No-break para Console Digital e Periféricos

Olá amigos do SaV,
Temos uma Console Digital Yamaha 01v96, um ADA Behringer,um Processador DBX Drive Rack 260, um DVD Philips,
um Receptor Shure SLX, um Receptor Shure PGX, um Print Server Tp-link Tl-ps310u Usb 1p Storage, um roteador tp link e um Notebook.
A dúvida é como escolher um no-break para ligar todos esses equipamentos.
Eu vi em outro tópico mais antigo o ************ indicar este modelo: AQUI
O que acham deste modelo ? Atenderia minha necessidade?
Abraço.
 
Não tenho conhecimento profundo sobre eletricidade.
O pessoal fala sobre sinal senoidal puro, não sei o que, blablabla...
Sinceramente não sei, na prática, o que significa.

Já vi gente ligando mesa digital em tudo quanto é tipo de transformador/estabilizador furreca sem problemas.
Só não sei como fica a vida útil do equipamento.
 
Nobreak online ao contrário do modelo off-line não interrompe o fornecimento quando há uma queda de energia. A saída é alimentada constantemente por uma combinação de recursos da rede elétrica ou da bateria. Na verdade esse é o objetivo principal do nobreak.. .Não desligar os equipamentos até que você possa fazê-lo com segurança.

Abs,
 
na minha modesta opinião, você tem que somar quanto todos esses equipamentos vão consumir de energia, ex: se der 1000v esse de 1400 atende muito bem, só não pode colocar um nobreak de menor Vats (seria W ou V sei lá!), em relação à soma dos equipamentos, pois se houver queda de energia ou acabar ele não aguentará nada.

espero ter ajudado!
 
vilhenamix disse:
na minha modesta opinião, você tem que somar quanto todos esses equipamentos vão consumir de energia, ex: se der 1000v esse de 1400 atende muito bem, só não pode colocar um nobreak de menor Vats (seria W ou V sei lá!), em relação à soma dos equipamentos, pois se houver queda de energia ou acabar ele não aguentará nada!
É quase isso...
Notou que a medida do nobreak é “VA” (Volt ampere)
Então você tem que pegar o consumo de todos os equipamentos, somar, passar para VA.
Assim você saberá o consumo de todo sistema, pega esse valor acrescenta 30% como fator de segurança e saberá qual a dimensão do nobreak a se comprar.

Com base no que você postou, peguei no site dos fabricantes seus consumos...
Veja só!

Código:
Yamaha 01v96                     90w
Shure SLX                        20w
ADA Behringer                    25w
DBX Drive Rack 260	            18w
DVD Philips	                    -
Receptor Shure PGX	            20w
Print Server	                  4,6w
Roteador tp link                  -
Notebook                          -
Total em (W)                     177,6w
Total em (VA)                    197,33VA
Fator de segurança (30%)         256,33VA
Usando um fator de potencia de 90(%) que é o mais comum aqui no RJ.
Se seu FP ai for diferente, divida o total em W pelo seu FP e achará sem consumo em VA.

Sendo assim, concluímos que aquele nobreak citado de 1400VA agüentaria tranqüilo estes equipamentos supracitados que tem seu consumo já com um fator de segurança de 256VA.
 
pTjz disse:
Total em (W) 177,6w
Total em (VA) 193,04VA
Fator de segurança (30%) 250,95VA
Usando um fator de potencia de 90(%) que é o mais comum aqui no RJ.
Se seu FP ai for diferente, multiplique o total em W por (1/FP) e achará sem consumo em VA.
Eu tenho uma apostila de Como Calcular o Consumo em KVA - Watts - Ampéres, que foi adquirida aqui: <!-- m --><a class="postlink" href="http://dicasdesomeluz.blogspot.com.br/2008/11/como-calcular-o-consumo-em-kva-watts-e.html">http://dicasdesomeluz.blogspot.com.br/2 ... tts-e.html</a><!-- m -->
Nesta apostila diz para somar o consumo em wats como vc fez, e multiplicar por 1,52 para transformar em VA, e depois
multiplicar por 1,3 para ter os 30% de segurança (folga).
Agora fiquei em dúvida quanto ao cálculo, 1,52 não é regra ? Cada região tem uma fórmula diferente?
Na apostila não diz nada sobre variáveis como a região, por isso havia entendido que 1,52 era regra.
 
peligo disse:
Na minha cidade a voltagem padrão é de 220V (Santos, sempre Santos!)

Um filtro deste da Clone F8 Plus 01087 (review) --> http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=5419886&postcount=318 ligado a um transformador de 110V para 220V seria uma boa proteção pra uma Yamaha MG206C ?
Veja só, filtro de linha tem funções especificas, o bersan escreveu um artigo muito bom sobre isso: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=173">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=173</a><!-- m -->
No final do artigo tem uma tabela para fácil entendimento das aplicações de filtro de linha,estabilizadores , no-breaks e geradores,defina através desta tabela que tipo de proteção vc quer, e ai saberá se o filtro irá lhe atender.
Abraço.
 
marciorogeriu disse:
multiplicar por 1,3 para ter os 30% de segurança (folga)
1,3 para achar 30%? Você quiz dizer 0,30 não!? [Valor x 30 / 100] ou multiplica por 0,30 direto...

marciorogeriu disse:
Nesta apostila diz para somar o consumo em wats como vc fez, e multiplicar por 1,52 para transformar em VA
Para achar VA você tem que multiplicar o consumo em watts pelo fator de potencia.
o fator de potência está limitado de 0 a 1 (leia-se 0 a 100%), multiplicar por 1,52 significa dizer que seu fator de potencia é 152%, o que não existe...
Então o cara deve estar utilizando 0,52 que é fator de potência considerado por ele.

marciorogeriu disse:
Agora fiquei em dúvida quanto ao cálculo, 1,52 não é regra ? Cada região tem uma fórmula diferente?
Na verdade não é bem assim, as operadoras que nos vendem energia estipulam X valor para casas com X% de FP, então as regiões tem PREÇOS diferentes para FP's diferentes...
Por exemplo, um No-Break de 1kVA é capaz de alimentar uma lâmpada de 1000W, porém este mesmo nobreak terá capacidade de alimentar um computador com consumo de 650Watts.
:shock: Porque isto? Porque o fator de potência de uma lâmpada é de 1 (100%) e do computador 0,65 (65%).

O calculo que passei não está seguindo muito todas as tangentes que regem a elétrica de verdade...
Mais dimensionando assim você terá menos chances de errar.
Lembrando que a idéia não é aguentar X horas com tudo ligado, a idéia é dar tempo para desligar corretamente os equipamentos em caso de falta de luz e evitar picos, corte e volta de energia repentina, etc...
 
Não gosto destes no-breks da SMS, já tivemos alguns aqui na nossa empresa e começaram a dar problemas muito cêdo. Começam a disparar alarme de falta de alimentação mesmo com a energia ligada normalmente, ou disparar alarme de bateria descarregada sendo que fica ligado o tempo todo na energia. Passamos a comprar um nobrek da ragtech, é um pouco mais caro mais é excelente. Temos instalado varios nobreks aqui nas nossas empresas em CPD'S e não temos tido problemas, tem me surpreendido. O bom deles é que o modelo infinium digital te mostra em tempo real a tensão de entrada, tensão de saida estabilizada em 115v, carga da bateria em % em potência utilizada do nobrek em %. Neste ultimo caso, você sabe se esta ou não sobrecarregando o nobrek. Este nobrek lê a rede de entrada em 15 mil vezes por segundo e atua nas saidas com seu estabilizador com 4 estagios de regulação ON LINE. Segue o link: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.jaguara.com.br/produto.php?proid=13313&NOBREAK+RAGTECH+INFINIUM+DIGITAL+1600VA+SWU/BS-TI+TRIVOLT+GRAFITE+RAGTECH">http://www.jaguara.com.br/produto.php?p ... TE+RAGTECH</a><!-- m --> . Veja nas especificações as proteções e compare com os outros.
 
Gente oque vocês acham deste filtro de linha, para ser ligado em mesa analógica.
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.sms.com.br/produtos/Protetores-SMS/Protector-Clean-Energy">http://www.sms.com.br/produtos/Protetor ... ean-Energy</a><!-- m -->
Tem comentários sobre ele aqui
<!-- m --><a class="postlink" href="http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=4886634&postcount=142">http://forum.clubedohardware.com.br/sho ... tcount=142</a><!-- m -->
Fiquei com duvida se para sonorização ele seria bom.
 
Tô caindo de pára-quedas aqui, mas lá vai:

pTjz disse:
marciorogeriu disse:
multiplicar por 1,3 para ter os 30% de segurança (folga)
1,3 para achar 30%? Você quiz dizer 0,30 não!? [Valor x 30 / 100] ou multiplica por 0,30 direto...
Estava certo, multiplicando por 1,3 se tem um aumento de 30%.

pTjz disse:
marciorogeriu disse:
Nesta apostila diz para somar o consumo em wats como vc fez, e multiplicar por 1,52 para transformar em VA
Para achar VA você tem que multiplicar o consumo em watts pelo fator de potencia.
o fator de potência está limitado de 0 a 1 (leia-se 0 a 100%), multiplicar por 1,52 significa dizer que seu fator de potencia é 152%, o que não existe...
Então o cara deve estar utilizando 0,52 que é fator de potência considerado por ele.
Para calcular a potência aparente, tem que dividir a potência ativa pelo fator de potência. Se ele está multiplicando por 1,52, quer dizer que está considerando um FP de 0.66.
 
rafaellerm
O que eu disse é correto, e o que você disse também é correto, depende da aplicação.
Para achar 30% do valor é 0,30, para achar a soma de valor com porcentagem 1,30.
Quanto é 10% de 100? 100 * 0,10 = 10.
Quanto é 100 + 10%? 100 * 1,10 = 110.

É que minha cabeça estava em outra linha de raciocínio.

rafaellerm disse:
Para calcular a potência aparente, tem que dividir a potência ativa pelo fator de potência.
Potencia aparente nada mais é que a soma da potencia ativa e reativa.
Mais independente do que ela seja, não vejo o porque ela deve ser considerada para fins de cálculos (superficiais) de um nobreak, afinal de contas, se você já tem seu FP, você já tem uma noção do que será provido e do que realmente será consumido pelo sistema.

Porém realmente me equivoquei no post, pois Potência = Volts x Ampères ou seja, W = VA.
Sendo assim Potência = VA x Fator de Potência, logo VA = W/FP.
Vou corrigir o post anterior.

rafaellerm disse:
Se ele está multiplicando por 1,52, quer dizer que está considerando um FP de 0.66.
Na verdade é 1,515 então quem fez sua apostila arredondou.
Como disse, o FP varia de 0 a 1, então 1 / 0,66 = 1,515.
Mais eu não costumo fazer desta forma, eu divido direto a potencia total em VA pelo meu FP (0,9) e ainda adiciono o fator segurança.
E nunca tive problemas.
Usamos 3 nobreaks de 3kVa aqui na igreja para manter toda secretaria e servidores, e nunca tivemos nenhum problema.
Todos foram dimensionados assim.
 
Vejam só o que achei em um site :
Como calcular o nobreak/estabilizador ideal?

Uma das dificuldades que os usuários tem é transformar o consumo em Watts estimado para o seu equipamento na unidade VA ou KVA que é utilizada na nomenclatura dos nobreaks e estabilizadores. A forma correta de calcular isso é pelo fator de potência, quando ele estiver disponível.

Supondo uma fonte ATX de 350w sem PFC, o fator de potência usado pelas boas marcas é em torno de 70%, então dividimos 350 por 0.70 e teremos um consumo máximo de 500 VA somente para atender a fonte ATX e os componentes dentro do gabinete.

Um monitor CRT de 19 polegadas consome cerca de 100 W e apresenta um fator de potência de 50%, assim podemos estimar mais 200 VA somente para o monitor. Os demais periféricos consomem muito pouco podemos estimar mais 100 VA para todos em conjunto, com exceção das impressoras a laser e das caixas de som amplificadas que precisam de um calculo especifico conforme suas especificações.

Assim sendo, temos aproximadamente 800 VA de consumo máximo, e precisaríamos de um nobreak ou estabilizador que fornecesse essa potência, certo?

Errado. É preciso também saber qual o fator de potência do estabilizador ou nobreak para calcular a quantidade de Watts que ele suporta e verificar se as duas medidas são atendidas. Alguns modelos populares bem conhecidos, na faixa de 600 VA possuem fator de potência de 35% somente, algo em torno de 210 Watts, suficiente para um PC modesto com monitor de 14 polegadas.
Como regra geral, podemos recomendar para PC mais modernos e potentes um nobreak ou estabilizador de no mínimo 1000 VA, ou 350 Watts pelo pior caso de fator de potência.

Esse nobreak da APC faz parte da linha corporativa da empresa e surpreende pelo baixo preço, em torno de 600 reais no mercado brasileiro.
Fonte : <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.sinergiainformatica.com.br/No%20Breaks/nobreak_apc_br1500.html">http://www.sinergiainformatica.com.br/N ... r1500.html</a><!-- m -->
Se eu entendi bem tenho que saber qual é o fator de potência de cada equipamento e mais do no-break para saber se atende ?
 
rafaellerm disse:
Mas é justamente em cima da potência aparente que se deve calcular o valor do nobreak.
Poderia explicar o porque?

Sinceramente não consigo ver o porque interessa a PA para dimensionar um nobreak...
Uma vez que você considera um valor para FP ao meu ver não há necessidade de se considerar a potencia aparente, pois o FP já é uma relação entre potência ativa e potência reativa!
As relações são simples.

Alto fator de potência indica uma eficiência alta.
Baixo fator de potência indica uma eficiência baixa.

E como ele é a relação entre a PA e PR, está contido no seu 1,52 por exemplo o valor de ambas, pra que isolar a mesma e encontrar seu valor? Qual é a finalidade?
E mesmo que “a encontre” estará longe do valor real, pois está usando valores supostamente dados, quando na realidade estes cálculos são vetoriais!

O que foi proposto é, dar valores próximos da realidade para um simples dimensionamento.
 
Back
Topo