Mudança geral!

Calebe Lobo

New Member
Olá a todos, estou querendo realizar uma mudança geral no sistema de sonorização da igreja em que congrego!Preciso muito da ajuda de vocês!Por favor mandem críticas e/ou sugestões.

Estou querendo instalar os seguintes equipamentos:

P.A.:
-1 Yamaha Promix01;
-2 JBL EON15(suspensas).

Monitor:
-1 mesa com 6 aux. pré.(estou na dúvida entre uma VLZ usada s/ garantia nenhuma e uma CSM 24.8 c/ manutenção vitalícia muito barata ou até mesmo grátis, gostaria mesmo de uma LS-9 16, mas...);
-1 compressor(staner que ganhei, esqueci o modelo);
-1 Powerplay;
-6 Porta-pro.

Outros:
-1 Ultra DI Pro 800;
-1 bateria Roland TD-3KW(evita vários transtornos, como, variação da afinação/equalização, alto SPL no templo, útilização de várias vias, etc...);
-1 mic. p/ ambiência(ñ sei qual?!?);
-2 mic. p/ coral HT-81(shotgun);
-2 headset HT-3(púlpito);
-2 mic. dinâmicos s/ fio para outros fins(ñ sei qual modelo, mas têm que ser barato!);
-1 multi-cabo 20 vias "splitado" em mais 20.

Resolvi optar por este layout, pois o operador do P.A. não têm contato visual com os músicos e um sistema de comunicação eficiente seria inviável, daí a necessidade de um operador de monitor.
Acho que é isso, preciso de comentários!

Muito obrigado a todos!
 
Calebe disse:
P.A.:
-1 Yamaha Promix01;
-2 JBL EON15(suspensas).

Vc já tem a mesa ou vai comprar uma? Lembre-se: é uma excelente mesa, mas já saiu de linha. Quanto às caixas, são muito boas mesmo. Já trabalhei com elas. São muito lineares e tem excelente desempenho.

Calebe disse:
Monitor:
-1 mesa com 6 aux. pré. (estou na dúvida entre uma VLZ usada s/ garantia nenhuma e uma CSM 24.8 c/ manutenção vitalícia muito barata ou até mesmo grátis, gostaria mesmo de uma LS-9 16, mas...);
-1 compressor(staner que ganhei, esqueci o modelo);
-1 Powerplay;
-6 Porta-pro.

Eu ficaria com a VLZ. Esta mesa praticamente não dá problema de manutenção... se ela estiver perfeita, fique com ela.

Com relação ao sistema de fones, pelo que entendi, vc vai mandar as vias de auxiliar com mixagens personalizadas para os músicos, certo? Se for isso, um compressor só não vai adiantar muito. Vc precisaria, para proteção eficaz dos músicos, de um canal de compressão para cada auxiliar enviado ao amp de fones. Se vc for usar um sistema híbrido (fones + spots), não use o compressor nos spots. Isso dá aos cantores a impressão que o som deles está sem volume e ficam constantemente pedindo prá vc aumentar o retorno deles. Vc pode usar este compressor em outra aplicação no PA.

Calebe disse:
Outros:
...
-1 mic. p/ ambiência(ñ sei qual?!?);
-2 mic. p/ coral HT-81(shotgun);
...

Para mic de ambiência, qualquer condensador de boa qualidade serve. Vc pode usar, por exemplo, o Samson C02 ou o Behringer C-02, dois mics amplamente discutidos aqui no fórum.

Para mic de coral, eu não usaria shotguns. O ângulo de captação é muito estreito e vc teria que afastá-los muito do coro, captando muita sujeira com isso. Outro problema é que como são hipercardióides, têm captação traseira. Se houver alguma fonte sonora atrás dos mics, como retornos, instrumentos musicais etc, estas fontes serão captadas tb, gerando diversos problemas, incluindo microfonia.

Para coral, use mics condensadores como os que citei acima. Tb funcionam muito bem nesta aplicação.

[]'s
 
Olá David, na verdade eu tenho uma CSM 16.4 no P.A. mas apesar do sistema ser todo balanceado e aterrado com padrão triangular existe um irritante chiado que me incomoda muito e eu tenho certeza que é proveniente da mesa, além disso se eu for trocar de mesa gostaria que fosse por uma digital(nem que seja uma PROMIX01).

Com relação aos fones, no nosso caso, os músicos, apesar de não serem bons em técnica, são muito educados no quesito volume(com exceção do guitarrista), por este motivo eu usaria o compressor só na guitarra(de acordo com sua experiência, mesmo assim você acha que devo usar compressor para todos?).

A respeito dos mic´s de coral, não tive uma boa experiência com estes citados, mas com toda a sinceridade, só pode ter sido mal uso, pois todo mundo se dá bem com eles, acho que com a diminuição do SPL geral(P.A. e MON.) e o uso correto(distância/altura, etc...) eles me atenderiam bem.

Por enquanto, muito obrigado!
 
Calebe disse:
Com relação aos fones, no nosso caso, os músicos, apesar de não serem bons em técnica, são muito educados no quesito volume(com exceção do guitarrista), por este motivo eu usaria o compressor só na guitarra(de acordo com sua experiência, mesmo assim você acha que devo usar compressor para todos?).

Calebe, quando me refiro a compressor no sistema de fones, é para a proteção da audição dos músicos. Neste caso da guitarra, o que vc precisa é insertar o compressor no canal da guitarra na mesa do PA.

No caso do retorno por fones, a proteção aos músicos depende da forma como vc usar o sistema de fones. Se vc vai mandar apenas um sinal mixado da banda para a entrada MAIN do amp de fones, um compressor apenas basta na saída do auxiliar. Se vc vai mandar uma via para cada músico, vc vai precisar de um canal de compressão para cada uma destas vias.

No entanto, isso não é imprescindível. O sistema de fones pode funcionar muito bem sem o compressor. Mas é o ideal.
 
Ok David, a princípio irei fazer como havia pensado mesmo, ou seja, inserir o compressor no canal da guitarra, posteriormente gostaria de adquirir um compressor de vários canais.

Muito obrigado!
 
Back
Topo