Montar Caixa ou Comprar Pronta?

PHBARBOZA

New Member
Olá pessoal. A paz de Cristo!!
Consegui convencer o Pr da Igreja onde congrego de renovar os equipamentos de som. Tipo Upgrade. Vamos vender a parafernalha que tem la e vamos renovar. rsrs e Gostaria da opinião de vcs.

Estou com as seguintes dúvidas...

Comprar duas caixas ativas da leacs IT 1500 (350w rms). Consigo por 2500,00 as duas. ou...

Comprar 2 Woofer 15' PW7 - 300w (250,00 cada) e Driver D220 Ti - 80w (140,00 cada) - Ambos da Selenium. +
Divisor de Frequência (Qual para esta configuração?)
Gabinete Injetado ou Madeira. Ambos mesma média de valor. 250,00 a 300,00.
Acredito que o ruim de montar a caixa será comprar um amplificador de potência adequado!!

Vamos colocar sistema de Fone. O que seria melhor/ Powerplay ou Power Click??

Detalhe: Estamos pretendendo comprar aquela bateria que o pessoal do cifraclub tem usado Michael dtm110 e vamos jogar o som dela nessas caixas novas.

Desde ja agradeço a todos e aguardo ajuda!!!

Deus abençoe todos nós!!
 
Seja bem vindo ao SAV!!

Bom, temos muitos tópicos relacionados as suas perguntas. Vou colocar somente os links. Leia e tire as suas conclusões.

Comprar duas caixas ativas da leacs IT 1500 (350w rms). Consigo por 2500,00 as duas. ou...

<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=5&t=5344&view=next">viewtopic.php?f=5&t=5344&view=next</a><!-- l -->

Vamos colocar sistema de Fone. O que seria melhor/ Powerplay ou Power Click??

<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?p=6958">viewtopic.php?p=6958</a><!-- l -->

Boa sorte!
 
Galera valeu mesmo. Ja entendi o recado. Caixas prontas e de boa qualidade!!

Obrigado Felipe e Pr Wagner.

Que Deus abençoe grandiosamente aos criadores e membros deste site maravilhoso.
 
Felipe Duarte disse:
Seja bem vindo ao SAV!!

Bom, temos muitos tópicos relacionados as suas perguntas. Vou colocar somente os links. Leia e tire as suas conclusões.

Comprar duas caixas ativas da leacs IT 1500 (350w rms). Consigo por 2500,00 as duas. ou...

<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=5&t=5344&view=next">viewtopic.php?f=5&t=5344&view=next</a><!-- l -->

Vamos colocar sistema de Fone. O que seria melhor/ Powerplay ou Power Click??

<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?p=6958">viewtopic.php?p=6958</a><!-- l -->

Boa sorte!

Felipe, só mais uma pergunta.

Durante a minha pesquisa encontrei caixas de marcas como Makie, JBL Selenium, B3, etc. Que apesar de serem muito boas são inferior na potencia com outras marcas como CSR, Leacs, etc.
Ou seja. Uma caixa IT 1500 da Leacs que custa em torno de 1300,00 tem 350w rms. Enquanto que uma caixa ativa da Mackie TH-15A 200w custa o dobro e tem menor potencia.

Nesse caso vale a marca, a potência ou depende de outros fatores???
 
Depende de MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUITOS outros fatores (pra ficar bem claro rsrs).

E outra dica amigo, você so compara potencia se for comprar um chuveiro, caixa de som o que manda é resposta de frequência e SPL.

Existe alguns artigos legais aqui no SAV pra você entender um pouco mais sobre o assunto, não deixa de dar uma olhada.

E principalmente, so compre algo quando tiver certeza absoluta.

Qualquer duvida não deixe de perguntar !

Abraço !
 
mbenedito disse:
Depende de MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUITOS outros fatores (pra ficar bem claro rsrs).

E outra dica amigo, você so compara potencia se for comprar um chuveiro, caixa de som o que manda é resposta de frequência e SPL.

Existe alguns artigos legais aqui no SAV pra você entender um pouco mais sobre o assunto, não deixa de dar uma olhada.

E principalmente, so compre algo quando tiver certeza absoluta.

Qualquer duvida não deixe de perguntar !

Abraço !

Galera me ajudem a tomar a decisão correta. Ja estou quase lá!! Não estou aguentando de tanta ansiedade. Mas quero o melhor pra minha igreja!!!

Qual seria a melhor opção na opinião de vcs!?

2 caixas <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.playtech.com.br/Caixa-Acustica-Ativa-Antera-SC-15-A-USB-27931.aspx/p">http://www.playtech.com.br/Caixa-Acusti ... 931.aspx/p</a><!-- m -->

ou 2 <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.playtech.com.br/Caixa-Acustica-Ativa-Staner-SR-315-A-28116.aspx/p">http://www.playtech.com.br/Caixa-Acusti ... 116.aspx/p</a><!-- m -->

ou 2 <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.lojaskalifa.com.br/caixas-acusticas-caixa-ativa-antera-mackie/449-caixa-acustica-jbl-selenium-spm1503-passiva-caixa-de-som-seleniumspm1503-caixa-jbl-spm1503.html">http://www.lojaskalifa.com.br/caixas-ac ... m1503.html</a><!-- m -->
mais um Amplificador de 800w tipo Wvox 3000

????????????

Se alguém tiver uma opinião diferente dessas com o mesmo custo (mais ou menos), agradeço!!!
 
Temos uma caixa Selenium SPM 1502A, que vem dando um problema há algum tempo. O som some e é preciso desliga-la e esperar um tempo para religar e funcionar. Usamos com uma mesa de som Yamaha e o som é bem baixinho, não tem baixo nem bateria mixada. Tendo em vista este problema, já estamos procurando uma outra caixa para subistitui-la e pretendemos comprar uma StdioR sky600. Até cogitei a compra da Staner mas a garantia é só de 3 meses e não informa qual o fabricante do transdutor e do driver.
 
oseiasgsousa disse:
Temos uma caixa Selenium SPM 1502A, que vem dando um problema há algum tempo. O som some e é preciso desliga-la e esperar um tempo para religar e funcionar.

Tá com cara de superaquecimento. Não me lembro se essa caixa possui um cooler interno com dissipador para auxiliar na refrigeração.

Pelo sim pelo não vale uma abertura da caixa para verificar e fazer uma limpeza, quem sabe (se possuir um pouco de habilidade com componentes) trocar a pasta térmica existente entre os componentes e o dissipador de alumínio.
 
Obrigado Pr. Wagner Pacheco. Realmente a Playtech tem esse ônus! Mas eu ja to ligeiro com essa loja rsrsrs. Vou tentar convencer meu Pr. a fazer essa escolha. Pois esperavamos algo em torno de 3 a 4 mil reais, mas como o Sr. disse, "investimento de decadas". Vale a pena esperar um pouco mais e comprar as da studioR.

Vou cotar preços. A fábrica da StudioR fica próxima da minha localização e pelo que vi no site, da pra comprar direto na fábrica. (mas vou dar um pulinho na "Efigênia" e ouvir o som dela!!)

As da studioR são as mesmas da Nash ou são melhores???
 
Só um adendo, as caixas selenium apresentadas são passivas, ou seja os mil reais terá que ser acrescentado o valor do amplificador.
De antemão eu informo que deveria ir com mais calma, estudar um pouco mais, pois até agora foi falado em comprar tal e tal, mas não foi falado, qual o tamanho da igreja, comprimento, largura e altura. Qual o tipo de musicas utilizadas, como é a estrutura da igreja.
Por que tudo isso? pode ser que voce esteja comprando um canhão para um lugar aonde um 22 resolveria ou ao contrário.
Quer um exemplo? se vamos ver duas medidas, uma igreja com 14 de compr x 10 largura, altura 5 metros e outra com a mesma medida e altura de 3 metros. Bom, normalmente a primeira igreja um cluster central resolveria já a segunda o ideal seria ter o cluster central e mais um delay. Só para ter uma noção de como tem diversas variantes.
 
Passei o final de semana inteiro montando um par de caixas, já tinha quase todos os falantes , comprei divisores, dizer que ficou mais barato...não ficou, mas era um projeto diferente para uso residencial, tweeters e medios de celulose, futuramente tweeters domo de seda ou outros a definir, ficou legal, ficou, mas eu ja tinha quase tudo aqui e se fosse para comprar tudo nao ficaria mais em conta que uma pronta, ainda depois tem que comprar o amplificador.
Dica, se for comprar ativa compra uma de marca boa, não precisa ser a melhor e se for passiva pense no amplificador para elas e no final vai ficar mais caro, essas da staner de 15 eu ouvi e são fortes e tocam bem, a garantia não sei se chega a 1 ano, enfim o pessoal indicou umas marcas que são as melhores e isso também envolve custo que pode ser diluido atravez do tempo.
Outra nao se deixe influenciar por vendedores ou empresas, pesquise mesmo.
 
heriberto disse:
Só um adendo, as caixas selenium apresentadas são passivas, ou seja os mil reais terá que ser acrescentado o valor do amplificador.
De antemão eu informo que deveria ir com mais calma, estudar um pouco mais, pois até agora foi falado em comprar tal e tal, mas não foi falado, qual o tamanho da igreja, comprimento, largura e altura. Qual o tipo de musicas utilizadas, como é a estrutura da igreja.
Por que tudo isso? pode ser que voce esteja comprando um canhão para um lugar aonde um 22 resolveria ou ao contrário.
Quer um exemplo? se vamos ver duas medidas, uma igreja com 14 de compr x 10 largura, altura 5 metros e outra com a mesma medida e altura de 3 metros. Bom, normalmente a primeira igreja um cluster central resolveria já a segunda o ideal seria ter o cluster central e mais um delay. Só para ter uma noção de como tem diversas variantes.

Realmente faltou colocar o ambiente e em que as caixas serão aplicadas.

Vou fazer uma planta da Igreja e depois posto aqui para receber mais orientações.

Valew galera!!

Ja estamos quase lá!!! rsrsrs
 
PHBARBOSA

Na maioria das vezes temos o hábito de generalizar tudo, então, quando pensamos em caixas para igrejas falamos logo tal fabricante é o melhor, é o mais caro e por isso é o melhor. Mas vamos observar que é necessário várias informações, para a partir do conjunto iniciar o projeto.
Exemplo, as dimensões são necessárias para definir se será cluster central, cluster LR, qual o tipo de diretividade as caixas irão necessitar, se necessitará de reforços com delay. Esse é um dos pontos. Outro, o culto como é ordenado? mas palavra ou meio a meio palavra e música, e ainda qual os tipos de ritmos dos hinos, se mpb, samba, pop, rock, Blue, ou mais rico ainda em percussão tipo musica baiana ou funk, e pq tudo isso? para poder definir se apenas caixas tops são suficientes ou se terá que ter reforços de sub's.
Isso é apenas um dos dados, tem muito mais variantes, estamos apenas começando, por isso que eu falei em calma, pois como são compras que em sua maioria são feitas a cada 10 ou 15 anos, tem que ter todos os dados para se ter uma melhor opção.
 
[attachment=0]

A liturgia do culto é típica da Assembléia. Palavra 40%, Louvor 60%.
Utilizamos pouco play-back (temos bons músicos).
Tocamos músicas agitadas na maioria das vezes.


Informações que considero importante!!
A Igreja não possui janelas laterais. Somente a porta da frente e uma janela grande na galeria.
Vamos utilizar fones de ouvido, para diminuir o som no púlpito, pois temos vizinhos colados na parede da igreja.

Nosso ride.
1 bateria eletrônica. (que será adquirida juntamente com os equipamentos novos) provavelmente uma Michael DDM110
1 guitarra (Solo e base) com cubo próprio. (Que talvez jogaremos na mesa, pois queremos tirar o controle de volume do guitarrista)
1 Violão ou guitarra (para base) Com pedal ligado na mesa
1 Contrabaixo (com cubo próprio)
1 mic no púlpito e 2 para acompanhamento, caso necessário.

Então é isso. Se fui omisso em alguma informação me desculpe, é só perguntar.
E que Deus abençoe a todos que tem me ajudado nesta saga...rsrsrs
 

Attachments

  • Igreja.jpg
    14 KB · Visitas: 504
Em principio, vai ser necessário de um sub sim, pois no ride existirá uma bateria eletrônica. Mas eu ainda tentaria o conjunto SKY400 e o sub de 12.
Também tem a sonorização tanto da galeria, quanto da parte em baixo, sonorizar um ambiente desse não é fácil, não é impossível, mas tem que quebrar um bocado a cabeça.
Primeiro o estilo musical é tipico assembleiano, portanto temos jograis, corais da mocidade, corais das Senhoras em sua grande maioria ficam nas laterais da plenária, tem muito corinhos e músicas atuais. Tendência natural a pregações em tom um acima do normal (raras vezes), então aqui caixas que tem as médias e médias altas vai bem, tipo caixas com falantes de 8" ou 10", o sub não é necessário explicar muito, bateria eletrônica sem sub só por milagre ficar bom, acrescente a isso um baixo e um teclado. Na galeria e no piso inferior abaixo da galeria também precisa de reforço nas altas, por isso será necessário caixas delay, mas como a largura é estreita não vai ser necessário tantas caixas.
Falei o que penso, mas aqui tem pessoas que tem mais conhecimentos e práticas com sonorização de ambientes.
 
Bom galera vamos as conclusões!

Baseado em todas as dicas que vcs me ajudaram, concluí que:
-embora as caixas citadas acima sejam tentadoras...- Tive o prazer de visitar meu amigo James em SP que me apresentou as SPM e me agradou muito o som. Ouvi também outras marcas como B3 e Mackie (TOPs), até verifiquei o preço das StudioR se retiradas direto da fábrica, mas me responderam que ja não trabalham mais assim, apenas através de revendedores (muito careiros). Mas infelizmente o orçamento esta apertado e acredito que vou acabar indo de JBL Selenium 12, talvez 15 (pensando em um templo maior). Estou quase tomando essa decisão, baseado no som agradável que ouvi e no preço atraente. Busquei no SAV artigos que tratam destas caixas e a maioria fala muito bem delas (inclusive nosso Irmão Bersan as recomendou em vários tópicos). Outro detalhe é que vamos terminar de pagar estas caixas (6 meses) e depois vamos adquirir a bateria juntamente com o sub. Por enquanto Bateria acústica, Baixo e Guitarra em seus próprios cubos.

Agora as dúvidas mudaram.

Preços das SPM:
1503A - 1830,00..........Diferença de 1348,00 em 2 Cx
1503P - 1156,50

1203A - 1620,00.........Diferença de 1040,00 em 2 Cx
1203P - 1100,00

1202P - 989,00...........Não sei se vale arriscar nestas caixas

Com a diferença posso comprar um Amplificador bom? Ou vou de ativa?

As caixas Selenium Spm 1202 e 1502 são as mesmas da JBL selenium 1203 e 1503 realmente? Alguém tem essa informação com certeza?

Se me disserem que vale a pena pegar as SPM1202 passivas, digo que poderei fazer um esforço e comprar a potência e o Sub já nessa leva.

Gostaria que me desculpassem por ter discorrido o tema e acabar decidindo algo um pouco fora do que foi falado. Mas penso que além de adquirir enorme conhecimento com vcs todos, conseguirei utilizar esse conhecimento em outra oportunidade, ou ajudar alguém que tenha as mesmas dificuldades. Além de aguçar a meu desejo e prazer em cuidar do som da casa do Pai!!

Abraço a todos!! Fiquem na Paz!!
 
Back
Topo