No-Break

Olá Menino do Som.

A melhor coisa a fazer é contatar os fabricantes de no-breaks, informar todos os equipamentos disponíveis (para calcular a demanda de energia) e dizer que a indicação é para áudio.

Muitos no-breaks para o mercado de informática não servem para áudio, pois introduzem na linha de alimentação ruídos indesejáveis (e perfeitamente audíveis). Isto não tem problema para informática (as fontes dos computadores são imunes a esses ruídos), mas os torna inadequados para o uso com áudio. Ou seja, o fabricante tem que ser consultado para certificar que não há problemas na saída.

Gosto nos no-breaks Engetron, são caros mas excelentes. No Ceará tem a Microsol, também bom fabricante.

Um abraço,

Fernando
 
Olá Giorgio,

depende do que o Menino do Som chama de "médio porte", e também da implementação dada.

Existem no-breaks bons para áudio de baixo custo, até menos de R$ 1.000,00. O problema realmente é a capacidade, geralmente baixa em equipamentos deste preço, não aguentando muitos equipamentos.

Mas às vezes não é necessário que aguente. Vou dar o exemplo. Em um evento grande que fiz para 6.000 pessoas, em um ginásio, eu deixei um no-break de 1,2KVA alimentando a mesa de som, os periféricos (todos de consumo baixo) e um único amplificador de 500W, que alimentava 2 caixas apenas.

Foi conversado e explicado às lideranças da igreja que, caso faltasse luz, eles teriam 15 minutos para usar os microfones do púlpito para organizar a saída das pessoas. Não seria possível continuar normalmente o culto, mas evitaria situações de pânico.

Caso fosse necessário prover o sistema de energia 100% para todos, acredito que a melhor hipótese seria alugar um sistema completo de gerador de energia, desses que usa em hospital. Foi o que fizerem no mesmo ginásio, no ano seguinte, quando a reunião foi para 10.000 pessoas.

Um abraço,

Fernando
 
Bom se esse evento foi uma reunião de jovens, se não me engano em novembro, eu estava lá!

E posso dizer, o som ficou ótimo, eu lembro inclusive dos geradores, dois caminhões lá fora....
(Se é que foi o culto que eu estou pensando né?)
 
fernando ! parabens por conseguir convenser os lideres para isso , vc é quase um heroi

Exagero. Não foi nada disto. Na ânsia do "não podemos gastar nem um tostão", o pessoal esquece da segurança. A história toda é a seguinte:

Já havíamos feito por 3 anos seguidos 3 reuniões em um ginásio de esportes da cidade. Eram reuniões grandes, para até 3.500 pessoas, manhã, tarde e noite. Mas o ginásio era relativamente aberto, com 8 pontos de acesso (3 em cada lateral mais frente e atrás). Estas reuniões não tivemos nenhum tipo de suprimento de energia, mas por graças a Deus não houve problemas de falta.

No quarto ano, a coisa mudou de ginásio e de proporção. Os eventos passaram a ser para 6.000 pessoas, duas reuniões no maior ginásio da cidade, tarde e noite. Só que este tinha 2 acessos apenas, que apesar de grandes, poderiam causar tumulto em caso de problemas. Além disso, o próprio ginásio é bastante fechado e escuro.

Bem, NINGUÉM DA LIDERALANÇA LEMBROU QUE, CASO FALTE ENERGIA E FIQUE TUDO ESCURO, PODERIA HAVER PÂNICO. Nestas horas, alguém com um microfone para orientar ajuda, e muito. Eu fiz, implementei, e só comuniquei da possibilidade. Não tive que convencer ninguém, e usei meu no-break de computador para isto. Fiz uns testes, vi que dava para alimentar tudo e falar por uns 20 minutos (avisei 15 para ter 5 min de garantia), e pronto.

Felizmente, não precisou.

No ano seguinte, as mesmas reuniões, no mesmo lugar, já foram para 10.000 pessoas cada. E como Deus é bom, um oficial do Corpo de Bombeiros foi levantado Pastor e, como membro da comissão organizadora do evento, exigiu a presença de geradores de energia.

MSFelicio,

esse evento que você citou eu estava lá. Foi bom demais.

Um abraço,

Fernando
 
A instalação de geradores ou no breaks é exigência obrigatória para o Corpo de Bombeiros liberar a autorização para a realização de eventos deste porte. Recentemente o prédio onde cuido da instalação elétrica, que possui mais de 10.000 trabalhadores, passou por vistoria dos bombeiros e a primeira coisa que vieram buscar foi as informações dos nossos grupos geradores. No nosso caso, além dos geradores também utilizamos nobreaks para iluminação essencial (rotas de fuga).

Sds,

Eduardo.
 
Coloco um nobreak de 600VA ou mudo a instalação eletrica

Estou com o seguinte problema.

Na minha igreja toda a vez que se liga o ventilador, não inporta a onde ligue, sempre da-se um tiro (barulho nas caixas). Como eu trabalho na area de Info. eu pensei em usar um Nobreak da SMS de 600VA para ver se amenizava o problema, mais ai pinto a duvida. Será que ele segura esses equipamentos?

*01 - Mixer Ciclotron AMBW 16
*02 - Amp DBL 1500
 
Olá filippigf, seja bem vindo ao SomAoVivo.

Acho que não. Nem pelas mesas, cujo consumo é sempre baixo (a VEGA, enorme, com 48 canais, consome 350W, menos que um liquidificador).

Mas os amps... cada um tem 360W de potência. 2 deles = 720W.

Seu no-break tem 600VA, mas VA não quer dizer Watt, há um negócio chamado de "fator de potência" que "corrige" o valor para Watts, e depende do tipo de equipamento que está ligado ao no-break.

Dependendo da carga, seu no-break só segura 300W (fator de potência = 0,5), ou então até 500W (fator de potência = 0,8).

Agora, 2 amps (720W) + mesa (80W) = 800W. Vai torrar o no-break de 600VA.

----------------------
Filippigf, quanto a sua dúvida doproblema do ventilador, leia na nossa seção de artigos uma série chamada "Eletricidade e Sonorização". Está tudo lá.

Um abraço,

Fernando
 
Boa Noite ! Estamos com problemas em nossa igreja .
Temos 2 amplificadores wvox 4000,mesa yamaha de 32 canais e 4 receptores de microfones . Gostaria de uma ajuda de qual no-breaks devo comprar ?
 
Olá Menino do Som.

A melhor coisa a fazer é contatar os fabricantes de no-breaks, informar todos os equipamentos disponíveis (para calcular a demanda de energia) e dizer que a indicação é para áudio.

Muitos no-breaks para o mercado de informática não servem para áudio, pois introduzem na linha de alimentação ruídos indesejáveis (e perfeitamente audíveis). Isto não tem problema para informática (as fontes dos computadores são imunes a esses ruídos), mas os torna inadequados para o uso com áudio. Ou seja, o fabricante tem que ser consultado para certificar que não há problemas na saída.

Gosto nos no-breaks Engetron, são caros mas excelentes. No Ceará tem a Microsol, também bom fabricante.

Um abraço,

Fernando

Boa tarde meu santo.
Para usar apenas numa mesa digital serve ?
 
Fala galera,

Estou montando um projeto e gostaria de tirar essa dúvida com vcs aqui no forum.O projeto consiste em música ao ar livre sem alimentação por tomadas de energia minha dúvida está em qual bateria estacionária adquirir.segue abaixo para facilitar na ajuda.Equipamentos:

caixa de som 1 dbr 12 yamaha(especificação fala em 1000w mais ou menos a metade deve ser continuo) e 74w de consumo,porém não entendi essa informação.
pedal de guitarra é uma GT100
pedal de voz é um voicelive3 extreme
inversor 12v de onda pura de 3000w pico e 1500w continuos
bateria estacionária a principio uma df500 de 40 amperes

projeto irá durar em média 2 a 4 horas.

quem puder ajudar na conta para adquirir a amperagem correta da bateria agradeço pelo apoio.

um abraço a todos
 
Oi @JulianaeGabriel, posso estar equivocado em algo que vou dizer abaixo (vou fazer algumas contas de padeiro mas vou tentar ajudar rsrs):

1) Sobre a informação dos 74w de consumo, são 74w de consumo elétrico (mesma unidade de medida de qualquer equipamento elétrico).

2) Sobre dimensionar a bateria, estou considerando os equipamentos acima listados e considerando um consumo máximo de 100w para ter uma certa folga no sistema. Há também a perda do inversor, então nesse caso, vamos adotar uma eficiência de 90% para o inversor. Sendo assim:

74w da caixa + 26w de folga = 100w

Nesse caso, 100w / 12v = 8,33 Amperes

8,33A dividido por 0,9 (eficiência do inversor) = 9,25 Amperes

Nesse caso, uma bateria com capacidade de 40A hora pode dar 10A ao longo de 4h... Se possível, eu pegaria uma de 60A para ter um pouco mais de folga e um inversor bacana...

Se eu estiver errado, me corrijam por favor!
 
Back
Topo