Montando Som do Ministério

DOUGLAS MARINHO

New Member
Olá pessoal, sou novo por aqui, mas to gostando muito do fórum.
Em pouco tempo já aprendi muita coisa sobre som em igrejas e etc.
Indo direto ao assunto: Faço parte do ministério de musica da minha igreja e estamos arrecadando dinheiro para comprarmos um som (mesa e caixas) para podermos ensaiar e também para eventos que não possam ser realizados dentro da igreja (como um louvor por exemplo em que a igreja ja esteja sendo utilizada)... e gostaria de opiniões e dicas de qual mesa e de quais caixas comprar, (ativa, passiva, marca, modelo) essas coisas...

também gostaria de saber como faço (e o que comprar) para utilizar retornos de fone de ouvido (cada musico com seu retorno individual com controle do volume do seu instrumento e volume do "geral")

MEU MINISTÉRIO É FORMADO POR: 1 BATERISTA, 2 GUITARRISTAS, 1 BAIXISTA, 1 NO VIOLAO, 1 TECLADISTA, 5 VOCAIS.

pretendo gastar numa média de 5 a 7 mil reais no geral...
ou ate um pouco mais porem, exigiria um tempo maior pra arrecadaçao do dinheiro...

não entendo quase nada de som, entendo mais de som automotivo e to aprendendo muita coisa por aqui... desde ja agradeço a atençao de voces.

Deus abençoe vocês
 
Bem vindo Douglas !

Os colegas irão te indicar melhor do que eu sobre quais mesas e caixas comprar dentro da sua faixa de preço mas eu recomendo caixas ativas. Para você que está iniciando essas caixas serão um problema a menos para se preocupar na hora da montagem.

Em relação ao monitoramento individual (retorno de fone de ouvido), os músicos já usam ou usaram monitoração por ouvido ? Tem bastante coisa a respeito no fórum e você verá que a normalmente a briga é muito grande para fazer os músicos aceitarem esse tipo de monitor. Mas de qualquer maneira eu recomendo o uso de PowerClik. Usei em minha igreja por um tempo e gostei bastante do resultado, infelizmente a opinião dos músicos foi diferente.

Grande abraço !
 
Amigo infelizmente apesar de alto o valor é insuficiente para tudo que você deseja, somente nas caixas você gastaria pelo menos 3k, isso falando de caixas medianas.
Uma mesa para mixar 7 nipes não é qualquer mesa, você teria de agrupar instrumentos afins ou comprar uma mesa com a quantidade de AUX necessário para fazer uma MIX para cada um deles.

Para mixar a si próprio e ter o geral ainda é possível usar um monitor de fones pessoal ou um de rack que tenha entrada AUX, porém você terá alguns problemas com isso.
Ex: Você agrupa as cordas (guit e violão) no geral deles tem que ter os 3 para que eles se ouçam, ao entrar com seu próprio instrumento no fone dele e passa a dobrar o instrumento, ouvi-lo duas vezes, isso as vezes gera cancelamento ou deixa o som bem estranho.




Como sugestão compre as coisas por partes, escolha uma boa mesa, compre bons microfones, faça o retorno de fones e depois compre as caixas.
Ou dependendo da realidade de vocês inverta as coisas e compre de acordo com a urgência, para comprar tudo de vez vai ser complicado.
 
Verdade, eu sei que o investimento pra isso é muito alto, e eu realmente estava pensando em ir comprando aos poucos, queria comprar primeiro a mesa e as caixas, depois o sistema de retorno.

Lendo alguns topicos daqui do forum, vi que falavam muito desse monitor de fones pessoal.

mas não sei se entendi bem o funcionamento dele... seria mais ou menos assim?:

EX: o tecladista teria seu proprio monitor e ligaria o teclado direto numa entrada e dele sairia pra mesa e tb pro fone de ouvido o som do teclado.
do auxiliar da mesa (geral) sairia para o monitor o som de todos os instrumentos, inclusive o do teclado... o q resultaria em duplicidade...

é isso???

_________________________________________________________________________________________________________________


quanto aos músicos, eles já utilizaram sim retorno por fone em alguns louvores que a gente tocou, e todos aprovaram.

Quanto a mesa eu tava pensando em comprar uma Yamaha mg166c usb ou se valer a pena uma mg206c usb

o que vcs acham? é uma boa mesa? tem melhores na mesma faixa de preço?

quanto as caixas, acredito que 2 caixas ativas + 2 passivas seriam o ideal pra mim, ou pelo menos 2 ativas que pudessem ser colocadas duas passivas depois... mas não entendo como é o casamento da caixa passiva com a ativa... é igual a som automotivo? só leva em consideraçao a impedância? e a potencia do amplificador?

a impedancia eu sei que leva em consideraçao sim, mas e a potencia? ela num ja vem preparada pra suportar apenas a caixa ativa? como aumentar mais uma caixa passiva sem sobrecarregar a potencia?

muitas duvidas kkkkkkkkkkkkkkkkk
 
Boa tarde, amigo. Vou tentar ajudar no que sei.

Sobre as caixas, as ativas no geral possuem saída para caixa "escrava", que seria a caixa passiva. Muitas trabalham assim. Um exemplo de qualidade aceitável são as JBL/ Selenium da linha SPM 1203, 1503, que possuem versão 1203a (ativa) e pode ser acoplada a 1203 (passiva). Assim trabalham em 4 Ohms, e não em 8 Ohms quando sozinha, geralmente ligadas por cabos speakon. As rcf art também possuem ativa/passiva, mas as passivas não são importadas para o Brasil, já perguntei na CBorges.
 
Boa tarde Douglas Marinho.

Sobre os retornos de fone de ouvido, estou introduzindo na igreja que faço parte o Power Click. Ainda tem algumas resistências, mas ao utilizarem, sentem logo a diferença. A adptação é gradativa, e em termos de custo benefício é uma boa escolha. Acesse o sítio da Power Click e leia os manuais, tem boas opções para back, ministro e intrumentistas, o sonoplasta deverá também estudar o sistema, mas no final você verá que é uma das melhores escolhas para retorno em fone. Abraços!
 
Sem sombra de dúvidas, o monitoramento dos músicos por retorno é o melhor pra ser usado em igrejas. Uso na igreja a pouco mais de dois anos.

Tente fazer com que os músicos comprem seus próprios fones, pois assim eles cuidarão dos aparelhos. Quando a igreja compra, geralmente não valorizam e em pouco tempo o investimento torna-se prejuízo.

Com relação a caixas, compre caixas boas mesmo que isso faça você atrasar um pouco o projeto de aquisição do sistema. Pelo que falou acima o ministério participa ou participará de muitos eventos, então a tendência é cada vez precisar um sistema de som que atenda as necessidades. Então invista no melhor.
 
O ideal claro é ter um AUX para cada músico.
Não tendo EU prefiro mixar todos na mesa sem utilizar de um AUX de entrada pessoal, por conta do som duplicado em vias diferentes.
Mas se a galera não reclamar desta duplicidade, está tudo certo!
 
Entendi... no caso antes de comprar era melhor eu levar o pessoal pra testar essa duplicidade né, pq nao adianta comprar pra eles nao utilizarem...

quanto as caixas... andei pesquisando e gostaria de saber se essas caixas aqui são boas:

http://www.ninjasom.com.br/caixa-ativa-attack-vrf1550a-500w-11337.aspx/p

e quanto ao baixo e bumbo da bateria??? precisaria de um sub???? ou essas caixas ai resolvem?

caso precise achei um sub tambem... só nao sei se presta... gostaria da opiniao de vocês...

http://www.ninjasom.com.br/caixa-subwoofer-ativa-psw212-staner-6539.aspx/p

quanto ao retorno por fone. achei esse equipamento aqui:

http://www.ninjasom.com.br/amplificador-de-fone-power-phone-ph2000-pws-9857.aspx/p

e ai? sao equipamentos bons? indicariam outros melhor que esses?

e a respeito da mesa? a mg166c-usb atenderia minha necessidade? ou precisaria da mg206c-usb???
 
Eu investiria em caixas melhores, attack são decentes mas não curto.
Eu não pegaria SUB por em quanto e investiria em PA melhor.
Uma RCF310 ou 312 te atenderia muito melhor que esta atack, porém é mias cara.

Quanto ao retorno de fones, nunca usei o PWS, mas tem o powerclick color que é bom e tem mesma faixa de valor, o problema é a cor dele.
 
pTjz disse:
Eu investiria em caixas melhores, attack são decentes mas não curto.
Eu não pegaria SUB por em quanto e investiria em PA melhor.
Uma RCF310 ou 312 te atenderia muito melhor que esta atack, porém é mias cara.

Quanto ao retorno de fones, nunca usei o PWS, mas tem o powerclick color que é bom e tem mesma faixa de valor, o problema é a cor dele.


_______________________________________________________________

e o baixo e o bumbo da bateria? como faz sem o sub???

essas caixas art sao melhores que as attack???

lembrando que a gente sempre ensaia em locais abertos e eu prezo muito pela qualidade
 
RCF espanca a attack, sem mais.

Quanto ao SUB, a caixa atende agora se atende ao seu gosto são outros 500.
Se puder pegar ambos pegue, mas não podendo pegar é mais vantagem ter 1 RCF que 1 attack com SUB.
 
Douglas, sua igreja comporta 1000 pessoas e quer gastar de 5 a 7 mil reais apenas?

Quer igreja grande, as contas também são grandes.... o investimento tem que ser proporcional..... pode mudar totalmente este pensamento pois terá de cobrir/atender todos os irmãos e esse valos é para algo pequeno, muito pequeno eu diria....
 
Amigo, com 1000 pessoas na minha igreja, pediria ao pastor para fazer uma campanha e arrecadar fundos para um som novo: 25 reais de cada irmão, e compraria, no mínimo, uma mesa digital, caixas e sub fbt, ainda sobraria para retorno por fones e mics senheiser... Com 5 a 7 mil só dá pra som de fundo, inda que com qualidade, mas do tipo musica ambiente, sem pressão sonora para um lugar tão grande....
 
Douglas Marinho,

como você mencionou no início "Faço parte do ministério de musica da minha igreja e estamos arrecadando dinheiro para comprarmos um som (mesa e caixas) para podermos ensaiar e também para eventos que não possam ser realizados dentro da igreja (como um louvor por exemplo em que a igreja ja esteja sendo utilizada)... e gostaria de opiniões e dicas de qual mesa e de quais caixas comprar, (ativa, passiva, marca, modelo) essas coisas..."

entendemos que o som é para ensaio e para eventos fora da Igreja. Acreditando que este som não será o PA da igreja que é bem grande, como você mencionou, umas 1000 pessoas.

Caso o som seja realmente para eventos fora, em outros locais, um sistema com um par de caixas da RCF te atenderia bem, juntamente com uma boa mesa, como você mencionou a Yamaha MG te daria qualidade e mobilidade para o fim que você deseja. Este conjunto estaria proximo dos sete mil que você falou.

Agora, se vocês pretendem utilizar o sistema dentro da igreja, já não será suficiente, e uma sistema para atender um local com este porte já não dá para fazer da forma que você quer, seria necessário contratar um técnico, pois vários fatores estão em jogo e para este investimento pode pensar em no minimo uns R$ 30.000,00.

Defina suas reais necessidades, isto com relação a quantidade de pessoas que vão participar dos eventos onde o som será utilizado. Pois de acordo com o volume de pessoas vários fatores vão influenciar, como necessidade ou não de microfonar bateria, quantidade de caixas, sistemas de energia e assim vai.
 
Fabio_Portella disse:
Douglas Marinho,

como você mencionou no início "Faço parte do ministério de musica da minha igreja e estamos arrecadando dinheiro para comprarmos um som (mesa e caixas) para podermos ensaiar e também para eventos que não possam ser realizados dentro da igreja (como um louvor por exemplo em que a igreja ja esteja sendo utilizada)... e gostaria de opiniões e dicas de qual mesa e de quais caixas comprar, (ativa, passiva, marca, modelo) essas coisas..."

entendemos que o som é para ensaio e para eventos fora da Igreja. Acreditando que este som não será o PA da igreja que é bem grande, como você mencionou, umas 1000 pessoas.

Caso o som seja realmente para eventos fora, em outros locais, um sistema com um par de caixas da RCF te atenderia bem, juntamente com uma boa mesa, como você mencionou a Yamaha MG te daria qualidade e mobilidade para o fim que você deseja. Este conjunto estaria proximo dos sete mil que você falou.

Agora, se vocês pretendem utilizar o sistema dentro da igreja, já não será suficiente, e uma sistema para atender um local com este porte já não dá para fazer da forma que você quer, seria necessário contratar um técnico, pois vários fatores estão em jogo e para este investimento pode pensar em no minimo uns R$ 30.000,00.

Defina suas reais necessidades, isto com relação a quantidade de pessoas que vão participar dos eventos onde o som será utilizado. Pois de acordo com o volume de pessoas vários fatores vão influenciar, como necessidade ou não de microfonar bateria, quantidade de caixas, sistemas de energia e assim vai.

__________________________________________________________

exatamente... o som é pra ensaio... e não pra ser o PA da igreja, a Igreja ja possui som... minha necessidade é de um som que me sirva bem nos ensaios e que eu possa utilizar em alguns eventos da juventude daqui, como louvores, que apesar de ser na igreja vão poucas pessoas, e a maioria das vezes a gente faz no salao que é aberto.


bom entao, ja que as RCF são melhores que as ATTACK essa caixa aqui:

http://www.ninjasom.com.br/caixa-ativa-bi-amplificada-15-quot-2-vias-400w-rms-art315-a-mk-iii-rcf-13449.aspx/p

num seria melhor que a rcf312 nao?? ja que nao vou usar o sub agora??
a diferença de preço é muito pequena


e essa caixa da studio R:

http://www.ninjasom.com.br/caixa-ativa-studio-r-sky-700-12186.aspx/p

sempre ouvi falar que os amplificadores dela são TOPS... e quanto as caixas?? sao boas tb???

ta na mesma faixa de preço das RCF
 
Douglas Marinho, as duas caixas que você mencionou são boas, tanto as RCF 315 quanto as Studio R SKY 700, as SKY 700 eu conheço e posso te recomendar. As RCF são bem conhecidas do pessoal aqui do Forum e também te indicaria elas pelas recomendações do pessoal.

No entanto, uma é de madeira (SKY 700) e bem mais pesada que a outra (RCF 315), por uma questão de mobilidade, pois destina-se a transporte constante, ficaria com as RCF. Não estou colocando em pauta os quesitos de potência, pois não sei as especificações da RCF para compara-las com as SKY.
 
Se vai usar Sub, recomendaria a RCF art 710, tá custando 2650, na Cborges ou 2 art310, a 1900 cada + sub. Se vai por SUB depois, ainda acho melhor caixas de 10 ou 12". Se não vai usar sub, ai é bom considerar mesmo as de 15". Quem tem sky 700 fala muito bem, que chega a ser um "mini-sub"...kkkk
 
Olá, Douglas!

Comprei meu som em agosto.Ele é composto da seguinte maneira:
01-MESA DE SOM YAMAHA
MODELO-MG206USB
R$2.560,00

01- MICROFONE DUPLO LEWIT
R$850,00

02-CAIXA ART310MKIII
R$1.950,00 CADA

08-CABO BESPECO TT900FM 9 METROS
R$45,00 CADA

10-CABO TT300FM LIGAÇAO DO SEM FIO
R$25,00 CADA

01-KIT DE SUPORTE ULTIMATE
MODELO-JS-TS50 BAB+2 SUPORTE
R$275,00

05-SUPORTE QUIKLOK
MODELO-A300
R$82,00 CADA.

Somando tudo deu + ou - R$8.600,00.
Ainda não pude montar todo o sistema, mas já testei os Art e o sem fio da Lewitt.
Acredite, o grave da Art vai te impressionar. Testei na igreja, onde o PA é composto por 2 EV ELX 115a e os retornos de 2 O`neal OPB 620. Coloquei a Art em um lado do retorno para poder comparar com a OPB, mandei o baixo pela mesa e microfonei o bumbo da bateria, que não é microfonada, para ter uma noção de como ela se comportaria e... ela engoliu totalmente a O´neal. Ela ficou no chão e o baixista e o baterista ficam no púlpito, aumentei o retorno da art até eles se ouvirem e corri pra ver se estava clipando em algum momento. Nada de clipar. O vocal tb ficou incomparavelmente mais nítido nas Art, as O`neal embolam muito os médios e os agudos tendem a ficar metálicos . Como vc vai utilizar um sub mais tarde, acredito que seria o casamento perfeito, caso sinta necessidade de mais graves. Tb amenizou bastante um problema que tenho que como o vocal não se ouve bem pede volume mais alto, isso limita o volume mínimo que posso utilizar nas EV do PA para que o som ( feio ) dos retornos não atrapalhe. Percebi que com as Art tanto poderia praticar um volume menor nos retornos, quanto o vazamento destes para o PA não é incômodo como o das O`neal. Na verdade não é incômodo de maneira alguma.
Verificando o meu orçamento e tirando o valor do sem fio, dos cabos e dos pedestais para microfone acredito que o valor seria bem próximo do que vc pretende.
 
Back
Topo