Montando som do zero.

Baptista rocha

New Member
Salve salve pessoal do fórum. Estou trabalhando na montagem de um pequeno p.a,inicialmente com a ideia de trabalhar eu um ambiente fechado para 800 pessoas. Mas,a grana é pouca e ja estourei o limite. O que tenho em mãos: 8 falantes QVS 400 rms 800 pmpo. 8 drivers tomahawk 391 ti. 4 subwoofers unigaus 600 rms. Amplificador studio r.x5.Para o sub. Amplificador arcano 3200 rms para os medio agudos. Crossover 2 vias ll audio. Equalizador behringer fbq1502. Pretendo montar 8 caixas tipo line array compostas por 1 fal 8pol e um driver cada. 4 subs 18 . ■ A duvida é. Será que com o que tenho,daría p atender a esse público "800" pessoas ambiente fechado? ■ preciso de uma mesa de som 32 canais. Obs: que custe em torno de 4 mil. ■ a outra dúvida é sobre o modelo line array caseira"fundo de quintal" compensa? Me ajudem aí galera!!!
 
Difícil essa resposta, primeiro porque as caixas vão ser feitas a facão com projetos que não conhecemos, segundo porque as especificações dos AF's estão fora da normal (PMPO) e também por não conhece-los a fundo não podemos comentar rendimento, e por último por não saber que tipo musical você irá atender.

Respondendo a dúvida sobre valer a pena, sinceramente, em minha opinião não.
Para ter bons resultados você teria de seguir um bom projeto seguindo a risca as recomendações... As chances do seu projeto render mais que um projeto de mercado já emplacado, com preço equiparado ao que você investiu no seu, são pequenas.
 
A ideia não é comparar com staner,mackie,attack.... e sim fazer um som de qualidade que possa atender ao público de 800 pessoas. Ha alguns dias ví no rj um p.a composto por esses mesmos falantes. Até achei bacana o som,e segundo o técnico de som. Não deixa a desejar. Pmpo isso ta meio ultrapassado eu concordo. Se alguém conhece e poder ajudar em algo, blza. Mas valeu pelo alerta!
 
Não estou falando de comparar um com o outro, apenas referenciei produtos prontos, que é o ponto de partida... Você não esta "criando" nada, apenas copiando um projeto que é cópia do original, sendo assim, o original é seu ponto de partida.
Quanto aos parâmetros, veja bem, um AF é criado com características e especificações, estas características e especificações seguem normas e a norma BR/MUNDIAL não prevê a especificação em PMPO, por este motivo falei que não da para avaliar o rendimento do AF de forma real.

Quanto ao projeto entenda, um determinado AF precisa obrigatoriamente de algumas características do gabinete, estas são obrigatórias, qualquer coisa que não atenda às características fará com que o AF não renda corretamente e o resultado não seja o ideal.
Se você olhar os fabricantes nacionais, quase todos eles fornecem projetos de caixas, justamente para que seus produtos rendam corretamente.

Sendo assim a ordem natural é:
1 - Escolha do projeto
2 - Escolha do AF que atenda o projeto
Você fez o inverso, escolheu os AF's sem ter o projeto em mão, sendo assim fica mais impossível ainda precisar se o rendimento será bom.

Falando especificamente de LINE ARRAY, é um assunto amplamente esgotado aqui... A construção do mesmo é BASTANTE complexa, sendo assim em muito dos casos não justifica o gasto da construção, sendo mais prático/garantido/fácil comprar um pronto.
Entendendo isso, se for da vontade construir uma caixa trapezoidal vertical é possível chegar a um projeto satisfatório.

Então a dica final é, recorra ao fabricante do seus AF's e peça a ele projetos para que você execute, garanto que o resultado final será melhor que tentar fazer algo de orelhada.
 
Isso mesmo. Não tente simplesmente comprar caixas que caibam seus AFs, procure com a assistência técnica da QVS Áudio projetos para os falantes que vc adquiriu
 
Ok. Ja tenho em mãos o projeto de sub fornecido pela unigaus. Sobre as lines" Entrarei em contato com o fabricante qvs. Valeu pessoal pela ajuda.
 
Back
Topo