Mostre sua gravação

carlosecg

Administrator
Moderador
Vamos usar esse tópico para mostrar o trabalho. Se possível coloque o que foi utilizado: instrumentos, microfones, periféricos, hardware, software...
 
A maioria do pessoal aqui não trabalha com gravação, apenas som ao vivo. Acho que é por isso que o fórum se chama Som Ao Vivo.

Mas se alguém tiver gravações, vão em frente =)
 
Eu não tenho gravação mas seria interessante ver pelo menos as gravações do LR da mesa que fazemos as vezes, mas puro sem edição, ai vai ser bom que podemos ver como ficaram as nossas mixagem ao vivo.

Um Abraço
 
1Pedro disse:
Eu não tenho gravação mas seria interessante ver pelo menos as gravações do LR da mesa que fazemos as vezes, mas puro sem edição, ai vai ser bom que podemos ver como ficaram as nossas mixagem ao vivo.

Um Abraço

Te adianto uma coisa, nunca sai da mesma forma que ouvimos durante o culto...a nao ser que voce tenha um sistema bem equilibrado, acustica boa e fone de ouvido nos instrumentistas.
 
raphael leal disse:
1Pedro disse:
Eu não tenho gravação mas seria interessante ver pelo menos as gravações do LR da mesa que fazemos as vezes, mas puro sem edição, ai vai ser bom que podemos ver como ficaram as nossas mixagem ao vivo.

Um Abraço

Te adianto uma coisa, nunca sai da mesma forma que ouvimos durante o culto...a nao ser que voce tenha um sistema bem equilibrado, acustica boa e fone de ouvido nos instrumentistas.

Disso eu sei mas seria interesante ver o que estamos fazendo...
 
Bem, então eu vou começar. Para gravação uso minha mesa Alesis Multimix Firewire de 12 canais, em um MacBook rodando o Logic.

Um das minhas primeiras gravações foi essa:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://blogdokadu.wordpress.com/2009/01/04/uma-valsa-e-dois-amores-dilermando-reis/">http://blogdokadu.wordpress.com/2009/01 ... ando-reis/</a><!-- m -->

Estava experimentando hardware, software e os efeitos que existem. Exagerei no reverb :D

Outro dia um amigo me pediu para gravar a missa que um pessoal que ele está treinando iria tocar. Gostei da atitude dele, passando para frente o que ele sabe, mesmo que como ele mesmo diz não seja muito. Essa é a primeira: <!-- m --><a class="postlink" href="http://sites.google.com/site/sitedokadu/missa-do-grupo-de-formacao/1-VamosCelebrarcomJubilo.mp3">http://sites.google.com/site/sitedokadu ... Jubilo.mp3</a><!-- m -->

Não sou bou nem como músico, que já me aventuro a quase dez anos, imagina com gravação que só tenho alguns meses. Essa foi a primeira e por enquanto única apresentação ao vivo que gravei. Pela falta de experiência não percebi que o teclado clipou o tempo inteiro, e os vocais algumas vezes. Mas valeu para o aprendizado.

Gravei multipista, 3 vocais, 2 mics para o coral, violão, teclado, baixo e bateria com 3 microfones: bumbo e dois overs, nem lembro quais foram pois como esse meu amigo disse só queria ouvir a bateria "no fundo" e mostrar para todos do grupo como estavam os vocais. Tem um canal com o microfone desse amigo, que depois pediu para tirar do mix.

Em todos os canais usei efeitos já disponíveis no Logic pelo "Channel Strip", só fiz pequenos ajustes. Os vocais foram para um sub, coral para outro, instrumentos para um terceiro e bateria para um quarto. Cada sub também com alguns efeitos, e o master também. Novamente estou apenas experimentando. Se alguém conhece o programa, aqui são os strips dos canais:

Imagem3.png

Imagem2.png


Então, essa foi a minha primeira gravação ao vivo. O que vocês acharam?
 
Legal, mas o reverb generoso não combinou com o quarto rsrsrs... Ficou legal, olha eu também já lí a respeito da microfonação com 2 mics e estava procurando uma explicação legal pra postar aqui quando achei essa aqui falando o contrário:

O violão usará o mesmo microfone com que o estúdio capta voz, plugado a um canal da mesa, de preferência por cabo balanceado e conector Canon (ou XLR). Dependendo do porte do estúdio, pode ser um microfone dinâmico, como o Shure SM58, ou a condensador, como o AKG C414. Que ninguém se engane: a boca do violão é uma saída de ar e não de som. Quem produz o som, pondo o ar do ambiente para vibrar, como uma membrana, é o tampo do instrumento. Portanto, é o tampo que vamos microfonar, geralmente atrás do cavalete, talvez um pouco para baixo. Cada violão tem um som, afetado pela temperatura, umidade e outros fatores. Então, aproveitamos a folga de tempo que só um estúdio próprio fornece e experimentamos a posição ideal do microfone cada vez que vamos gravar um instrumento. Alguns captam o braço do violão com um segundo microfone, na vã tentativa de realçar o som das cordas. Tudo o que conseguem é cancelar a fase em algumas freqüências, ou, em bom português, deformar o timbre. Repetindo: quem faz o som sair é o tampo do instrumento.
FONTE: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.homestudio.com.br/Artigos/Art042.htm">http://www.homestudio.com.br/Artigos/Art042.htm</a><!-- m -->
 
meninodosom disse:
Alguns captam o braço do violão com um segundo microfone, na vã tentativa de realçar o som das cordas. Tudo o que conseguem é cancelar a fase em algumas freqüências, ou, em bom português, deformar o timbre.

Obrigado pelos comentários. Estava ciente do cancelamento pela diferença de fase, e corrigi no programa. Estava ouvindo o som sem efeitos e ficou bem melhor, pena que não dá pra substituir o áudio no vídeo do youtube :D
 
Assim, bem, não querendo ir contra o Sérgio Izecksohn, que é um fera em gravação, mas...

Que ninguém se engane: a boca do violão é uma saída de ar e não de som. Quem produz o som, pondo o ar do ambiente para vibrar, como uma membrana, é o tampo do instrumento.

É o tampo mesmo? Eu pensei que fossem as cordas! Quem vibra e põe o ar para vibrar, que eu saiba, são as cordas.

Fernando
 
Na verdade, o conjunto todo vibra. As cordas vibram gerando o som e a caixa do violão amplifica acusticamente estas vibrações... consequentemente, o tampo tb vibra.

Captação de violão é complicado e cada um tem uma preferência. Não gosto de dizer que isto está certo e aquilo está errado. O que costumo dizer é: experimente. Qd achar a sonoridade que lhe agrade, grave-a.

[]'s
 
Ainda não mudei o áudio :D

E sobre a segunda gravação, comentários?

Sobre violão, quem quiser ler algo mais científico tem esse trabalho de um colega de faculdade: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.fisica.ucb.br/sites/000/74/fisica/TCC/1_2006/TCC_AndreLuizdeMacedoCouto.pdf">http://www.fisica.ucb.br/sites/000/74/f ... oCouto.pdf</a><!-- m -->

Foi baseado nesse trabalho que coloquei um mic no fundo para captar mais graves, e outro próximo ao braço para pegar mais agudos.
 
As a general rule, moving the mic further towards the neck will brighten an excessively bassy sound, while moving closer to the sound hole will bring more warmth and fullness to the sound
A mic at the sound hole could provide warmth, where one on the neck could provide extra brightness, for example.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.soundonsound.com/sos/aug01/articles/recacgtr0801.asp">http://www.soundonsound.com/sos/aug01/a ... tr0801.asp</a><!-- m -->

E agora, quem estará certo? :D

Versão sem reverb: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.youtube.com/watch?v=4Jn4eV7gRxY">http://www.youtube.com/watch?v=4Jn4eV7gRxY</a><!-- m --> (acabei de postar, talvez não esteja disponível).
 
Cadú,

Vi que você utilizou uma Alesis Multimix 12 Firewire nos faça um relato dela.
O que achou? Funcionalidade multipista?
Conectividade FireWire com Windows?
Host program utilizado?

Mais tarde isso irá ajudar bastante este tópico, pois uma mesinha desta de 4 canais, acho que é a menor, poderá servir de indicação como um periférico externo para gravação seja ela FireWire ou USB.



graça e paz!
 
pTjz disse:
Vi que você utilizou uma Alesis Multimix 12 Firewire nos faça um relato dela.
O que achou? Funcionalidade multipista?
Conectividade FireWire com Windows?
Host program utilizado?

Não conheço outros equipamentos, mas não tenho o que reclamar dela. Gostei da sonoridade. Só não gostei dela não ter um mute de verdade, nela são dois canais de saída L+R, chamados de main e Alt 3/4. Pressionando o botão "mute", o sinal é endereçado para o canal Alt. Queria poder utilizar esse canal para outra coisa, mas é o preço a se pagar em uma mesa menor :D

Não usei em Windows pois meu PC não tem porta firewire. Usei apenas em Mac com Logic e GarageBand, e não poderia ser mais simples. Apenas instalar o driver atualizado, plugar e o host já reconhece a interface com todos os seus 14 canais... 12 entradas + main.

Não sou bom com teste de equipamentos, mas se quiser que eu teste algo específico nela é só pedir :D
 
Back
Topo