Mudança de som - IASD Macaé

grpst

Well-Known Member
Boa noite SAV's.
Comecei a me envolver com a sonoplastia da Igreja Adventista central de Macaé há pouco tempo e, entre trancos e barrancos, consegui carta branca pra enviar um orçamento de novos equipamentos à comissão da igreja. O intuito é melhorar a sonoridade de nossa igreja.

Atualmente, a igreja possui equipamentos antigos e mal cuidados, mas há certos equipamentos bons, vejam:

2 x Caixas JBL EON 15' (É o que realmente salva)
12 x Mics Shure PG58
1 x Mixer Pevey PV20USB
1 x GEQ Staner ge 230
1x GEQ Ciclotron CGE 2151
2x Caixar de retorno com falantes selenium
1x Amp DBS 2000
1x Behringer Composer Pro
1x Tomadeiro Cygnus RT5030

No momento, estou tentando fazer com que o pessoal realmente acredite que o som pode melhorar e muito! Em conversa com os dirigentes, os mesmos já afirmaram que se precisarmos mudar o som, haverá verba! Talvez pra pegar até uma LS9-16 e novas caixas de PA+RETORNO

O primeiro passo já foi dado. Verifiquei os cabos, medusas, soldas! Realmente, há muita coisa a se trocar, pois está tudo muito usado! A medusa ainda se salva, toda Santo Ângelo com 20 XLR's, em boas condições.

Quanto aos equipamentos do RACK, dei uma limpada na poeira(Nunca vi tanta), mas estão todos bem surrados! Mesmo assim, tudo funcionando!

Agora pretendo fazer o alinhamento do som, mas, pra isso, preciso que as caixas estejam num local decente! Estão na parede tendo ficado uma delas atrás do ventilador!

Além disso, não estão bem direcionadas. Devido ao pé que a JBL tem, não da pra girar a caixa e aponta-la para o centro.. Ou pula o pesinho e ela fica muito virada, ou ela fica do jeito que está, quase reta! E não é só, há uma galeria na igreja! Como as caixas estão bem inclinadas ( uns 10°), muito som é refletido na parede frontal da galeria. O pessoal da galeria só escuta as reflexões!

Vejam a igreja

<!-- m --><a class="postlink" href="http://imageshack.us/photo/my-images/827/img3624wdc.jpg/">http://imageshack.us/photo/my-images/82 ... 24wdc.jpg/</a><!-- m -->

Essa foi tirada da galeria
<!-- m --><a class="postlink" href="http://imageshack.us/photo/my-images/29/img3578d.jpg/">http://imageshack.us/photo/my-images/29/img3578d.jpg/</a><!-- m -->

Não tenho fotos da galeria, mas tenho uma 3D dela, assim vocês podem ter noção!
<!-- m --><a class="postlink" href="http://imageshack.us/photo/my-images/20/iasdem3d.jpg/">http://imageshack.us/photo/my-images/20/iasdem3d.jpg/</a><!-- m -->

Minha ideia é, de imediato, trocar as caixas de lugar e alinhar o sistema, o que já vai gerar uma melhoria e vai acabar com a maioria das microfonias.

Eu penso em colocar as caixas na seguinte posição:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://imageshack.us/photo/my-images/23/posioc.jpg/">http://imageshack.us/photo/my-images/23/posioc.jpg/</a><!-- m -->

Atrás dessa parede, há uma sala que não é utilizada. Caso seja necessário afastar a caixa um pouco da parede, até uns 2 metros (Pois o suporte de parede tem menos de 1m), podemos colocar uma barra de ferro atravessa na parede, fixa-la usando 4 parafusos grossos na parede da sala, e encaixar o "copinho" na ponta.

A inclinação dela vai determinar se ela vai fornecer som só pras 4 fileiras (1 caixa pra cada 2 fileiras), ou se vai ficar menos inclinada pra pegar a galeria também.
Se inclinada, haverá MUITA reflexão na parede da galeria, tanta na frontal quanto na do fundo!
Quanto ao fundo, creio que colocando cortinas nas janelas melhore. Já na parede da frente, não tenho ideia alguma.

Outra solução seria adquirir caixas de reforço para a galeria.

Pessoal, o que vocês acham? A posição é bacana? Por favor, opinem!!!

'Detalhe: O teto da igreja está Muito ruim e, a princípio, nada pode ser pendurado na estrutura. Só poderemos montar um Fly no ano que vem, quando farão um novo telhado(No atual, as ferragens estão podres e as telhas muito velhas).

Mais uma coisa: Essa é a primeira etapa. Feito isso, se alcançarmos uma melhoria, já partiremos para a troca dos microfones (Sistemas sem fio e com fio Shure, AKG ou Senheiser a definir), Caixas (Frontais, retorno e SUB), mixer ( 01V+GEQ+ADA, LS9-16 ou V-mixer+Digital Snake 8).

Se obtivermos sucesso nesse projeto de melhorias (Creio que em 2 meses já esteja tudo funcionando), a igreja contratará um engenheiro de som para fazer o projeto de reforma da igreja+acústica ou construção de novo templo! Já estou em contato com o Joel Brito!

Um grande abraço!!! :D
 
grpst disse:
'Detalhe: O teto da igreja está Muito ruim e, a princípio, nada pode ser pendurado na estrutura. Só poderemos montar um Fly no ano que vem, quando farão um novo telhado(No atual, as ferragens estão podres e as telhas muito velhas).
Rapaz, se solucionar isso não é a prioridade de investimento na igreja, não sei o que pode ser...
Se o telhado está a ponto de não suportar 40 ou 50Kg de duas caixas de som, não há a mínima segurança para haver qualquer culto aí dentro.

Sei que tenho mania de responder o que não foi perguntado. Então, pra não ficar chato: a melhor posição para os PAs no seu imóvel, na minha opinião, é Fly.
Porém, se vão contratar o Joel Brito, pra que pedir a opinião do fórum? Peça o projeto para ele.
 
gabriel_equalize disse:
grpst disse:
'Detalhe: O teto da igreja está Muito ruim e, a princípio, nada pode ser pendurado na estrutura. Só poderemos montar um Fly no ano que vem, quando farão um novo telhado(No atual, as ferragens estão podres e as telhas muito velhas).
Rapaz, se solucionar isso não é a prioridade de investimento na igreja, não sei o que pode ser...
Se o telhado está a ponto de não suportar 40 ou 50Kg de duas caixas de som, não há a mínima segurança para haver qualquer culto aí dentro.

Sei que tenho mania de responder o que não foi perguntado. Então, pra não ficar chato: a melhor posição para os PAs no seu imóvel, na minha opinião, é Fly.
Porém, se vão contratar o Joel Brito, pra que pedir a opinião do fórum? Peça o projeto para ele.

Xará, quem me dera fosse fácil! Estão decidindo se vão derRubar a igreja e fazer uma nova ou se vão reformar a atual. Na minha denominação, essas coisas demoram. Com relação ao Joel Brito, estamos fazendo o projeto da nova contrução e o projeto da reforma em 3d para que ele dê orçamento do projeto completo (engenharia+acústica). Esse projeto só vai estar pronto no fim de fevereiro!

Enquanto tudo se desenrrola, cultos acontecem! Então decidi melhorar o som com o que temos!

Fly é melhor, mas, como comentei, já sugeri e me informaram que não dá pra ser assim no momento

Minha ideia é mudar as caixas de lugar provisoriamente pra melhorar o som de imediato. No local onde as caixas estão fica muito complicado!

Opinem por favor!

Um abraço
 
Há quanto tempo o sistema está como está?
Se há ideia de demolição, para que gastar dinheiro com som agora?
Desculpe, mas não é uma decisão sábia.

E mais:
gabriel_equalize disse:
Porém, se vão contratar o Joel Brito, pra que pedir a opinião do fórum? Peça o projeto para ele.
Eu respondo o porquê: Porque vocês não vão contratar ele agora. Isso porque a própria igreja SABE que não está na hora de gastar com um projeto de sonorização.
Sinto muito, mas seu trabalho de pesquisa em curto prazo será em vão.

Se você quer só mudar as caixas que já tem de posição, manda bala, mas não vejo muita alternativa sem trabalhar com Fly.
Só se fizer um varão, chumbado nas duas paredes laterais, de forma que as caixas fiquem na mesma posição do Fly.

Mas pare por aí... Comprar uma mesa de som de R$20.000 pra colocar num imóvel que está com o teto para cair é um mal negócio.
 
gabriel_equalize disse:
Há quanto tempo o sistema está como está?
Se há ideia de demolição, para que gastar dinheiro com som agora?
Desculpe, mas não é uma decisão sábia.

E mais:
gabriel_equalize disse:
Porém, se vão contratar o Joel Brito, pra que pedir a opinião do fórum? Peça o projeto para ele.
Eu respondo o porquê: Porque vocês não vão contratar ele agora. Isso porque a própria igreja SABE que não está na hora de gastar com um projeto de sonorização.
Sinto muito, mas seu trabalho de pesquisa em curto prazo será em vão.

Se você quer só mudar as caixas que já tem de posição, manda bala, mas não vejo muita alternativa sem trabalhar com Fly.
Só se fizer um varão, chumbado nas duas paredes laterais, de forma que as caixas fiquem na mesma posição do Fly.

Mas pare por aí... Comprar uma mesa de som de R$20.000 pra colocar num imóvel que está com o teto para cair é um mal negócio.

Xará, obrigado por me abrir os olhos!
Pelo que conversei com o tesoureiro, a ideia de trocar o telhado já vem de um tempo. Eles já tem grana pra fazer. Acho que só não foi feito por que ninguém reclamou! Terei de fazer esse papel!

Já imaginei que o teto poderia despencar, mas não pensei no fato de perder todo equipamento! Desculpe a ignorância, dei mole mesmo!

Rapaz, no caso do teto reformado e montando um fly, creio que não seja boa ideia direcionar para a galeria e para a parte debaixo, concorda? Mas não vejo outra solução! A galeria tem o teto baixo, colocar uma caixa MATARIA o visual.

Um abraço
 
Boa tarde a todos!
No intuito de não bagunçar nosso tão estimado fórum, concentrarei aqui todas as informações.

Xará, obrigado pelos toques dados!

Após muita conversa, a comissão da igreja decidiu pela demolição e construção de novo templo! O novo templo será bem planejado, já prevendo a consultoria do Joel Brito.

Apesar disso, precisamos mexer no nosso som no que for possível, pois as reclamações são muitas e o som realmente não está legal. O motivo principal pra mexer no som, mesmo com a nova obra, é o fato de que, para que a obra se inicie, precisaremos de um local provisório. O local já foi escolhido, mas a obra dele só termina no fim do ano que vem! Entenderam o drama?

Vamos lá! Relativo ao teto da igreja, iremos solicitar a alguém que reforce as ferragens do mesmo para, se possível, colocarmos as caixas em fly.

A metragem exata da igreja é de de 17m x 12m com pé direito de 5m. Dos 17 metros, 3 são da galeria e 2,5 do palco, então temos 11,5m de extensão na parte de baixo.

Questionamento 1- Como temos 2 JBL EON 515 G2. Andei fazendo umas simulações a mão e percebi que a cobertura horizontal dela não nos é favorável. Como o datashow projeta a imagem no meio, precisamos das caixas em fly lateralmente. Levando em consideração a metragem da igreja e a cobertuda da JBL( 70 X 90), seria uma ideia boa colocá-las em fly mesmo com os cancelamentos? (A pergunta é idiota, eu sei, mas queria confirmar minha conclusão- Fly é realmente o melhor nesse caso).

Questionamento 2- A igreja não tem DI(Absurdo) - Estou cotando a compra de 5 EAM M3A (Clavinova, Teclado, 2 Violões e baixo) e 2 passivos (IMP-2). Os 2 passivos seriam mais pra utilizarmos quando percebemos que, em algum caso, eles se saem melhor. Fora a possibilidade de ter um backup!

Questionamento 3- A igreja precisa adquirir Mics sem fio para serem usados agora E no novo templo. Pelo menos 1 para o pregador e mais 1 para o solista (A princípio).
Estou cotando o Senheires EW835G3 para o pregador e o Shure SLX BETA 87 para o solista. Pensei no Beta 58, mas percebo que a grande maioria diz que a diferença entre ele e o SM não valem o preço. Alguma sugestão?

OBS1:precisaremos de 4 Mics com fio decentes(Todos na igreja são PG58). Cotei 4x SM58 por serem mais versáteis. No futuro queremos um setup com senheiser 835 e AKG D5 a disposição.

OBS2: Precisaremos gastar com alguns pluges para os painés do placo, todos estão folgados e nem tem inscrição de marca, creio que sejam santo ângelo, mas são MUITO antigos. Pensei em comprar da Anphenol, pois conseigo preços mais atrativos.

Questionamento 4- Vamos adquirir uma interface de audio para extrair do computador e já jogar o audio na mesa de forma balanceada. M-AUDIO FAST TRACK seria uma boa opção? Já uso uma no grupo e gosto muito do resultado!


Grande abraço galera!
 
Concordo com o Gabriel Equalize!
Em relação a mesa...
LS9-16?
Por que não a X32?! Terá 40 canais sem expansão, com o mesmo preço ou até menos que a LS9.
 
edioneaudio disse:
Concordo com o Gabriel Equalize!
Em relação a mesa...
LS9-16?
Por que não a X32?! Terá 40 canais sem expansão, com o mesmo preço ou até menos que a LS9.

Precisaríamos gastar com multicabo!
A roland já vem com as Digitalsnakes, fora o fato de possuirem prés melhores. Além disso, ainda é mais intuitiva!!
 
Se a questão é o multicabo digital creio que a X32 + 2UN do S16 ainda são mais barato que a família roland, sem falar que a integração com o P16M é infinitamente mais acessível que o M48.
Quanto aos PRÉS, talvez numa comparação ideal lado a lado VOCÊ até perceberia a diferença, fora isso não fará nenhuma diferença no geral para a igreja!
Já troquei a 01V96, supostamente superior, pela LS9 no mesmo PA e para mim foi indiferente.

Ps.: Não é uma indicação, nem defesa de equipamento só falei pelas suas argumentações.
 
pTjz disse:
Se a questão é o multicabo digital creio que a X32 + 2UN do S16 ainda são mais barato que a família roland, sem falar que a integração com o P16M é infinitamente mais acessível que o M48.
Quanto aos PRÉS, talvez numa comparação ideal lado a lado VOCÊ até perceberia a diferença, fora isso não fará nenhuma diferença no geral para a igreja!
Já troquei a 01V96, supostamente superior, pela LS9 no mesmo PA e para mim foi indiferente.

Ps.: Não é uma indicação, nem defesa de equipamento só falei pelas suas argumentações.

Entendido. A x32 tem compatibilidade com as digitalsnake da roland? Creio que tenham melhorado muito os prés então, pois numa comparação entre analógicas, a diferença entre uma yamha e uma beh é notória!
Ja operou a x32?
 
Me refiro a este S16
Behringer-S16-Digital-Snake.jpg


E quando me referi às diferenças de PRE, me referi entre a X32 e a ROLAND mesmo... Para uso indoor, num templo, ambos PRES serão satisfatórios e a diferença entre ambas não será notado pela igreja!
A ROLAND é melhor? Não sei nunca às comparei... Olhando somente marca sim, mas é o bastante para justificar o maior gasto? Ai é com você!
Agora se a justificativa é somente o pré e o multicabo digital? Eu iria de X32!

Ainda não tive a oportunidade de operá-la, mas conheço pessoas que operaram e não ouvi nada além do espanto, pelo fato de não ser “ruinha” como esperavam com fosse!
 
É rapaz, acabei de ler umas 20 páginas aqui no fórum, e o pessoal só tem falado bem!
Com certeza, essa estará entre uma das opções. Vou ver se marco para ir a campos com a 01v96i, la onde foi feito o comunicai tem uma X32. Queria ouvir a sonoridade dela!! Quem sabe fazer até um review em HD rs
Grande abraço
 
Galera, começamos as mudanças em pequenos passos.
1° Passo- Troca de todos os conectores do nosso painel. Já efetuei a compra de XLR's amphenol.
2° Passo- Compra de uma interface de audio para a comunicação do PC-MIXER(O audio on-board está com problema na solda da MOBO)
*Antes que alguém fale: Sim, a intenção é NUNCA mais usar 1 MP3 sequer, nem os bons. Apenas WAV. Estamos tentando melhorar tudo nos mínimos detalhes.
3° Passo- Reposicionamento das caixas. Após questionar muito o pessoal, descobrimos que o teto não estava TÃO ruim assim, só possui algumas telhas quebradas. A ferragem é antiga, mas está em bom estado! Vamos colocar as JBL em FLY(L/R).
4° Passo- Compra de 1 microfone sem fio de qualidade para os pregadores e solistas. A princípio, 1 só. Mês que vem haverá mais verba.
Nessa caso, estou optando pelo ew 835. Encontrei por R$ 2.190,00 na Tiger som. O preço tá nessa faixa mesmo correto? Alguém tem uma fonte melhor? Estou no centro do RJ essa semana, posso retirar em mão.

Esses são os primeiros passos!

Grande abraço
 
Compra de 1 microfone sem fio de qualidade para os pregadores e solistas. A princípio, 1 só.

Gabriel, não tenho a experiencia pois não tenho uma mesa digital, mas se não me engano com digitais não tem problema vc ter apenas um mic excelente, pode ser linkado em outro canal, então vc poderá fazer duas mixagens diferentes no mesmo mic. Antes que se atrapalhem, digamos que vc coloca no canal 10 faz todo processamento nesse canal e linca ele no canal 20 e ai vc faz outro processamento. Seria só questão de desligar um canal e ligar outro. Os amigos que tem as mesas digitais podem falar com mais propriedade sobre isso, informar se é possível ou não fazer isso.
 
heriberto disse:
Compra de 1 microfone sem fio de qualidade para os pregadores e solistas. A princípio, 1 só.

Gabriel, não tenho a experiencia pois não tenho uma mesa digital, mas se não me engano com digitais não tem problema vc ter apenas um mic excelente, pode ser linkado em outro canal, então vc poderá fazer duas mixagens diferentes no mesmo mic. Antes que se atrapalhem, digamos que vc coloca no canal 10 faz todo processamento nesse canal e linca ele no canal 20 e ai vc faz outro processamento. Seria só questão de desligar um canal e ligar outro. Os amigos que tem as mesas digitais podem falar com mais propriedade sobre isso, informar se é possível ou não fazer isso.
Perfeitamente possível fazer isso.
Oua té mesmo salvar na biblioteca de EQ’s uma EQ para preletor e outra EQ para os músicos e na hora somente carregar.
Duplicando canais é mais fácil, mas pode ser que ele não tenha mais canais ou não queira ficar flipando pagina (para este caso pode-se usar o remote, se for yamaha né, nas outras não conheço)
 
Pois é Eliabe, eu imaginava que era possível, pois na analógica bastaria splitar o cabo, com isso ele também teria todo configuração independente em canais diferentes. Mas difícil fazermos isso, até por desconhecimento.












n
 
Na digital é muito mais simples que splitar hahaha.
Ainda da o copy e paste nas mandadas de AUX economizando bastante tempo!
 
Galera, obrigado pela força, mas vocês não responderam a minha pergunta huashuahsuahsu
Esse preço está ou não bacana? R$ 2.200,00 com o frete?
A intenção não é utilizar o mesmo para o pregador e para o cantor, e sim comprar 1 agora que sirva para os dois(Sim, nós vamos copiar os canais para isso rsrs) e mês que vem outro exclusivo para o solista, mais rico em sonoridade. Estamos cotando o Beta 87 SLX com o Leal!

Grande abraço
 
Qual e o MIC?
Não conheço o ew835, e procurando no site não existe <!-- m --><a class="postlink" href="http://en-us.sennheiser.com/global_search?q=ew+835">http://en-us.sennheiser.com/global_search?q=ew+835</a><!-- m -->
 
pTjz disse:
Qual e o MIC?
Não conheço o ew835, e procurando no site não existe <!-- m --><a class="postlink" href="http://en-us.sennheiser.com/global_search?q=ew+835">http://en-us.sennheiser.com/global_search?q=ew+835</a><!-- m -->

Perdão! O com fio é e835 e o sem fio é ew135. Segue o link:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://en-de.sennheiser.com/wireless-microphone-vocal-voice-music-presentations-ew-135-g3">http://en-de.sennheiser.com/wireless-mi ... -ew-135-g3</a><!-- m -->
 
Back
Topo