Multicabo - remontagem

digosoul

New Member
Seguinte pessoal, ja comenteiaqui sobre o multicabo la da igreja

http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=1184&highlight=multicabo

to quase "consertando" ele, mas antes gostaria de esclarecer uma dúvida, do jeito que ele está montado (pinos 1 e 3 compartilhados), eu perco mesmo 6 dB nos microfones?

A solução mais barata que encontrei foi deixá-lo com 9 canais balanceados (XLR) e 6 canais desbalanceados (vias 10, 11 e 12 com o negativo compartilhado formando 6 vias) nesse canais desbalanceados eu vou conectar os amplificadores que ficam na frente

O que voces acham, visto que nesse ano não iremos trocar o multicabo, pois a igreja está em reforma e logo logo vamos comprar outro, mas eu não quero deixar o sistema desbalanceado, principalmente porque as vezes alguém aciona acidentalmente o phantom da mesa e acabamos correndo sérios riscos....


--------------------------------------------------------------------------------
OUTRA DÚVIDA,
como retirar os rebites dos conectores?

--------------------------------------------------------------------------------


abraço
Rodrigo
 
Digosoul,

como retirar os rebites dos conectores?

Use uma furadeira, com uma broca de aço rápido, no tamanho do rebite. A broca estoura o rebite e pronto, só rebitar de novo.

eu perco mesmo 6 dB nos microfones?

Não é que você perde... o balanceamento é que dá um ganho de 6dB nos microfones. Você deixa de ganhar. O que você realmente perde é um circuito menos sujeito a interferências e NÃO PODE usar Phantom Power.

A solução mais barata que encontrei foi deixá-lo com (...) nesse canais desbalanceados eu vou conectar os amplificadores que ficam na frente

Você vai deixar os amplificadores, logo os amplificadores, em uma conexão gambiarrada??? Tem certeza??? É arriscar aparecer sinais espúrios, ruídos, induções, etc.

Um abraço,

Fernando
 
bersan voce está certo,
mas hoje eu estava olhando durante uma manutenção preventiva, o meu amplificador de PA (Attack EX 1400 turbo) não parece ter entradas balanceadas, não tenho manual dele, apenas especificações e não consta nada a respeito, atualmente uso os amps em vias desbalanceadas, não tenho problemas aparentes, mas corro riscos,

Pensei em deixar os amps junto da mesa e correr cabos PP 1,5 mm (é o que eu tenho bastante la na igreja) até as caixas (+- 30 metros de cabo) Deste modo eu terei perdas no sinal das caixas?

Como é feito os calculos de perda em relação ao comprimento e a bitola dos fios?
 
Digosuol,

se você 2,5mm², eu falaria para você trocar na boa.

Mas você disse que tem muito cabo de 1,5mm².... que tal emendar 2 cabos (soldar junto), de forma a ficar com 3,00mm²? Meio "doida" a idéia, mas fácil de implementar, já fiz muito.

O cálculo de perda é um pouco... complicado. O que posso dizer é que perdas existem, e quanto mais fino o cabo e mais longo o caminho, mais perda se tem.

Na nossa seção de Downloads tem um texto da StudioR exatamente sobre este assunto, Dimensionamento de cabos.

Um abraço,

Fernando
 
Se deixar o amplificador próxima da caixa e mandar o sinal da mesa para ele por uma via do multi cabo, levando em consideração que o cabo desta via é bem mais fino que o pp1,5mm, a perda será menor?
 
Bersan disse:
Não é que você perde... o balanceamento é que dá um ganho de 6dB nos microfones. Você deixa de ganhar. O que você realmente perde é um circuito menos sujeito a interferências e NÃO PODE usar Phantom Power.

O balanceamento só acrescenta 6 dB ao sinal original se o circuito for ativo à base de circuitos de estado sólido (amplificadores operacionais). Se o balanceamento for passivo (à base de transformadores), em geral, não há ganho. O sinal de saída mantém o mesmo nível da entrada.

Metal disse:
Se deixar o amplificador próxima da caixa e mandar o sinal da mesa para ele por uma via do multi cabo, levando em consideração que o cabo desta via é bem mais fino que o pp1,5mm, a perda será menor?

Neste caso praticamente não haverá perdas, pq vc vai mandar sinal de linha em um cabo balanceado.
 
Nem perdas da mesa até o amp (desde que tudo balanceado) nem perdas entre o amp e a caixa (mesmo com cabo de bitola pequena, a pequena distância compensa).

O ideal é SEMPRE que ter o menor cabo possível entre os amps e as caixas acústicas. É o que os profissionais de PA fazem, embaixo das caixas de PA ficam os amps.

Uma ideia simples e eficaz seria manter os amps no palco, próximo das caixas de retorno e de PA. Mas em igrejas, tudo é complicado.

Pense em segurança física dos equipamentos, não deixar roubar. Muitas igrejas fazem uma "casinha" para os equipamentos, onde reforça com grades e alarme somente aquele local. Deixar parte do material fora dessa "fortaleza" seria arriscado.

Alguém pode falar... ah, então tira quando for usar, depois que terminar de usar só guardar. Correto, mas quem vai carregar? Amps costumam ser pesados (alguns, MUITO pesados).

Assim, há várias questões a serem levadas em conta. Eu pessoalmente prefiro ter o equipamento próximo a mim, onde eu o veja (e tome conta), e os cabos mais grossos possíveis. Prefiro saber que vou perder potência a arriscar perder o aparelho (tanto no sentido de uma criança - ou mesmo adulto - mexendo onde não deve quanto no sentido literal!

Ah, os profissionais deixam os amps junto das caixas acústicas, mas costumam colocar gradis e avisos (caveira, Risco de Choque, etc) para ninguém chegar perto. E tem sempre alguém de olho.

Um abraço,

Fernando
 
Eu perguntei só por curiosidade, porque mesmo sabendo que vou ter perca com 25mts de pp1,5mm semprei deixei o aplificador bem pertinho de mim, assim posso tomar conta dele, em todos os sentidos possíveis da palavra.

bersan disse:
Alguém pode falar... ah, então tira quando for usar, depois que terminar de usar só guardar. Correto, mas quem vai carregar? Amps costumam ser pesados (alguns, MUITO pesados).

Eu que o diga o quanto são pesados, pelo fato do equipamento ser meu, todo final de semana tiro de casa, levo pra igreja e trago de volta pra casa.
 
Sei exatamente o que você sente nas costas.... heheheheh.

Tirando a bricandeira, dói com força!

Um abraço,

Fernando
 
UPPPP

Galera.. preciso de ajuda

Bom, estou enfrentando alguns problemas com nossa Medusa. Para resumir, seus conectores, vagabundos, "decidiram" começar a quebrar as travas PUSH dai em diante.
trocarei tudo por COMBOS XLR / TRS, deixarem pronto para do tiver DI'S , mais mics. ja não quero ter que voltar a mecher na banheira.

Estou procurando Santo Angelo, Neutrik e Amphenol.
Vi que os importados tem algumas versões Com e sem aquela trava PUSH. nesse quesito qual vcs acham melhor?
Alguns modelos tem os pinos traseiros na horizontal ou vertical para as soldas ( X e y em própria relação com o conector), o que acham dessa diferença? Achei mais interessante o que tem os pinos no fundo para a solda na Vertical ( oposto ao sentido do conector) acho que facilita a solda, é isso msm?

Desde já Muito tks
 
Sobre os plugs combo, a santo angelo tem um, eu comprei e coloquei na medusa da nossa igreja porém não fizemos os "jumpers" necessários para o uso do P10, achei bons os plugs, são de plastico, o que Matou um pouco foi que eles são muito Largos e tive que lixar os espaços da medusa para poder coloca-los...

Fica aqui a sugestão para o pessoal da santo angelo (Daniel)

Porque não fazem os plugs combos com os "Jumpers" já prontos tipo internamente no Plug?

OFF: E como ficou o desenvolvimento dos cabos para amplificadores de fone de ouvido rack?
 
Philip,

Vi que os importados tem algumas versões Com e sem aquela trava PUSH. nesse quesito qual vcs acham melhor?

Rapaz, é uma questão bastante interessante. Trava é bom, pois deixa o conector firme. Por outro lado, às vezes a trava agarra. Eu mesmo já perdi alguns plugues Combo porque a pontinha do Neutrik estava torta e ele não saia de lá por nada. Tive que quebrar o Combo.

Por outro lado, sem trava, alguém dá um chute e... o cabo voa longe. Se sua medusa fica em local protegido, menos problema. Mas se não fica...

Só você poderá decidir o que é melhor.

Alguns modelos tem os pinos traseiros na horizontal ou vertical para as soldas ( X e y em própria relação com o conector), o que acham dessa diferença? Achei mais interessante o que tem os pinos no fundo para a solda na Vertical ( oposto ao sentido do conector) acho que facilita a solda, é isso msm?

Minha recomendação é comprar um de cada e testar. Plugues Combo são muito, muito, muito enjoados para soldar. Escolha depois o que for mais fácil para você.

--------------------------
Dener,

Sobre os plugs combo, a santo angelo tem um, eu comprei e coloquei na medusa da nossa igreja porém não fizemos os "jumpers" necessários para o uso do P10

Enjoada a solda. Eu peguei um fio CAT5 desses que usa em rede de computador, cortei um pedaço, descasquei as pontas e fiz a solda, montando os jumpers.

Deixa até eu lembrar... 1 / 2 / 3 para o XLR, TRS para o P10, um "G" de "Ground" que não uso (e não faz falta). Ligue T com 2; ligue 3 com R, ligue 1 com S.

o que Matou um pouco foi que eles são muito Largos e tive que lixar os espaços da medusa para poder coloca-los...

Você está falando dos espaços da banheira, correto? "Medusa" é o nome da banheira + multicabo, ou seja, do conjunto todo.

Bem, acho que isto nunca foi falado aqui no SomAoVivo, mas da mesma forma que existem banheiras xing-ling, existem banheiras também xing-ling. Deve ser seu caso: os buracos não estão corretamente abertos, estão mais apertados do que deveriam.

Porque não fazem os plugs combos com os "Jumpers" já prontos tipo internamente no Plug?

Boa ideia. Voto nisto também!

Um abraço,

Fernando,

ah, quanto às extensões para fone, não sei dizer. Eles ainda iam desenvolver um jack P2...

Fernando
 
Primeiro desculpe quanto ao nome da Banheira, questão de costume as lojas vendem como medusa...

Quanto ao tamanho dos espaços, a banheira é uma Wire conex, comprei alguns plugs wireconex de painel com carcaça de metal e ficou certinho, já os plugs santo angelo não entravam nem com oração hehe dai o jeito foi lixar a banheira....

O mesmo problema que você teve com os neutrik eu tive com um desses combos, travou e foi um trabalhão pra tirar, até que saiu a trava, isso mesmo fui puxando(eu e o rapaz que fazia a solda) até que a trava cortou o plastico o plug e saiu só ela, o plug está lá até hoje sem problemas hehe

Quanto a solda não era 1 no T, 2 no R, 3 no S?
 
Quanto a solda não era 1 no T, 2 no R, 3 no S?

Rapaz, as banheiras que eu trabalho (Santo Angelo) funcionam bem, sem o menor problema. Eu encontro elas por aqui em Vitória até mais barato que as outras marcas.

Quanto a solda, é tanto nome e número que a gente se confunde às vezes. Vejamos, para não ter dúvida:

XLR 123
2 positivo
3 negativo
1 malha

P10TRS
T positivo
R negativo
S malha

Logo, brincando de associar uma coluna com a outra... temos
2-T / 3-R/ 1-S.

Um abraço,

Fernando
 
deneripr disse:
Sobre os plugs combo, a santo angelo tem um, eu comprei e coloquei na medusa da nossa igreja porém não fizemos os "jumpers" necessários para o uso do P10, achei bons os plugs, são de plastico, o que Matou um pouco foi que eles são muito Largos e tive que lixar os espaços da medusa para poder coloca-los...

Fica aqui a sugestão para o pessoal da santo angelo (Daniel)

Porque não fazem os plugs combos com os "Jumpers" já prontos tipo internamente no Plug?

OFF: E como ficou o desenvolvimento dos cabos para amplificadores de fone de ouvido rack?

Boa noite Dener,

Obrigado pela sugestão, aliás, pq não pensei nisto antes...rs..desculpe; não conseguimos fazer internamente, mas podemos realizar o fechamento com solda na Santo Angelo e isto já ajudará bastante, correto???...
Estou em Belo Horizonte e retornarei a fabrica na segunda, vou discutir com o comercial, mas acredito que não haverá problema e sendo assim colocaremos já com "Jumpers" no mercado.

Quanto ao JACK P2, estou trabalhando intensamente em um outro projeto que em breve estará no mercado e em seguida lançaremos este conector.

Agradeço novamente pela sugestão,

Forte abraço,
 
Obrigado pela atenção Daniel...

Concerteza vai facilitar e muito o a nossa vida, e garanto que vai sair mais apartir de agora....
 
Vou aproveitar p/ dar minha sugestão. :)

É sobre o plug P2 stereo (referência P2 ST): a capa do plug é larga o suficiente p/ passar um cabo "normal" (a exemplo do SC30) sem problemas; mas o isolante que vem é estreito demais (ñ pude usá-lo), o cabo ñ passa. E tb dá bastante trabalho fechar o plug. Fica bem apertado.

Claro que imagina-se que vá-se usar um cabo mais fininho com um plug desses. :mrgreen:
Mas eu sugiro que vocês engordem um pouquinho o plug (ou a capa, sei lá), p/ ñ fechar com tanta dificuldade usando um cabo do calibre do SC30, além do anel isolante que acompanha.


E, de novo, obrigado pela atenção. É ótimo que a empresa ouça o que o consumidor tem a dizer, ainda mais tão de perto.
 
Back
Topo