dimer e no máximo vira strobo.
 
Vitor, o RGBW tem a cor branca, branca mesmo, os rgbs comuns o branco fica com o tom azulado ou avermelhado (acho que se escreve assim)ie são bem fraquinhos, daí o cuidado ao comprar as par 64 com os leds pequenos, não é que não prestam, mais os novos rgbw são infinitamente superiores, fora os efeitos, como strobo, mudança de cores e etc, os movings ficam até meio sem graça :? vou montar 4 varas com 6 par cada, depois posto as imagens :wink:
PS: e o mini curso de iluminação? quem se habilita? os que não poderem pagar me passem uma mp,
Abração.
 
Chaveadora manual (acho que é isso a que se refere com "mesa chaveada") nada mais é do que uma extensão com uma chave para cada tomada. Não há diferença para ligar direto na tomada. A corrente suportada pela chaveadora geralmente é grande, o fator limitante são os cabos usados para a alimentação. Não há uma vantagem real de ligar os PAR LED ou movings em uma chaveadora, mas não há problema.

Dimmer é um dispositivo usado para controlar a potência em lâmpadas PAR ou outras incandecentes - ou seja, carga resistiva. Alguns são controlados por sinal analógico (0-10V), alguns por DMX, alguns são controlados diretamente (por isso são chamados por alguns de "mesa dimmer"). Alguns até suportam cargas reativas (como os canhões de LED, movings a basicamente qualquer coisa que não seja uma lâmpada incandecente), mas não são todos. NÂO SE PODE LIGAR CANHÕES DE LED, MOVINGS OU QUALQUER COISA COM FONTE EM UM DIMMER. Vai estragar o aparelho ligado no dimmer e bem provavelmente, o dimmer.
 
Pessoal, já marcamos o primeiro evento do ano em que deverá ser utilizado iluminação e se não tivermos comprado nada, teremos que alugar como fizemos no mês de Dezembro/2010...

pagamos 300 reais por uns 6 canhões (não sei se era do tamanho do 64, mais usavam lâmpadar Halogenas tipo palito de 500W cada uma..., uma máquina de fumaça, e no controle uma chaveadora de 12 canais, (tudo bem antigo, melhor dizendo velho mesmo, principalmente a máquina de fumaça)...

O cara que alugou em dezembro agora quer 400 reais pelo aluguel... não vou pagar isso, porém preciso de alguma coisa com esse valor... ou pelo menos um pouco a mais... pensei em comprar uns 4 canhões PAR 38, mais como vi nos próprios anuncios dizendo que são usados para iluminação de Jardim também fiquei meio receioso...

Os PAR 64 sei que são muito bons, porém fica caro pelo que vi nos sites por ai... 60 reais o canhão+ 70-80 da Lâmpada, ainda tenho que comprar os fios e soquetes+ a chaveadora...

Alguém tem alguma sugestão?
 
fala galera, vamos lá

agente deve passar qualquer cabo de luz longe do cabo de som, portanto, voce pode passar o dmx pelo multicabo mas tem chance de ouvir um chiado quando levantar os canais da mesa de luz.

a mesa de luz dmx tem in e out e voce pode ligar in e out ao mesmo tempo, por exemplo.
se passou todo o cabo na estrutura e chegou com uma femea na mesa, ou um macho, ligue tranquilamente no conector correspondente.

voce pode controlar refletores convencionais e inteligentes na mesma linha, ou mesmo cabo de sinal dmx, que pode ser até um de microfone mesmo xlr provisório.

porem cabos proximo de 100 metros, considerando todos os jumps que voce fez entre os aparelhos começam a perder sinal, assim como qualquer outra coisa em som, então agente usa um aparelho chamado spliter.

posso ter uma linha com 40 leds par 64.
na outra saida do spliter eu ligo uns 48 par 64 convencional
na outra eu ligo 8 moving 575

se eu fosse ligar tudo na sequencia os aparelhos não iriam responder corretamente.

pra começar voce pode usar aquela mesa dmx operator II.
ela tem in e out
e voce pode usar os dois ao mesmo tempo

ela opera qualquer equipamento DMX, racks, leds, laser, etc..

um outro exemplo.
se voce tem um led 4 canais, um moving 16 canais, um strobo 3 canais, uma fumaça 2 canais ficará assim DMX
1 - LEDS TODOS JUNTOS
5 - MOVING TODOS JUNTOS
21 - STROBO
24 - FUMACA

agora vem a complicação da dmx operator II
ela reuni aparelhos em grupos de 16 canais
ou seja, voce perde muito dmx com aprelhos com poucos canais,
veja a mesma ligação
1 - LEDS TODOS JUNTOS
17 - MOVING TODOS JUNTOS
33 - STROBO
49 - FUMACA

ou seja, usamos 16 canais num led de 4 e por ai vai.

pra resolver isso, voce deve comprar a pilot 2000
 
Re: Montando iluminação DMX Led para evaga, elismo Jovem

Ola guga ! muito obrigado por responder.

gugasom disse:
... agente deve passar qualquer cabo de luz longe do cabo de som, portanto, voce pode passar o dmx pelo multicabo mas tem chance de ouvir um chiado quando levantar os canais da mesa de luz.

... entao guga, achei que seria possivel depois que li isto na internet : "No padrão analógico, 0-10VDC, cada canal é comandado por um fio, então, 24 canais dimmer, significa ter 24 fios ligados ao rack e mais 1 de referencia ou aterramento, tornando o cabeamento complexo e caro, fora os problemas com loops de terra e ruídos gerados. Por outro lado, um unico cabo DMX-512 pode trafegar 512 canais, e com a comunicação digital, ruidos não são reconhecidos pelos aparelhos e dispositivos." ... entao, minha ideia eh eu mesmo controlar a mesa DMX, da "FOH ", pois, soh sera usada para dar um toque especial alternando cores, dependendo da musica, conforme esta foto durante a gravacao de nosso DVD :

Heranca.jpg


gugasom disse:
... a mesa de luz dmx tem in e out e voce pode ligar in e out ao mesmo tempo, por exemplo.
... minha ideia eh ter 5 par led 64 ligados em serie, li que isso eh possivel colocando um conector com um certo "JUMP"no final do circuito ... o que vc acha ??? ( eu nao entendo nada de iluminacao, sou curioso rsrsrs )

gugasom disse:
... pra começar voce pode usar aquela mesa dmx operator II.
... estou pensando em uma simples mesmo, deste mesmo molde.

... ah, a distancia total nao vai chegar aos 50 metros ...qual tipo de cabo vc recomenda/usa ??? li que os de mic podem ser usados, mas, nao sao recomendados, eh verdade ???

sds,
 
oi, mesmo sem o resistor no final da rede dmx ele funciona legal, ok

só 5 led não vai ter problema

é recomendado mas nao uso em nenhuma instalação, ok

cara, eu só uso cabo de mic, comprei uns cabos dmx, porem os mesmos que uso pra mic, com neutrik e tudo, eu uso pra o dmx. tranquilo, ate esqueço que tenho cabo dmx, entao pode usar tranquilo.

saíra um cabo de sinal da sua mesa ate o primeiro LED, depois voce vai jumpeando.

quando ao endereçamento, se colocar todos no dmx 1, serão todos controlados dependentes.
porem se colocar 1, 5, 9, etc ficarão independentes.

com a mesa dmx operator II
caso queira alterar efeitos do 1, com o aparelho 1 selecionado, ligados dependentes, voce vai alterar os efeitos dos 5 LEDS ao mesmo tempo

independente é interessante, e voce só terá que selecionar os aparelhos quando quiser colocar por exemplo strobo em todos.
 
... guga, tah mamaozinho com acucar isso de DMX rsrsrs
... bom , agora eh comprar o que eh necessario e por maos a obra ... quando tiver tudo funcionando posto aqui as minhas consideracoes :)

... obrigado mais uma vez.

[ ]'s
 
no caso da dmx operator II

se quiser aparelhos separados devera colocar os seguintes endereços em cada led
1
17
33
49
etc
sempre somando 16 mesmo que seu led tenha apenas 4 canais
ficara perdido 12 canais no caso.

pode tambem colocar endereço conforme a quantidade dmx
porem veja só,
a dmx operator II tem 8 canais dmx na pagina 1 e mais 8 canais dmx na pagina dois pra cada aparelho ou grupo de aparelhos.
então, considerando led de 4 canais
se endereçar 1 no led 1, 5 no led 2, 9 no led 3 veja como vai ficar a operação:
os leds 1 e 2 serão controlados na pagina 1 do grupo de aparelhos 1
e o led 3 será controlado na pagina 2.

vamos supor que tenha uma mesa com 24 canais dmx em linha, sem precisar mudar pagina
voce pode controlar um rack dimmer dmx 12 canais dos refletores convencionais(par 64, mini brute, set light etc) sobrando 12 canais dmx para leds e outras inteligentes, a partir do 13

se for comprar, compre com endereçamento digital
tem endereçamento do tipo chave DIP que sempre agente precisa consultar o manual.

e sobre a terminação que voce falou, eu não uso, e mesmo em show de grande porte,

porem ela é recomendada por todos os fabricantes pra evitar interferencias e erros.

ou seja, voce quer que aconteça uma coisa e acontece outra.

utilizamos um xlr neutrik e uma resistencia 120ohms 1/4wentre o pino 2(-) e o pino 3 que é o do meio (+) no ultimo par led da sua linha.

valeu
 
amarildo santana disse:
... uma duvida : posso levar o sinal DMX por um dos canais do multicabo de audio ???
As considerações sobre usar o multicabo para DMX são as mesmas de passar por um cabo de microfone comum. Esse tipo de cabo (de som), apesar de não ser recomendado, costuma funcionar sem problemas. Acontece que o protocolo DMX usa sinalização RS485, que é previsto para funcionar com cabos de até 1200m (somando todos os cabos). Como normalmente se usa muito menos do que isso, essas "barbeiragens" não costumam causar muitos problemas.

gugasom disse:
agente deve passar qualquer cabo de luz longe do cabo de som, portanto, voce pode passar o dmx pelo multicabo mas tem chance de ouvir um chiado quando levantar os canais da mesa de luz.
Apesar da voltagem de um sinal DMX ser maior do que a do som, isto não deve ser o suficiente para causar ruídos, especialmente em um sistema balanceado. Os ruídos muitas vezes causados pela iluminação são na verdade culpa do dimmer, e não do sinal DMX. Quando se diz que a "lux" deve ser passada longe do som, o que se quer dizer é que cabos de energia devem ser mantidos longe.

a mesa de luz dmx tem in e out e voce pode ligar in e out ao mesmo tempo, por exemplo.
se passou todo o cabo na estrutura e chegou com uma femea na mesa, ou um macho, ligue tranquilamente no conector correspondente.

voce pode controlar refletores convencionais e inteligentes na mesma linha, ou mesmo cabo de sinal dmx, que pode ser até um de microfone mesmo xlr provisório.
porem cabos proximo de 100 metros, considerando todos os jumps que voce fez entre os aparelhos começam a perder sinal, assim como qualquer outra coisa em som, então agente usa um aparelho chamado spliter.

posso ter uma linha com 40 leds par 64.
na outra saida do spliter eu ligo uns 48 par 64 convencional
na outra eu ligo 8 moving 575

se eu fosse ligar tudo na sequencia os aparelhos não iriam responder corretamente.
Neste caso, provavelmente os problemas não são causados pelo comprimento do cabo, e sim pela quantidade de aparelhos. O DMX suporta até 32 equipamentos em cada linha. Caso seja necessário mais do que isso, usa-se o splitter, e então são 32 equipamentos no linha que chega até o splitter (que conta como um), e mais 32 em cada saída dele.
 
Back
Topo