MULTICABO

LucasAlvarenga disse:
Deig,

Para sua sorte, foi justamente com essas DI que testei, muito boas por sinal, das passivas que ja usei, foram as que menos alteraram o sinal original.

Agora sobre usar DI passiva em violão, faz isso não, vc perde d+++++++++, pois o sinal do mesmo ja é mega baixo, e vc ainda atenua com a DI passiva, vc perde muito da coloração do instrumento, vai de ATIVA mesmo.

tem um artigo aqui no SAV com vários gráficos que demonstram isso, pelo que lembro inclusive mostram usando um violão eu acho.

8) 8)
Desculpe, depois que vi o que havia escrito, uso em baixos, violão não.
Vou testar esse modelo de DI no multicabo.
Valeu
 
LucasAlvarenga disse:
Ja no baixo gostei mais do resultado da DI100, tem mais controle.

8) 8)

Também tenho, gostei das duas.
Em que instrumento voce gostou do modelo direct box whirlwind imp 2?
 
No teclado eu gostei muito, ate mesmo pq nossos "..." tecladistas gostam de tocar com bastante "ênfase" o tempo todo rsss.

Em guitarras também ficou legal, e utilizamos também entre mesas de som, entre um decodificador de um canal de satélite para a mesa, em resumo em quase tudo que não tem problemas em ter uma pequena perde de volume.

8) 8)
 
Sinceramente acho que você não precisará de DIs para esta aplicação, caso os conectores do multicabo sejam balanceados. Isto porque, por mais compridos que sejam, o balanceamento garantirá a rejeição a interferências da mesa até a caixa da medusa, como se você estivesse conectando o ampli de fones diretamente na saída Aux da mesa. Assim, se o comprimento do cabo entre a caixa da medusa e o ampli de fones não for superior a 10 metros, pode usar sem preocupação, na minha opinião, mesmo que a entrada do amplificador de fones seja desbalanceada.
 
LucasAlvarenga disse:
No teclado eu gostei muito, ate mesmo pq nossos "..." tecladistas gostam de tocar com bastante "ênfase" o tempo todo rsss.

Em guitarras também ficou legal, e utilizamos também entre mesas de som, entre um decodificador de um canal de satélite para a mesa, em resumo em quase tudo que não tem problemas em ter uma pequena perde de volume.

8) 8)

Beleza
Valeu Lucas
Abração
 
(Grifo meu)
Sinceramente acho que você não precisará de DIs para esta aplicação, caso os conectores do multicabo sejam balanceados. Isto porque, por mais compridos que sejam, o balanceamento garantirá a rejeição a interferências da mesa até a caixa da medusa, como se você estivesse conectando o ampli de fones diretamente na saída Aux da mesa. Assim, se o comprimento do cabo entre a caixa da medusa e o ampli de fones não for superior a 10 metros, pode usar sem preocupação, na minha opinião, mesmo que a entrada do amplificador de fones seja desbalanceada.

Não é assim que funciona. Se uma das partes da transmissão é desbalanceada (transmissor, cabos, receptor), toda a transmissão é desbalanceada. Vai ser sim um só cabo desbalanceado da mesa até o amplificador.

Tendo dito isso, não achoc que vai haver problema em enviar desbalanceado mesmo -- o sinal é em LINE e 10m está longe de ser uma constante quântica do universo.
 
Jefferson Telles disse:
Sinceramente acho que você não precisará de DIs para esta aplicação, caso os conectores do multicabo sejam balanceados. Isto porque, por mais compridos que sejam, o balanceamento garantirá a rejeição a interferências da mesa até a caixa da medusa, como se você estivesse conectando o ampli de fones diretamente na saída Aux da mesa. Assim, se o comprimento do cabo entre a caixa da medusa e o ampli de fones não for superior a 10 metros, pode usar sem preocupação, na minha opinião, mesmo que a entrada do amplificador de fones seja desbalanceada.


É o que eu torço amigo Jefferson, como só consigo mexer com as encrencas fim de semana, só depois conseguirei realmente fazer um teste bem prático.
Pelo tipo de conexão que montei no multicabo nas vias que vou utilizar para os auxiliares, irei conectar todos na saída de um dos ADA8000, porque a própria 01V96 não tem a quantidade de saídas necessárias (4 omni), mas creio ainda que possa realmente não ter problemas, era mais cautela do que obrigação.
Vou me atentar ao comprimento máximo utilizado.
Valeu!
 
Quero aproveitar este tópico para tratar um assunto quanto a multicabos com splitter, o meu próprio ainda não é, mas logo que possível, irei inserir um, já que possui duas aberturas para tal.
A questão é phantom power, as duas mesas possuem, visto que estarão conectadas pelo mesmo multicabo splitado, devo ligá-lo somente em uma das mesas, certo? Assim já estarei alimentando todos os canais envolvidos.
O que pode ocorrer caso equivocadamente ligue ambos ?
Obrigado
Abraço
 
Deig

Tem um GRANDE tópico aki só sobre isso, phanton em medusa split rsss, mais pra resumir o que vai acontecer pode ser de nada ate queima do canal+mic+tudo que tiver no caminho rsss.

imagine algo que esta preparado para receber 48v e de repente chega 96v rsss, nada legal né. o correto seria acionar só em uma mesa, neste mesmo tópico se fala em tirar um cabo dos conectores de uma das pernas da split, agora n lembro se é a malha ou o cold. para que isso não ocorra nunca. de uma pesquisada sobre medusa split aki no forum q vai achar facil.

8) 8)
 
LucasAlvarenga disse:
Deig

Tem um GRANDE tópico aki só sobre isso, phanton em medusa split rsss, mais pra resumir o que vai acontecer pode ser de nada ate queima do canal+mic+tudo que tiver no caminho rsss.

imagine algo que esta preparado para receber 48v e de repente chega 96v rsss, nada legal né. o correto seria acionar só em uma mesa, neste mesmo tópico se fala em tirar um cabo dos conectores de uma das pernas da split, agora n lembro se é a malha ou o cold. para que isso não ocorra nunca. de uma pesquisada sobre medusa split aki no forum q vai achar facil.

8) 8)

Valeu Lucas, vou pesquisar e entender melhor
Abração
 
Quando você compra um multicabo de boa qualidade/procedência a saída splitada já vem isolada.
 
Metal disse:
Quando você compra um multicabo de boa qualidade/procedência a saída splitada já vem isolada.

O problema é que eu já tenho um multicabo, muito bom por sinal, Santo Angelo, conectores Amphenol comprado na Lumix e já com case, o que ocorre é que quero aumentar e montar um splitter neste mesmo cabo, por isso da dúvida postada.
Abraço
 
LucasAlvarenga disse:
Tem um GRANDE tópico aki só sobre isso, phanton em medusa split rsss, mais pra resumir o que vai acontecer pode ser de nada ate queima do canal+mic+tudo que tiver no caminho rsss.
Acho que o tópico em questão é este, vale a pena ler. Mas a discussão meio que acabou sem conclusão. Pela lógica, eu ainda mantenho que é muito mias provável que dê problema nas mesas, e não nos equipamentos ligados a elas.
imagine algo que esta preparado para receber 48v e de repente chega 96v rsss, nada legal né. o correto seria acionar só em uma mesa, neste mesmo tópico se fala em tirar um cabo dos conectores de uma das pernas da split, agora n lembro se é a malha ou o cold. para que isso não ocorra nunca. de uma pesquisada sobre medusa split aki no forum q vai achar facil.
Na verdade não vão ser 96V, pois as fontes estão em paralelo. Por isso não consigo ver problema acontecendo nos microfones ou DIs, apenas nas duas mesas.

Quanto ao corte, a sugestão é desligar o pino 1 de um dos lados -- o que não tem Phantom ligado. Mas isto é mais uma precaução contra loops de terra. Já usei inúmeras vezes um multicabo splitado com os dois lados ligados no pino 1, sem problemas.
 
rafaellerm disse:
Quanto ao corte, a sugestão é desligar o pino 1 de um dos lados -- o que não tem Phantom ligado. Mas isto é mais uma precaução contra loops de terra. Já usei inúmeras vezes um multicabo splitado com os dois lados ligados no pino 1, sem problemas.

Opa é isso ai rafael, hoje nós utilizamos um mult "splitado" assim também, com todas as pontas soldadas, elegemos uma mesa ( no nosso caso a do monitor) para ligar phanton somente nela, e pronto.

Como entendo pouco ou quase nada de eletrônica, fico na duvida da magnitude do problema que poderia ou não causar.

8) 8)
 
rafaellerm disse:
LucasAlvarenga disse:
Tem um GRANDE tópico aki só sobre isso, phanton em medusa split rsss, mais pra resumir o que vai acontecer pode ser de nada ate queima do canal+mic+tudo que tiver no caminho rsss.
Acho que o tópico em questão é este, vale a pena ler. Mas a discussão meio que acabou sem conclusão. Pela lógica, eu ainda mantenho que é muito mias provável que dê problema nas mesas, e não nos equipamentos ligados a elas.
imagine algo que esta preparado para receber 48v e de repente chega 96v rsss, nada legal né. o correto seria acionar só em uma mesa, neste mesmo tópico se fala em tirar um cabo dos conectores de uma das pernas da split, agora n lembro se é a malha ou o cold. para que isso não ocorra nunca. de uma pesquisada sobre medusa split aki no forum q vai achar facil.
Na verdade não vão ser 96V, pois as fontes estão em paralelo. Por isso não consigo ver problema acontecendo nos microfones ou DIs, apenas nas duas mesas.

Quanto ao corte, a sugestão é desligar o pino 1 de um dos lados -- o que não tem Phantom ligado. Mas isto é mais uma precaução contra loops de terra. Já usei inúmeras vezes um multicabo splitado com os dois lados ligados no pino 1, sem problemas.

Beleza Rafael
Vou dar uma boa lida no tópico e depois terei um bom baseamento do assunto
Brigadão!!!
 
Deig disse:
rafaellerm disse:
LucasAlvarenga disse:
Tem um GRANDE tópico aki só sobre isso, phanton em medusa split rsss, mais pra resumir o que vai acontecer pode ser de nada ate queima do canal+mic+tudo que tiver no caminho rsss.
Acho que o tópico em questão é este, vale a pena ler. Mas a discussão meio que acabou sem conclusão. Pela lógica, eu ainda mantenho que é muito mias provável que dê problema nas mesas, e não nos equipamentos ligados a elas.
imagine algo que esta preparado para receber 48v e de repente chega 96v rsss, nada legal né. o correto seria acionar só em uma mesa, neste mesmo tópico se fala em tirar um cabo dos conectores de uma das pernas da split, agora n lembro se é a malha ou o cold. para que isso não ocorra nunca. de uma pesquisada sobre medusa split aki no forum q vai achar facil.
Na verdade não vão ser 96V, pois as fontes estão em paralelo. Por isso não consigo ver problema acontecendo nos microfones ou DIs, apenas nas duas mesas.

Quanto ao corte, a sugestão é desligar o pino 1 de um dos lados -- o que não tem Phantom ligado. Mas isto é mais uma precaução contra loops de terra. Já usei inúmeras vezes um multicabo splitado com os dois lados ligados no pino 1, sem problemas.

Beleza Rafael
Vou dar uma boa lida no tópico e depois terei um bom baseamento do assunto
Brigadão!!!

Pensando aqui com meus botões, acho que é viável manter a conexão no pólo 1 (malha) do splitter e cuidar realmente em não se ligar o phanton novamente, uma vez ligado já na outra mesa, digo isso porque se por ventura for utilizar "somente" o cabo do splitter em um evento menor, ter problemas pela falta da malha inutilizada, estou certo? Claro que quando no uso das duas mesas, sempre cuidar de estar utilizando a mesma fonte de energia pra ambas as mesas.

Voltando ao assunto do desbalancear o multicabo antes de chegar ao ampli de fones, fiz o teste, mas feliz ou infelizmente não pude sentir a real função do directbox passivo sendo utilizado inversamente, porque sem o DI, não apresentou uma interferência sequer, muito menos perda de qualidade nas altas, e olhe que foi usando um multicabo de 50 metros, mais um cabo de 10 metros da banheira até o DI com um adaptador xlr fêmea x fêmea(para se ter conexão xlr fêmea), mais um metros (desbalanceado) P10 stéreo x P10s stéreo, até a entrada do ampli do fone (HA4700), então, pelo visto estarei adquirindo os DIs mais por cautela e precaução do que a necessidade neste exato momento.

O DI da whirlwind modelo IMP2 que é passivo está saindo em média US 70, o similar da Behringer DI 400P saí a metade US 35, nunca o utilizei, o whirlwind eu conheço, mas em se falando de behringer, vocês acham que irá me atender a contento? Como precisarei ter sempre 8 DIs passivos, para o caso de ser preciso utilizá-los, se o DI 400 já atender, o custo benefício ficará bem melhor. OS DIs ativos da behringer nunca tive problemas, tanto nos DI-100 quanto nos DI-20.

Um detalhe quanto a conexão da banheira ao DI, por motivo de eu ter 16 conexões XLR macho, para utilizar com os sinais vindo do processador e outros para os auxiliares, tive que adquirir um adaptador XLR fêmea x fêmea para poder manter o padrão e utilizar qualquer cabo XLR, já que a conexão do DI passivo é XLR macho. As demais 32 conexões da banheira são todas XLR fêmea e são todas utilizadas para mics e instrumentos. Se a minha banheira fosse 100% XLR fêmea, isso não seria preciso, mas para enviar os sinais as potências já seria preciso novamente os adaptadores, mas desta vez, os XLR macho x macho, ou fazer cabos específicos o que não ficaria padrão, ou seja, nem tudo é perfeito....rssss. Na hora de determinar as conexões da banheira é difícil pensar nisso. Sem o uso dos DIs seriam cabos XLR fêmea x P10 stéreo, com os DIs, cabo XLR padrão, com adaptador XLR. Acham viável o uso destes adaptadores XLR ou melhor modificar as conexões da banheira para evitá-los?

Abraço a todos.
 
Caraca q texto GIGANTE rss,

Primeira coisa que me deixou Fu"Curioso", vc nunca teve problemas com as DI20 ???? ai ai ja tivemos 3 delas e TODAS, mais TODAS nós deixaram na mão, mesmo utilizando somente um canal delas, elas vazam sinal, chiam, criam interferências, só dor de cabeça.

Sobre as conexões, se fazem necessária as vezes, se for uma coisa que vai ficar sempre assim faça as mudanças, se não só as vezes, deixe os "adaptadores", simples e facil decidir.

como é tudo XLR, não se perde muito nas emendas, como nos P10.

8) 8)
 
LucasAlvarenga disse:
Caraca q texto GIGANTE rss,

Primeira coisa que me deixou Fu"Curioso", vc nunca teve problemas com as DI20 ???? ai ai ja tivemos 3 delas e TODAS, mais TODAS nós deixaram na mão, mesmo utilizando somente um canal delas, elas vazam sinal, chiam, criam interferências, só dor de cabeça.

Sobre as conexões, se fazem necessária as vezes, se for uma coisa que vai ficar sempre assim faça as mudanças, se não só as vezes, deixe os "adaptadores", simples e facil decidir.

como é tudo XLR, não se perde muito nas emendas, como nos P10.

8) 8)

Desculpe, acabo me empolgando e tento evitar o ping pong, mas acho que tenho que segurar a lingua a largar aos poucos pra que nao fique realmente extenso, senao o retorno é pequeno, pois nem tudo é comentado.

Sorte a minha amigo, e ja usei de tudo que é jeito o DI-20, 1 x 2, 1 x 1, 2 x 2, ela é sensivel e nunca a derrubei senao imagino que vaise desintegrar...rsss, nao como as robustas DI-100.
Mas e quanto as DI 400 ou 600, alguma opnião? Pelo custo baixo dá pra encarar?

Abraço
 
Nunca utilizei nenhuma dessas DI's, ai fica difícil opinar, mais se deu sorte com a DI20 rss pode ir tranquilo em qualquer outra XD

8) 8)
 
Back
Topo