[novato] Som para banda (samba/choro/"pagode")

tubasaur

New Member
Olá pessoal,

sou novato no fórum e não manjo muito de marcas boas e marcas CB, porem entendo bastante de sistemas de amplificação e etc, já estou pesquisando aqui a uns dias, porem tem muitos tópicos e as opiniões são tao vastas que eu fiquei perdidão, a galera daqui fala muito em som de igreja e etc, porem meu caso é um pouco diferente do que vejo na maioria dos topicos.

vamos ao que estou querendo fazer, aceito sugestão de marcas, equipamentos tudo mais.

tenho uma banda de samba e choro e cansei de alugar equipamentos na maioria das vezes são 2 PA's de 400W e um retorno 150~200W já da legal para umas 150~200 pessoas uma vez que a banda toca um pouco recuada.

eu queria saber da moçada o que seria o ideal para tocar para ate 300 pessoas em ambiente aberto na maioria das vezes, tenho em caixa 4.000 reais para investir no melhor que esse dinheiro puder comprar, porem não faço ideia do que comprar, já que são muitas as opções

estava pensando nisso:

1 ou duas caixas amplificadas ativas +-250W @400W peak
1 caixa passiva na mesma marca e modelo das duas ativas ai de cima (no caso mais pra frente comprar outra)
1 caixa amplificada ativa +-100~150W para o retorno (retorno baixo mesmo, não precisamos escutar muita coisa, é so referencia. a caixa fica bem perto da galera)
Mesa de 16+ canais ( uma boa que nao seja muito cara)

o que eu queria saber de vocês amigos foristas era qual o melhor CxB de marcas e equipamentos que esses R$4.000 podem me oferecer.

fico grato desde já pela ajuda.
 
tubasaur disse:
tenho em caixa 4.000 reais para investir no melhor que esse dinheiro puder comprar
É pouco. Se vc busca qualidade, é bem pouco.

Vc precisa comprar caixas (PA), monitores, mixer, microfones, DIs, cabos, pedestais, cases, suportes, etc, etc, etc. Além desse custo (que não é baixo se vc comprar tudo minimamente decente), vc ainda precisa de um operador (se vc já não for um, ao invés de membro da banda, claro) e se preocupar com manutenção e segurança do equipamento.

Fora que ainda precisa montar e desmontar o sistema a cada apresentação, constituindo mais trabalho e cansaço.


Alugar é mais negócio.


Alugando de uma empresa conceituada, por um preço razoável vc tem todo o suporte necessário (não se cansa) e acesso a equipamentos de qualidade.
Vc diz que tá cansado de alugar -- pode ser que sua experiência com uma dada empresa tenha sido ruim. Tente trabalhar com outra.

Som é responsa. Cuidar de uma banda e ainda do som é complicado.
 
TSA disse:
Vc precisa comprar caixas (PA), monitores, mixer, microfones, DIs, cabos, pedestais, cases, suportes, etc, etc, etc.
Som é responsa. Cuidar de uma banda e ainda do som é complicado.

Na realidade, já temos nosso operador de som na banda, também temos microfones, cabos, pedestais e cases, quando alugamos só alugamos as caixas, a mesa e o retorno
geralmente tocamos pra 150~200 pessoas e só usamos duas caixas ativas e um retorno meia boca, sempre funcionou bem.

a pergunta no tópico foi relativo somente a parte do equipamento de som mesmo

estava pensando em algo como:

2 caixas ativas de uns 300W 8ohms ou uma ativa e uma passiva que de +- 600W em 4ohms
1 caixa ativa de 100W pro retorno ( que nao precisa ser as mil maravilhas do mundo )
e uma mesa de 16+ canais
queria saber o que 4.000 reais conseguem fazer de melhor para esses equipamentos.

mas obrigado pela sua resposta ^^ foi bem util
 
Não adianta vc ter 1000W se seu alto falante tem 50db de sensibilidade. O que conta é pressão sonora, vc deve procurar um caixa com boa sensibilidade, ou se for ativa com mais preão sonoral Ex.: 127dB SPL...
 
Procure por pressão continua, não se guie em maxima pressão sonora.

Mesma coisa é 500rms, maximum 1000watts ou algo assim.

Procure o valor real em continuo.

Sobre pressão realmente varia pouco.

Exemplo.

Temos um falante de 500rms a 98db spl, e temos um de 1000rms a 95db spl.

Teóricamente o de 500rms falaria mais, mas o de 1000rms, tem o dobro de potência, nesse caso se equivaleria + -.

Abraço
 
vou sair hoje e ir em algumas lojas de som profissional aqui da região para levantar preços e equipamentos, levarei em conta as dicas que vocês passaram aqui, quando voltar posto o que achei e os preços, se alguém puder ajudar depois disso seria muito legal ^^
 
Aproveitando o topico heheheh galera eu tenho duas caixas dessa...e uso com uma behringer ep 4000 funciona muito bem, mas nada profissional...
vi que estao falando de pressao sonora ,...entao peguei o manual da caixa e coloquei as especificacoes ai pra vcs verem e me dizer porque tem tres tipos de db SPL, resumindo e essa caixa e boa ou nao...hehehehe
eu sempre uso para um grupo de samba e choro e instrumental....
abracos
a ia esquecendo uso ela com sub da gradus de 18...

LHP215P
Potencia de Pico 2000 Watts
Potencia de Programa Musical 1000 Watts
Potencia RMS 500 Watts
Respuesta de Frecuencia (-10dB) 50Hz – 20KHz
SPL Máximo Pico (calculado) 133dB SPL
SPL Máximo Programa (calculado)
131dB SPL
SPL Máximo RMS (calculado)
128dB
SPL
Gabinete Sistema Bass-Reflex
Material del
Gabinete
Compensado (Plywood)
Pintura Poliuretano Texturizado
Impedancia
4?
Crossover Butterwoth 12dB/8ª
Frecuencia
de Corte
1.500 Hz
Dimensión del
Gabinete
(Figura 21)
104
x 46
x 48 cm
Dimensión con
embalaje
108
x 47,5
x 49,5 cm
Peso neto 35,00 Kg
Peso bruto 38,50 Kg
Woofer
Diámetro 15”
Respuesta
de frecuencia
55Hz a 4.400Hz
Sensibilidad
1W/1m
98dB
Sensibilidad
Máxima
125dB
Ángulo de Dispersión
90°H x 90°V
Driver
Diámetro de la Bobina
2”
Diámetro de la Boca 1”
Respuesta de frecuencia 1,5Hz a 20KHz
Sensibilidad 1W/1m 109dB
Sensibilidad Máxima 124dB
Ángulo de Dispersión de la Corneta 90°H x 40°V
 
Bom, infelizmente 4.000 reais é muito pouco mesmo, o que eu conseguir orçar dentro das minhas condições foi isso, levando em conta a dica do SPL.

1X Caixa Amp Ativa Selenium SPM1502A -- 1820,00
1X Caixa passiva Selenium SPM1502 -- 1160,00
1X caixa ativa retorno antera M10 -- 923,00
2X padestais ASK CJX -- 256,00

mesa 18 canais behringer 2222FX USB -- 1288,00

conectores, cabos e etc -- 88,00

5.553,00 em 10X

o que acharam dos preços e dos equipamentos?

lembrando que é pra 100 a 200 pessoas em local fechado ou aberto, o vendedor falou que ate dava, mas que era bom levar um sub junto, porem estou sem condicçoes para isso agora, quem sabe daqui a uns meses.

pela experiencia do pessoal ai, consigo coisa melhor que isso com um preço mais legal? (lembrando que sou de BH-MG e os fretes de SP em sua suma maioria ficam carissimos pelo peso dos equipamentos.)
 
tubasaur disse:
1X Caixa Amp Ativa Selenium SPM1502A
:D

tubasaur disse:
1X Caixa passiva Selenium SPM1502
:D


tubasaur disse:
1X caixa ativa retorno antera M10
:shock: :(


tubasaur disse:
mesa 18 canais behringer 2222FX USB
:oops: :cry:



tubasaur disse:
conectores, cabos e etc -- 88,00
Só?? Tem coisa (bem) errada aí. Há casos em que apenas 1 cabo chega perto desse valor. Usando apenas componentes top, passa fácil, a depender do comprimento.
Ou é tudo vagabundo ou erraram a conta.


tubasaur disse:
consigo coisa melhor que isso com um preço mais legal?
Não. Só um mixer decente, mesmo simples, já custaria pelo menos metade da grana que vc tem disponível (apertando bastante!).

E outra, só uma caixa de monitor p/ uma banda inteira? Não dá certo. Fica deficiente. Além da questão da cobertura limitada, a mixagem fica comprometida, embolada.
Aí, já vem outra questão: um mixer com auxiliares suficientes p/ uma mixagem de monitor que funcione minimamente bem.
 
então, troquei o behringer por uma mesa yamaha de 16 canais 16c C/usb

a antera por enquanto é o que eu posso comprar, mas ela vai ter uma escrava.
se não for a antera é uma CSR 10" também e mais pra frente uma escrava nela.

a banda sempre tocou com apenas 1 retorno, e nunca tivemos problema com isso. já tocamos com 4 retornos porem eu pessoalmente não senti diferença.
não costumamos fazer shows grandes, é coisa pequena, max 200 pessoas e pagar 1000 por show pra alugar o som ta começando a ficar puxado pra galera, dai pensei em fazer um investimento leve e pegar algo que de pra começar a tocar +- e depois mais pra frente e deixando o set de som bem profissa.


quanto aos cabos, com menos de 6 metros eu nunca vi diferença significativa de um cabo xing ling de 7 conto o metro pra um cabo megabox de 30 conto o metro.

sempre fabriquei meus próprios cabos, tanto P10 quanto XLR quanto RCA, te garanto que ficam tao bons quanto os megabox de 30 conto o metro.

cabo não é o problema... quanto a mesa, essa da yamaha presta? vi que o pessoal do fórum aqui curte muito a yamaha.
 
tubasaur disse:
troquei o behringer por uma mesa yamaha de 16 canais 16c C/usb
Blz, mas essa só tem 10 entradas XLR.

tubasaur disse:
quanto a mesa, essa da yamaha presta?
Sim. Vale a pena. Só tem que ver se se enquadra em sua necessidade.

tubasaur disse:
se não for a antera é uma CSR
:shock: :oops: :cry:
Quanto a ter uma escrava, só aumenta a cobertura, mas não permite outra mixagem, pq ela tem o mesmo sinal da "mestra".


tubasaur disse:
cabo não é o problema
Falei de cabos montados em casa, não dos prontos. Um cabo que preste (digamos, Santo Angelo M30), mais conectores de 1ª (Santo Angelo, Amphenol, Neutrik) pode chegar facilmente aos valores que eu disse. Não precisa ser nada de 30 reais/metro. A conta é simples.
 
Back
Topo