Novo Padrão Brasileiro de Tomadas

edlopessilva

New Member
Atenção pessoal,

Como a equipe que opera o som das nossas igrejas acaba fazendo de tudo um pouco, vamos ficar atentos a esta alteração:

Desde 01/01/09 fabricantes e importadores apenas podem comercializar tomadas e plugues conforme o padrão estabelecido pela norma ABNT NBR 14136:2002, conforme definido pela Resolução Conmetro 11 de 20/12/06.

As tomadas fixas devem obrigatoriamente possuir contato de aterramento, alinhado com a NBR 5410 e com o requisito legal da presença do condutor de proteção dado pela Lei 11337 de 26/7/06.

O comércio ainda pode oferecer produtos não padronizados, fabricados antes de 01/01/09, com a finalidade de liquidar seus estoques.

Considerando ainda que as tomadas e plugues devem ostentar a certificação de conformidade compulsória conforme regulamentado pela Portaria INMETRO 324 de 21/08/07.

É importante atentar daqui para frente para estes detalhes em nossos projetos, obras, aquisições, etc.

Abraços a todos,

Eduardo.
 
Olá Eduardo,

como já citamos aqui, alguns fabricantes estão alterando suas linhas de equipamentos para incluir a obrigatória ligação com o aterramento.

A Ciclotron, por exemplo, já abandonou a linha DBK de amplificadores (2 pinos e quem quiser que ligue o terra em um conector próprio na carcaça) pela linha DBL, esta já com a tomada de energia com o terceiro pino. Também recentemente mudou a linha de mesas MXS para a terceira versão, mudando a tomada também para o padrão com aterramento.

Mas a mudança não é somente esta. Mais um pouco, e teremos uma ENORME MUDANÇA:

0,,11087029-EX,00.jpg


Estes aí são os componentes do novo padrão de tomadas a serem exigidos para os produtos eletro-eletrônicos vendidos no Brasil. Haja adaptador!

Sobre o assunto:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL63952-6174,00.html">http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia ... 74,00.html</a><!-- m -->

Um abraço,

Fernando
 
Bom pelo eu tive lendo sobre esta norma, a idéia de usar este padrao poposto é justamente economizar, uma vez que as tomadas de 2 pinos redondos servirao perfeitamente na "base" nova. Entao, a grande maioria da populacao principalmente as mais baixas rendas nao terao que gastar de inicio.

O padrao de 3 pinos americano, este que conhecemos em equipamentos eletronicos ficaria muito caro para todos fazerem a troca, e seria impossivel ligar a maioria dos equipamentos existentes, uma vez que sao pinos redondos. Isto para a maioria da população, no nosso caso em especifico, vai sofrer uma grande mudanca.

Mas ao meu ver, isto nao passa de mais uma norma que nao normaliza nada. Acredito que tudo vai continuar como antes. A mudanca que realmente acredito que vai ser seguida eh a do aterramento, até porque a maioria das contrucoes maiores já fazem mesmo, por uma questao de atender bem o cliente. imagina morar no 19 andar e ter que descer um fio terra pra ligar o computador.

O unico problema é que nas igrejas costuma economizar em tudo quando o assunto é construção, e o quando deveria contratar um engenheiro eletrico para fazer a planta da instalacao eletrica acaba aparecendo um irmao entendido e faz por conta propria, e ai já viu.(em alguns estados é obrigatorio a planta eletrica, este problema nao acontece).

Eu sou da opiniao que quando ja tiver todos os produtos com 3 pinos nas lojas deveriamos comprar e trocar de nossos aparelhos. trocando tb as tomadas das paredes. Nao somente por adequacão a norma, mas para usufruir dos beneficios dela, tais como tomadas mais reformacas para 20A, aterramento, e menor risco de choque eletrico ao desligar as tomadas.

abracos.
 
A maioria das tomadas de tres pinos padrão americano tb aceitam os plugs tradicionais perfeitamente, sem contar que o plug do padrão americano "parece" ser bem mais robosto.

Pra mim isso é mais frescura.
 
Ola nadico.ba,

A maioria das tomadas usadas no Brasil aceitam os pinos redondos por adaptação, na verdade o padrao americano é neutro e fase chato, sendo o neutro mas largo q o fase e o terra redondo e maior que o neutro. No brasil, fez-se uma adaptacao na tomada para chato e redondo, isso já tem um problema, qualquer adaptacao nao eh perfeita, outro fato é que o pino chato eh todo de metal, todo vivo, e o novo modelo adotado no brasil é vivo so na ponta, o q diminui a chance de choque acidental. Andei lendo a respeito, e relamente faz sentido, mudanca sempre é ruim, mas estas sao necessarias.
 
Uma coisa que eu gosto daqui é que SOMENTE pessoas licenciadas podem fazer serviços que envolvem eletricidade, na nossa igreja por exemplo o eletricista fez o trabalho mas o local só foi liberado para uso após uma inspeção minuciosa do corpo de bombeiros e fiscais da prefeitura, se isso funcionasse no Brasil talvez nao teríamos tantos problemas em igrejas e demais locais, haja visto que o pedreiro faz elétrica, hidráulica, alvenaria e por ae vai...
 
A idéia parece boa. A tomada fêmea terá um rebaixo, e a tomada vai ficar toda encaixada. Com certeza, muitas crianças levarão menos choques por causa disso (agora que tenho filho pequeno presto mais atenção nessas coisas).

Mas... será que mais algum país usa este sistema? Porque cansei de ver no Brasil soluções que só existem aqui, como o padrão PALM-M, o plugue de telefone padrão Telebrás, etc.

Se padronizar junto com outros países, apóio. Se for para remar contra a maré, mesmo que seja o sistema mais avançado do mundo não vai colar.

Uma outra coisa, que talvez poucos percebam. Mais algum tempo (Meses? Anos?) e veremos o seguinte: equipamentos importados legalmente vão vir com o cabo padrão novo norma ABNT. Equipamentos importados por outras vias vão vir com o cabo tradicional.

Um abraço,

Fernando
 
"vão vir", corrige por virão, e me dá um toque que eu apago aqui o meu também...hehe(se me virem escorregando no portugês faço questão que me avisem)...

Eu acho que eles também falsificarão os plugues das tomadas, fora as que são presas aos aparelhos...
 
outro fato é que o pino chato eh todo de metal, todo vivo, e o novo modelo adotado no brasil é vivo so na ponta, o q diminui a chance de choque acidental.

Pra mim, uma das piores coisas que já inventaram. Se quer fazer uma proteção contra choque, o rebaixo no plugue é uma boa idéia e já é suficiente. Ter uma parte só viva pra mim é muito pior, ao meu ver quanto mais área de contato elétrico, melhor.

Como é que ficam equipamentos de maior potência, para os quais essa área vai fazer diferença? Eles vão poder ter todo o pino "vivo"?

Pra mim, é só mais um jeito de fazer o povo comprar plugue às pencas e beneficiar as indústrias. Nunca houveram problemas com os plugues antigos que também aceitavam o padrão americano. Só vai causar dor de cabeça para a gente, com os produtos importados.

E sim Bersan, eu acho que vai ser mais uma dessas normas que só existem no Brasil. Bem lembrada a tomada de telefone Telebrás, possívelmente o padrão mais idiota do mundo.
 
Essa é a hora em que meu avô chega e diz:

"A empresa que irá fabricar todas essas tomadas e que tem o direto a patente deve ser de algum deputado desses ai!"
 
Como é que ficam equipamentos de maior potência, para os quais essa área vai fazer diferença? Eles vão poder ter todo o pino "vivo"?

Que eu saiba, isso não faz diferença...
É apenas uma área do metal recoberta, e não há estreitamento do conector. Ou estou errado??/

Abraços

Israel
 
Como alguns atuais mesmo...
Tanto que se a tomada for muito justa, até atrapalha um pouco conectar devido a capinha plástica...
 
Olá,

O que o Rafel quis dizer faz sentido, parte do pino sendo encapada, diminui a área de contato do mesmo, no entanto as tomadas que utilizamos hoje não possuem em seu interior uma área contato que abranja toda a parte viva do pino totalmente desencapado.
É só desmontar uma que dá pra ver, tiro como exemplo a fonte do lap top, os pinos têm somente as pontas de fora, quando ligo em um filtro de linha xing ling, ele não dá contato, pois a área de contato das tomadas do filtro estão na parte superior, tenho que deixar o plugue com a metade para fora. O duro é que só lembro disso quando a bateria está para acabar...rsrsrs.
A seção nominal dos plugues e cabos são calculados, um fabricante responsável não utilizará plugues que não atendam a necessidade da pontência do equipamento.
Mas o que vai ter de loja muambeira trocando plugue de cabo de equipamento importado ilegalmente não é brincadeira :wink: . Haja plugue pra se vender na Santa Ifigênia!

Abç,

Marcelo
 
Pessoal,

Toda mudança gera transtornos, mesmo que esta seja para melhor. Não estou defendendo o padrão, pelo contrário, também acho que foi uma escolha para beneficiar "alguém", mas vamos nos lembrar que normas técnicas tem peso de lei, e lei não se discute, lei se cumpre.

Ante de comprarem, confiram a padronização nas tomadas, pois mesmo que os lojistas possam esvaziar seus estoques com os equipamentos com outro padrão, corremos o risco de ficarmos com um equipamento novo usando adaptadores com eficácia e segurança altamente duvidosa.

Abraços a todos,

Eduardo.
 
"tiro como exemplo a fonte do lap top, os pinos têm somente as pontas de fora, quando ligo em um filtro de linha xing ling, ele não dá contato, pois a área de contato das tomadas do filtro estão na parte superior, tenho que deixar o plugue com a metade para fora."

Essas coisas são desenvolvidas baseando-se em condições normais(leia-se corretas) de utilização. O enngenheiro que inventou isso não pensou(nem deve pensar) em fazer isso funcionar em equipamentos de baixa qualidade.
 
"Semduvidamente"! Menino do Som :wink:

Deus quando ungiu Pastores e delegou funções aos seu Obreiros também ungiu esperando que eles fossem comprar o melhor para a casa Dele...

Temos que pegar pesado pra convencer alguns em comprarem equipamentos de qualidade.

Abç,

Marcelo
 
Back
Topo