Nota De Ouvido !

Lucas Dutra

New Member
Fala amigos tudo blz , venho aki pedir mais uma vez uma ajuda de vcs , tenho um musico na minha igreja qe toca violao , mas ele naum consegue , pegar a altura da voz da cantora nos hinos da harpa , vcs teriam alguma dica pra mim dar a ele pra ele treinar mais o ouvido pra ficar bom , Deus abençoe galera , estou aprendendo mt com vcs aki .
 
Ele toca na base do decoreba? Ou seja somente por cifra???
Caso a resposta seja sim nos dois casos, estudar percepção seria o melhor caminho.
 
É sempre a mesma cantora dos hinos da Harpa? Se sim, ensaiar antes e anotar as notas com que ela canta já vai ajudar bastante. Não sei se é o seu caso, mas tem pessoas que acham que só por ser hinos da Harpa não precisam ensaiar.
 
oseiasgsousa disse:
É sempre a mesma cantora dos hinos da Harpa? Se sim, ensaiar antes e anotar as notas com que ela canta já vai ajudar bastante. Não sei se é o seu caso, mas tem pessoas que acham que só por ser hinos da Harpa não precisam ensaiar.
Pode até ser.
Mais ainda bato na tecla, neste caso nas "cordas",kkk, que o interessante seria o cidadão estudar percepção musical.
E se em uma eventualidade mudar a cantora???
E o próprio irmão do violão vai ficar restrito a só tocar hinos da Harpa????(Não estou desmerecendo o hinário, apenas enfatizo que o irmão do violão pode alçar vôos maiores, dentro do contexto da área de louvor na sua congregação).
 
Neemias, o que citei foi em complemento ao que você tinha postado anteriormente. Concordo plenamente com você.
Até porque, o estudo da "percepção musical" será mais eficaz com bastante treino e "ENSAIOS". O contato constante com o instrumento lhe trará "intimidade" com a musica.
E como já citei anteriormente, conheço muitas congregações que os músicos não se preocupam com a execução dos hinos da Harpa Cristã, até ensaiam os outros louvores mas na hora da execução destes hinos levam de qualquer maneira.
 
Aos 14 anos de idade eu comecei a tocar na igreja. E posso dizer que os músicos de igrejas que tocam sob improviso tem que se aperfeiçoarem bastante. Igrejas como a que eu frequento (Assembléia de Deus) , alguem chega e simplesmente começa a cantar. O músico as vezes tem que descobrir o tom e o ritmo da música.

Agora, se a pessoa que tá cantando vai de Dó a Si (tonalidade) , é muito difícil mesmo pra o mais qualificado musico!

Muito treino é a solução. Mas o ideal é mesmo tirar um tempo e ensaiar com a pessoa que vai cantar, mesmo que seja os hinos da harpa, cantor ou qualquer outro hinário. Marcar o tom no hinário é uma boa solução. Dá o tom ou solar o começo da melodia também acho válido.
 
Oseias Guimaraes
Desculpe-me por não ter entendido sua colocação.
Lucas Dutra
Hoje existem muitos Cd's instrumentais de diversos cânticos, e com arranjos bem elaborados. Mas, não muito complicados de se executarem.
Acho eu uma boa alternativa. E como o Oseias disse:"bastante treino e ensaios" fortalecerão seu músico.
 
então, assim, algo como, o instrumentista conhecer a melodia do hino a ser tocado e, encontrar a tessitura vocal da pessoa que irá cantar. depois é só realizar o transporte para o tom desejado.
Ex: um hino que tem o tom fundamental de Dó Maior, e a cantora canta melhor no campo de Mi Maior, ai basta transportar as notas do hino para o campo melódico da cantora. entendeu ?
 
rickeloy disse:
então, assim, algo como, o instrumentista conhecer a melodia do hino a ser tocado e, encontrar a tessitura vocal da pessoa que irá cantar. depois é só realizar o transporte para o tom desejado.
Ex: um hino que tem o tom fundamental de Dó Maior, e a cantora canta melhor no campo de Mi Maior, ai basta transportar as notas do hino para o campo melódico da cantora. entendeu ?

outra coisa, nesse caso sempre é ideal ensaiar um pouco antes, ate porque a própria pessoa que ira cantar vai sentir, dizendo: tá muito alto nesse tom, ou, tá muito baixo. entendeu ?

outra, estudar a teoria musical é fundamental, a pessoa passa a sentir a música de outra forma quando se tem um pouco de conhecimento.
 
Back
Topo