nao sei quantos watts real eu tenho??

magaren

New Member
galera tudo certo?blz
eu tenho uma caixa ativa de 300w e uma passiva de 350w as duas ligadas uma na outra quantos watts eu tenho realmente de potencia ??
 
Esse negocio de potencia é uma verdadeira novela. Tem RMS, PMPO, potencia de pico, potencia continua...
Potencia não é volume.
Portanto quando se quer avaliar o "volume" da caixa, você deve analisar o "SPL" da mesma.
Tentando explicar melhor e de uma maneira simples:
Uma caixa taxada com 200w pode falar mais que uma de 300w? Sim
200w aplicados em um falante de alta sensibilidade e um bom projeto vai render muito mais "som" do que 300w aplicados em um falante e projeto de baixa qualidade.
Watts é o que o amplificador pode oferecer.
Volume/SPL é o resultado final que você escuta. combinação de tudo envolvido no projeto da caixa.
 
blz brother sou novato em som nunca ouvir falar em SPL e tenho uma caixa CSR ativa de 300w como posso saber o valor do SPL ?? desde ja fico agradecido blz
 
Essa informação deve vir no manual da caixa.
Porem vale lembrar que marcas mais conceituadas que lidam com um publico profissional, o manual vem completinho. tem SPL, frequência de corte, ângulo de dispersão e até gráfico de curva de resposta.
Caixas semi-profissionais estão acostumados a lidar com uma clientela menos exigente e o manual é bem simples, omitindo varias info que eles julgam desnecessárias.
 
magaren disse:
galera tudo certo?blz
eu tenho uma caixa ativa de 300w e uma passiva de 350w as duas ligadas uma na outra quantos watts eu tenho realmente de potencia ??

essa questão de watts rms é muito complicada, pq não é fácil medir com precisão a potência real. por isso prefiro sempre comprar de fabricantes conceituados. se o amplificador da sua caixa ativa tem potencia suficiente para atender a ela própria e a passiva, então vc terá teroricamente 650w. 
agora spl é outra coisa, trata-se do nível de pressão sonora. existem meios para se medir o spl de um som.
tem tbm a questão da impedância. bobinas  com menor impedancia puxam mais potencia do amplificador. já o amplificador com menor impedancia manda mais potencia rms. um exemplo: se vc tem dois falantes iguais um de 8ohms e outro de 4 o de 4 vai falar mais alto e se vc tem 2 amplificadores iguais um trabalhando em 4 ohms e outro em 2 o que ta trabalhando em 2ohms vai tocar mais.
 
Simples, se a sua caixa Ativa alimenta uma Passiva, então o amplificador dela fornece 300 Watts em 4 Ohms.
Uma caixa sozinha vai ter aproximadamente uns 150 Watts de alimentação.
Considerando que quando se liga a Passiva o amplificador vai dividir a potencia entre as duas caixas então a Ativa vai ser alimentada por algo em torno de 150 Watts, e a Passiva em teoria vai ter algo em torno de 100 Watts de alimentação, porque sempre exite perdas por diversos fatores.
Agora o quanto de SPL você vai ter com uma e com duas só vendo o manual de cada caixa.
 
Tá vamos lá
Primeiro uma e escrava da amplificada então ambas estão em paralelo, simples pegue o multímetro e faça a medição em Ohms dos falantes em paralelo como esta, é provável que de 4 ohm e caso dê é só seguir um conta básica.
Dai vc pega a escala e coloca para medição de tensão vamos, supor que na saída do amp esteja dando 20 volts
Potência = Tensão x Corrente
então
Dessa forma devemos utilizar a equação:
Potência = Tensão x Tensão / Impedância
No nosso exemplo teremos:
Potência = 20V x 20V / 4 Ohms
Potência = 100W RMS
simples assim
deu pra entender ?
 
Back
Topo