Novo equipamento para som ao vivo

Tonon

New Member
Olá pessoal. Acompanho o fórum para aprender sobre som, mas sou apenas musicista adquirindo conhecimento, não sou técnica de som e queria saber se podem me ajudar nessa jornada:

Desculpem pelo textão, quis colocar todas informações de uma vez
Estou querendo me programar para trocar meus equipamentos para uns de melhor qualidade.
Toco a noite, geralmente para até 150 pessoas, mas pode ser que, em algum momento, sejam 300 pessoas.
Duas vozes, um violão e um cajon plugado, mas este bem baixinho.
Adquiri uma caixa ativa Staner Sr315a, mesa Behringer Xenyx X1222 (comprei para usar com banda), microfone Behringer XM8500. Pesquisei bastante aqui naquela época e, com a dica de vocês e o que estava dentro do meu orçamento, foi isso que pude comprar. Agora quero adquirir um material de melhor qualidade, apesar deste me atender bem.

Ouvi as FBT Promaxx e gostei bastante, achei bem limpo o som, achei as RCF Art 310 com menos médios, um som mais fechado, mas só ouvi som mecânico nelas, queria saber a opinião de quem ouviu ao vivo ou se vcs tem algum vídeo de referência? Foram as únicas, dentro das que analisei as recomendações, que ouvi. Ainda tenho entre as opções as Attack (não sei o modelo), RCF HD e FBT Xlite.
Dentre as mesas, estou entre Mackie ProFX, Mackie Mix. Vi que você recomendam Presonus, Allen & Heath e Soundcraft, mas não conheço modelos. Gostaria de EQ 3 bandas, compressor e de 3 a 4 entradas balanceadas XLR. Uso retorno in-ear, então seria interessante que tivesse saída para Aux e regulagem de volume por canal.

Eu não pretendo usar mais de uma caixa de som devido caber no carro rsrsrs.
Prefiro uma caixa que seja leve, a Staner é MUITO pesada pra carregar, subir e descer escadas, colocar no pedestal, etc.
Minha preferência de equalização (não sei se essa é a palavra certa) de som é para médios e limpo.
O mic eu vi que vcs indicam Superlux Pra-d1, em questão de custo benefício. Mas se meu orçamento for R$ 1.000,00 para o microfone, me recomendariam qual? Já testei Shure SM-58 e odiei na minha voz, tenho a impressão que fica bom na voz masculina, apenas. Em compensação, o AKG D5 eu já gostei. Usava Samsom Q7 e era bom, mas muito grave na minha voz.
Orçamento por equipamento: Caixa ativa: R$ 3.000,00/Mesa R$ 1.500,00/Mic R$ 900,00.

Desculpem pelo textão, mais uma vez
 
Seja bem vindo!

Não sei qual promaxx vc ouviu, mas normalmente os médios das RCF são bem melhores que as promaxx em 90% dos casos... isso é uma regra geral.

Sobre a mesa, o ideal é vc adotar uma mesa de melhor qualidade, recomendo uma Yamaha pelo menos, se sairá melhor que as Mackie que menciona, são bem de entrada essas ai.... uma MG16XU já supera bem elas.

Sobre as RCF mencionadas (linha HD) normalmente são bem acima dos valores apresentados (originais é claro), pode ir com linha ART que vai bem, terá um SPL adequado ao que precisa.

E o microfone, de uma pesquisada do LEWITT MTP540DM, creio que seja bem adequado ao que precisa e com timbre superior aos demais que cita, caso contrario, vá de shure SM58 (desde que seja realmente original).

Boa sorte na sua jornada e qq duvida pode mandar aqui sem problemas.

Abraços!
 
Não sei qual promaxx vc ouviu, mas normalmente os médios das RCF são bem melhores que as promaxx em 90% dos casos... isso é uma regra geral.
Preciso reforçar isso daí!!! Mas... pode ser que a mesa associada a caixa, mesmo que isso seja muuuito difícil, e o gosto do cara que operou o som tenham sido responsáveis por essa sua sensação. A comparação, mesmo já te informando que não são caixas que devemos comparar pois possuem características completamente diferentes, deveria ser feita com um mesmo sistema, tocando um mesmo programa em cada uma das caixas.
Digo isso porque minhas Art 310 tocando com a mesa Yamaha MG 206 soam de uma maneira, mas com a XR18 soam surpreendentemente mais graves.
Minha sugestão seria vc comprar logo uma digital, mesmo que fosse a XR12, só trocaria se vc fosse pegar uma Allen&Heath. Caixa seria mesmo a Art310MKIV, é compacta e a mais guerreira de sua faixa de preço. Tenho certeza que uma vai atender 150 pessoas, lugar fechado, mas 300 acho que vai faltar som, se capitalize e compre mais uma depois. Sou fã dos mics da Lewitt e tenho alguns modelos, se vc achou que o Shure SM58 não ficou bom pra vc não compre o Superlux. Os dois são muito parecidos em timbre. Eu recomendaria pra vc o Audix OM5, que deve regular o preço com o Lewitt MTP 540/550 DM. Minha esposa adora o Audix e acho que ele vai muito bem com vozes femininas.
 
https://www.shoptime.com.br/produto...n=GOOGLEXML&sellerid=23670729000170&wt.srch=1

Essa yamaha vai te suprir em tudo. Pesa míseros 9kg, tem um som mt legal e dois presets de equalização q podem ser úteis. Ela é mt leve e compacta. Fala mt bem.

Sobre microfones, eu gosto mt do sennheiser e865. Mas acho q passa do seu orçamento. Tb tem os e835 e e845. Os Sennheiser costumam ter agudos mais definidos q Shure sm58.

Sobre mesa, uma xr12 seria o ideal. Além de ser mt fácil equalizar nela. Se for analógica, a yamaha que o Everton indicou é uma boa pedida.
 
questão de microfone, pelo valor os melhores que usei foram o shure sm 58 e o sennheiser e835....

Ja a mesa, se for analogica, iria de yamaha ou soundcraft signature... foram mesas que eu curti bastante...
Da uma olhada nas electro voixe zlx... me agradou no timbre e na pressão sonora!
 
Acho que a ZLX está num patamar abaixo da RCF ART e da Yamaha DBR, mas custa parecido. A de 10" não sei que atende 150 pessoas. Uma opção seria, na minha opinião, a FBT XLITE.
Realmente está abaixo msm... aqui na minha região (ES) é dificil achar as RCF..
O preço da Ev (em lojas daqui) e bem abaixo da Yamaha DBR kkk
Mas sem dúvida a RCF é uma máquina
 
Back
Topo