Necessidade de Crossover

Deiny

Active Member
Bom dia!

Recentemente fizemos a compra dos equipamentos do PA para um novo templo, sendo composto por caixas ativas attack (12" + TI nas altas e sub de 15), porém no momento estamos usando da seguinte forma: Saída L do mixer diretamente para altas e saída R do mixer para os subs, utilizando o corte em 100Hz do próprio sub.

Minhas perguntas são: estou fazendo alguma aberração ligando as altas em full range + sub cortando em 100Hz (12db/8a)? Haveria algum ganho significativo fazendo o corte para as altas a partir da saída do sub? Melhor ainda seria usar um crossover ativo para fazer os cortes corretos em 24db/8a?

Obrigado!
 
Não diremos que esta errado, mas não é o ideal.
Dessa forma seu sistema esta em MONO, então não use o PAN pois o PAN no seu caso vai significar a dosagem entre PA/SUB ja que o L/R correspondem aos mesmos respectivamente.
 
Não diremos que esta errado, mas não é o ideal.
Dessa forma seu sistema esta em MONO, então não use o PAN pois o PAN no seu caso vai significar a dosagem entre PA/SUB ja que o L/R correspondem aos mesmos respectivamente.

Ok, quanto ao fato do sistema estar em mono e suas consequências eu estou ciente. Minha dúvida é quanto aos cortes entre altas e sub, como mencionei acima.
 
Sem problemas fazer os cortes no próprio SUB, desde que estes cortes te agradem.
 
O ideal é ligar as caixas no sub para assim fazer o corte para as altas. Dessa forma ta tudo em full range, então há sobreposição e freqüências, o que não é ideal.
 
O ideal é ligar as caixas no sub para assim fazer o corte para as altas. Dessa forma ta tudo em full range, então há sobreposição e freqüências, o que não é ideal.

Era essa a minha dúvida... Se a sobreposição de frequências seria ruim... Agora a dúvida é: vale a pena comprar um crossover ativo pra fazer os cortes em 24db/8a? Ou o corte em 12db/8a que o sub faz é bom suficiente? (O corte recomendado pelo fabricante para as caixas altas é 100hz em 24db/8a)
 
Se o PAN ficar no centro, não há nenhuma diferença entre ligar o R no SUB ou ligar o TRHU da caixa no SUB.

Como é seu PA? L/R?
Quantos SUB você usa?
 
Se o PAN ficar no centro, não há nenhuma diferença entre ligar o R no SUB ou ligar o TRHU da caixa no SUB.

Como é seu PA? L/R?
Quantos SUB você usa?

Meu PA é mono, tenho uma ativa e uma passiva de alta e sub... Mas minha dúvida agora é se há vantagem significativa em usar um crossover ativo (externo) pra fazer o corte em 100hz 24db/8a como recomenda o fabricante, ou se usar o filtro 12db/8a do próprio sub pra cortar para as altas seria suficiente.
 
Bem... Teoricamente todo fabricante que disponibiliza o crossover embutido já o fornece nos parâmetros necessários para proteger o SUB.
Sempre usei o corte do próprio SUB com bons resultados.

Eu não usaria um externo só pra isso, mas teste os dois e ve qual te agrada mais.
Não tendo diferença, uso o do próprio SUB.
 
Back
Topo