Mudança Futura

Ticko

New Member
Pessoal, bom dia.
Primeiramente é um prazer agora ser registrado e já antecipo minhas desculpas por algum erro que ossa vir deste tópico. Descobri o fórum a pouco tempo, e tenho certeza que vou encontrar resposatas para muitas perguntas que possa ter.
No mes de junho o Pastor decidiu me clocar como responsavel pela parte de audio da igreja, quando fui verificar o que iria ter em frente me assustei. Minha igreja está muitos anos atrasado no quesito audio.
Vamos la para o problemas.
A igreja possui:
Uma mesa de 16 canais wattson mxsd
Um amplificador Li 1600 - 400W
2 caixas passiva
1 caixa passiva retorno
E só isso....
A igre ja é pequena cabe 100 membros no maximo, e sinceramente não tenos tanta verba assim para investir de uma vez, temos que investir devagar.
Pensei então começar comprando um equalizador, já iria melhorar muito o som?
E pensando fututamente, pois pretendo trocar tudo, mesa e potencia, pensando que iremos ligar na mesa o teclado, um violao e um cavaco, fora os 4 microfone sem fio que ja temos.
Ai vai as perguntas, começo pelo equalizador mesmo? Qual modelo e marca (pensando ja futuro)?.
Junto com o equalizador, quais as modelos de amplificador e mesa voces me indicariam?
Ufa acho que é isso.
 
Prezado Ticko,

Em primeiro lugar, bem vindo ao SomAoVivo!

O primeiro som que operei em minha igreja, pequena na época, em torno de 60 membros, era composto por uma mesa MXS de seis canais similar a essa sua, caixas passivas WordStar e Wattsom, amplificador DBK360. Fazíamos o possível para ter um bom som com o equipamento que atendeu a igreja por uns 10 anos.

A pouco mais de três anos atrás começamos o processo de substituição do som, como cada lojista que visitávamos insistia que o melhor equipamento era o que tinha disponível em sua loja, resolvi estudar sobre o assunto, e assim decidir qual seria a melhor aquisição. Foi quando conheci o SomAoVivo, e de lá pra cá só alegria.
Substituímos caixas (optamos por ativas), mesa de som, cabos e microfones, ou seja, tudo rssss.
Mas uma coisa me chamou muito a atenção, a mesa de som (Yamaha MG166CX), foi o primeiro item a chegar, por alguns cultos utilizamos o sistema antigo com a mesa nova, a diferença foi espantosa, uma melhora significativa nos graves e agudos, sem mencionar o fato de o som poder ser elevado a um volume maior sem que ocorressem microfonias, algo que era difícil controlar com a MXS.
A Minha opinião é que ao invés de adquirir, em um primeiro momento, o equalizador, partisse logo para uma boa mesa de som (Soundcraft, Yamaha, Mackie...). Pela experiência que tive com essa mesa da wattsom posso afirmar que um equalizador não trará tanto benefício quanto pensa...

Att
 
Ticko, bem vindo ao SAV!

Compartilho da mesma opinião que o neyrohem. E na minha igreja também foi assim. Tinha poucos recursos financeiros e um som muito difícil (mesa AMBW12, potencia Staner, caixas passivas 3 vias sem marca!!!) Minha igreja tem cerca de 60 membros, e conseguimos muitas melhoras, comprando bons produtos, bem devagar. Estamos já a 4 anos, trocamos mesa, microfones, teclado, baixo, guitarra, acabamos de encomendar RCF Art310a...
Tenha certeza que equalizar um som ruim vc só terá um som ruim equalizado.

Também iniciamos pela mesa de som, que escolhemos a Soundcraft mfx20-2, muito boa mesa, mas sofre com oxidação do clima brasileiro, não indicaria, mas as Yamaha são estradeiras mesmo, devem tocar bem até debaixo de chuva...kkk Aconselharia se programarem e comprar a MG166CX, ou as novas RCF que estão com bons preços também, seja qual for, não fuja das marcas nobres, como Yamaha, RCF, Mackie, Soundcraft, procure uma dessas que estará bem servido.
Depois verifique o que está pior, os mics ou as caixas e tente trocá-los.
Importante: Tenha fé, seja paciente, estude muito cada detalhe, pois estamos lidando com dízimos dos irmãos dedicados a obra do Senhor, precisamos saber aplicar bem os recursos, ainda que sejam escassos.
Se não tiver como pagar à vista, tente separar um orçamento que cubra prestações tipo uns 250,00/mês - financia dentro deste valor e vai pagando... Em 6/8 meses vc já paga uma boa mesa. Mics como E835 tem sido encontrados em lojas de confiança por cerca de 600-700,00 o kit com 3 unids. Mais uns 4 meses vc já tem uns 5 mics de boa qualidade. Então, gastando pouco por mês, em 1 ano vcs já conseguem muita melhora, sem pesar no orçamento.
Abçs e sucesso!
 
Alessandro, aproveitando o embalo, onde achou o kit de 835 por 700 reais?! Comprei 1 unidade por quase 600.
E Ticko, bem vindo ao forum. Eu não compraria um equalizador. Comprando caixas ativas ja processadas vc elimina ele. Iria de rcf art 310 e mesa soundcraft ou allen heath. Ou msm a yamaha. Hj todas as lojas tem condições de pgto que lhe permite comprar tudo de uma vez e pagando em suaves prestações.
 
Marcio, eu vi este preço no Pack há cerca de 1 mês, mas não me lembro qual foi a loja mesmo... Não tive interesse em comprar porque acabamos de trazer o AKG wms mini dual de fora, por cerca de 550,00 ai não dei muita atençao. Desculpe o lapso de memória...


Mas 600,00 tá bem caro né! A Ninja Som está vendendo por 455,00
 
Ticko:

Vou engrossar o coro dos colegas do SAV,
o melhor investimento neste momento seria uma mesa, procure marcas de qualidade como Allen & Heath, Soundcraft, Mackie e Yamaha.

Um equalizador não vai te acrescentar muita coisa e acredito que com a aquisição de uma boa mesa de som, o pessoal da Igreja vai sentir a diferença e se animar em novos investimentos.
 
Vamos lá...
Passei para meu Pastor a proposta de adquirir uma mesa nova, usei as sabias palavras do alessandrofabio que se comprar um equalizador vou equalizar um som ruim rsrsrs, e funcionou.
Antes de decidir qual mesa comprar queria que voces me ajuda-se na seguinte maneira.
Vi um video no youtube esse aqui: http://www.youtube.com/watch?v=wmWaS1ARAPU
Achei super interessante e caberia certinho em minha igreja. Com dua PA, um retorno para Pastor, dois sub.
Agora com esse projeto em mente quais caixas voce me indicaria Ativa ou passiva, lembrando que vou conseguir tudo aos poucos né rsrsr.
E depois da mesa de som qual equipamento seria mais necessario comprar depois?
Equal mesa comprar to na duvida e sem dinheiro consegui com o Pastor R$1.500.
Estive procurando será que a Behringer Xenyx 2222fx não é uma boa opçao?
 
Ticko,

Em relação a mesa Xenyx, se vc analisar os posts em nenhum deles indicam a Behringer, acho que isso indica alguma coisa... Existe uma série de relatos na só aqui no SaV mas também em outros sites sobre a durabilidade das mesas analógicas da Behringer, alguns dão sorte e a mesa dura anos, mas a maioria tem problemas com dois, três anos de uso. Acho que vale apena investir um pouquinho mais e partir para um equipamento mais robusto.

Quanto ao vídeo, se não vai microfonar baixo e bateria, não vejo necessidade de Sub. As caixas do vídeo são tops, atualmente utilizo uma da marca em nossa igreja, e apenas uma caixa (um pouco mais potente que a do vídeo) é suficiente para o nosso programa musical, na igreja cabem 200 pessoas sentadas.
att
 
Vamos lá rsrsrs.
Depois de analizar a opinioes de todos cheguei a conclusão que vou de Yamaha MG166CX.
Ufa foi dificil.
Achei ela no valor de 2 mil, é a melhor escolha?
Alguem conhece alguma loja melor com esse preço acessivel?
 
Ticko:

Pelo valor que você mencionou, indicaria a Soundcraft EFX-12, uma ótima mesa de som e ainda vem com efeitos da Lexicon. Ela possui 12 canais de mic e mais dois canais stereo. Acho os prés desta mesa tão bons quanto os da Yamaha ( e alguns aqui no SAV acham até um pouco melhores).


A Soundcraft vai sair na faixa de R$ 1.600,00.
 
Verifique com o setup que vc vai utilizar se 12 canais serão suficientes. Na minha igreja, apesar de pequena, cantamos com 6 mics e deixamos mais 2 fixos, um para o pregador, que a maioria gosta dele no pedestal, e outro para o dirigente do culto. Só aí gastamos 8 canais. Teclado, 2 guitarras às vezes e 1 violão, já foram os 12 canais. Ainda tem o computador e o dvd. E estamos caminhando para por no futuro Sub e levar o baixo pra mesa tb. Então não deve pensar apenas no atual, mas no que voce poderá precisar num futuro mais próximo. Ter uma pequena folga é sempre bom. A EFX-12 é ótima, mas pode não ser suficiente. Se for, ótimo.


E não que as Behringer são totalmente ruins, são melhores que whatson, leacs e tal, mas se puder compre algo melhor. Principalmente no quesito durabilidade, né.
 
alessandrofabio disse:
Marcio, eu vi este preço no Pack há cerca de 1 mês, mas não me lembro qual foi a loja mesmo... Não tive interesse em comprar porque acabamos de trazer o AKG wms mini dual de fora, por cerca de 550,00 ai não dei muita atençao. Desculpe o lapso de memória...


Mas 600,00 tá bem caro né! A Ninja Som está vendendo por 455,00



Comprei o meu kit na GangMusic, no ano passado. Preço excelente e entregue direto dos USA em domicílio.
http://gangmusic.com.br/busca/?q=e835&x=0&y=0

Recomendo.
 
Alecsandrofabio sua questão me fez pensar.
A pergunta agora é a seguinte as duas mesas são do mesmo nivel ou alguma sobressai a outra.
Se não a EFX-12 vai satisfazer o nosso desejo.
 
As duas são ótimas mesas. Cada uma tem seus prós e contras. Mas se a qtd de canais e auxiliar da soundcraft for suficiente, escolho ela sem pensar!!
 
Ai eu deixo para os mais entendidos que eu. Sei que são boas, com diferencial no timbre, muitos gostam mais dos prés britânicos da Soundcraft, mas ninguém fala mal da yamaha. Aí tem a questão dos canais, número de auxiliares, preço... Quando comprei a mfx-20, achei melhor que a yamaha mg20, mas hoje se fosse comprar, talvez iria de yamaha, porque tive problema com tecla de mute da mesa, que oxidou rápido, e a assist. aqui no rj tb faz yamaha, eles disseram que ela realmente tem mais problemas com questão de clima, umidade, coisa que a yamaha não tem tanto por ser fabricado em manaus, segundo o próprio técnico. Mas não vejo ninguém relatando problemas com essa marca aqui no fórum, pode ter sido problema com a unidade/lote, sei lá... E a yamaha é mais barata tb, então a decisão é difícil mesmo. Mas que a mfx que compramos é boa, isso ela é..
 
Sim Um Bom Equalizador Ajuda e Muito, Mas Lembre-se de Usa-lo No Mais Flat Possível.
PRIMEIRO - Já Que Vai Mudar tudo, Minha dica Seria comprar de Primeira um Bom equalizador, Para não Ter Que Trocar no Futuro e Não Perder Dinheiro.
SEGUNDO - Compre Uma Boa Mesa, Uma Yamaha Vai Lhe Atender super Bem e Já Que Não Precisa de tantos Canais, Não Vai ser Cara.
TERCEIRO - Procure Comprar Boas Caixas Ativas, Pois Já Que seu Espaço é Pequeno, Vão te Atender super bem, e Ainda vai Ter A Facilidade de Transporte Para Quando Precisar.
QUARTO - Se Possível um Drive Rack Para Lhe Trazer Mais Qualidade e Segurança em Todo o Sistema.
QUINTO - Lembre-se de Colocar Bons Cabos, Pois de Nada Adiantará se Os Cabos Não Forem Bons e Principalmente Muito Bem Cuidados.
 
Pra ser sincero, um bom sistema não necessita de equalizador externo, ainda mais pra usar em flat. Principalmente se estamos tratando de custo menor. Obvio que se puder, compre, mas não o tenha como prioridade não.
 
Back
Topo