Novo Padrão Brasileiro de Tomadas

Aí galera acabei de comprar uma mesa BEHRINGER que veio com cabo de energia igual aos de computadores, porem com o plug de tomada de dois pinos mais grossos que o normal e sem o pino do terra ,mas, com espaço para o mesmo.
 
Li o tópico rápido... mais vai algumas considerações:

1. Esta tomada impede o contato com a parte energizada. Enquanto você coloca o plugue, o contato elétrico só vai ser fechado quando a parte metálica do plugue estiver totalmente dentro da tomada.

2. Este padrão vale para tomadas de 10 e 20A. As tomadas industriais, acima de 20A, como <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.steck.com.br/brasil/brasikon.php">http://www.steck.com.br/brasil/brasikon.php</a><!-- m --> , continuam valendo.

3. Existem dois tipos de tomadas e plugues, as de 10 e as de 20A. As de 10A possuem furo de 4mm, as de 20A, 4,8mm. Ou seja, plugue de 10A encaixa na tomada de 20A, mas o plugue de 20A não encaixa na tomada de 10A.
 
Peguei um notebook para dar manutenção esse final de semana. Ele veio com uma dessas fontes universais para notebook. Quando vi a tomada... levei um susto... tentei usar no estabilizador aqui, mas não encaixou. Então lembrei do tópico e estou postando as fotos aqui. Eu retirei esse cabo, e coloquei um outro daqueles de 3 pinos normais de PC. Mas fica ae de curiosidade.

 
É o padrão que se usa na Inglaterra e Austrália.

Muitos equipamentos que são vendidos em todo o mundo trazem vários cabos de força, um para cada país.

Dos cabos de força dos equipamentos que recebo no trabalho, esse aí é o primeiro que vai para o lixo. Não serve para nada no Brasil.

Um abraço,

Fernando
 
Esse é o "Schuko", utilizado em praticamente toda a Europa. Existem apenas algumas exceções, entre elas a Inglaterra, que usa o BS 1363, um plugue realmente interessante em termos de segurança. Na Inglaterra, cada plugue tem o seu próprio fusível, além de uma pinagem um tanto esquisita. Na Austrália é usado o AS 3112, que não sei se é igual, mas pelo menos é parecido, com a popular "tomada de arcondicionado" (tá certo sem hífen?)

<!-- m --><a class="postlink" href="http://en.wikipedia.org/wiki/Schuko">http://en.wikipedia.org/wiki/Schuko</a><!-- m -->
<!-- m --><a class="postlink" href="http://en.wikipedia.org/wiki/BS1363">http://en.wikipedia.org/wiki/BS1363</a><!-- m -->
<!-- m --><a class="postlink" href="http://en.wikipedia.org/wiki/AS_3112">http://en.wikipedia.org/wiki/AS_3112</a><!-- m -->
 
Ola pessoal

Eu trabalho com manutenção em celulares, e ja peguei muito celulaer europeu e que o carregador vinha com o padrão BS1363 que esquisito mas achei muito interessante principalmente pra uso em equipamentos de alta potencia como os nossos anplificadores.
 
Como eu tinha dito no post anterior eu vou portar as fotos de um carregador para voces verem melhor, bom mais ou menos as fotos foram tiradas por um celular.

Carregador ligado ao adaptador
22-03-09_2107.jpg



Carregador e adaptador
22-03-09_2108.jpg



Adaptador
22-03-09_2109.jpg



Caregador
22-03-09_2111.jpg


Um abraço
 
Pessoal,

Segue um link com um tira-dúvidas do INMETRO muito interessante. Vamos ficar de olho e seguir a padronização, afinal, com segurança não se brinca.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.inmetro.gov.br/pluguesetomadas/duvidas.asp">http://www.inmetro.gov.br/pluguesetomadas/duvidas.asp</a><!-- m -->

Abraços a todos,

Eduardo
 
Nesse tira dúvida do INMETRO, fala que se voce tem o plug antigo no aparelho fala que voce pode trocar pelo padrão novo......................até ai beleza.

Mas atualmene qualquer construção feita atualmente só tem a tomada no padrão novo.............. se algum aparelho ainda estiver na garantia e estiver com a plug antigo o que nós faremos?! Ficar usando adaptador?

Abraços!
 
Sim, ficar usando adaptadores. Já vi notícias em jornal que o negócio de fabricação de adaptadores terá enorme impulso em 2010.

Um abraço,

Fernando
 
Ah, tinha esquecido de postar, eu já vi esse novo padrão em uso...

Bacana, mas podia ser o "padrão" igual ao de PC.
 
Senhores,

Mais uma vez vejo por trás de todo esse movimento uma grande sacanagem! Isso mesmo, porque criar um padrão que será utilizado somente no Brasil?

A ABNT na minha opinião criou um "Elefante Branco", também sou da opinião que é necessário que exista um padrão, mas será que não dava pra adotar algo que fosse aceito também em outros países? Tenho a desconfiança que tem gente que vai ganhar muito dinheiro com essa história.

Enquando isso continuo esperando uma Norma Técnica sobre a Termografia Infra Vermelha, um poderoso instrumento capaz de detectar aquecimentos e prever falhas e até incêndios em instalações elétricas, mas tudo que a ABNT conseguiu fazer, ou melhor, se interessou em fazer foi criar mais um custo para o povo brasileiro arcar, agora vamos ter que comprar milhões de adapatadores porque "estamos um passo a frente" e nenhum país do mundo foi capaz de criar algo tão seguro e funcional quanto o novo Padrão de Tomadas Brasileiro! Nem mesmo os Japoneses, Suíços, Alemães e Americanos! Enquanto isso as peças que colocamos em nossos automóveis não são sequer normatizadas! E a indústria automotiva faz o que quer. Logo teremos opcionais como banco do passageiro e porta do lado direito!

Pra mim nesse mato tem coelho, o interesse não é só a segurança, é a mesma história da nova NR10, era necessária, mas será que o interesse real era proteger nosso amável povo? O Ministério do Trabalho descobriu que a maior parte dos afastamentos por invalidez são causados por acidentes que envolvem trabalhadores em trabalhos com eletricidade. E nada como uma norma que é quase impraticável para reduzir o déficit da Previdência que é uma verdadeira bola de neve e já chega a quase 3bi, equanto isso nossos governantes se aposentam de 8 em 8 anos. Sei lá? Tá na hora de acordar!

Existem várias maneiras de se fazer e se dizer as coisas, mas a incoerência e a burocracia continua falando mais alto em nosso País. E encontramos isso em diversas áreas, nossa constituição, nosso código de trânsito, nossas normas técnicas, enfim tudo e quando surge algo novo, ao invés de facilitar, se decide complicar ainda mais. Desde que esvazie os bolsos daqueles que já não tem tanto dinheiro...

Desculpe-me amigos que não estão ligados diretamente à área, mas tenham certeza que gastarão um boa grana para se adequar a algo que só servirá aqui.

Porque será que depois do apagão chegaram dois novos transformadores em Itaipú? A coisa tá preta!

Abç,

Marcelo
 
Olá Marcelo,

Infelizmente é assim mesmo. Mas alguém ganharia de um jeito ou de outro. Se optassem pelo padrão dos PC's, os americanos ganhariam, se optassem pelo padrão europeu, os alemães ganhariam, e por aí vai. Lembre-se do guerra entre japoneses e europeus (ou foram americanos?) na escolha no padrão de transmissão da TV digital?

Mas o padrão de tomadas é bom. Na minha humilde opinião, melhor que os outros estrangeiros já citados.

Quanto a termografia, vai de IEC!!! Até porque quando a ABNT se propuser a fazer uma norma desta, ela vai traduzir literalmente a IEC mesmo.

Eduardo
 
Quanto a termografia, vai de IEC!!! Até porque quando a ABNT se propuser a fazer uma norma desta, ela vai traduzir literalmente a IEC mesmo.

É verdade Eduardo você tem razão, só citei, porque as prioridades muitas vezes são escolhidas a dedo. Não que não sejam necessárias, mas....

Sempre rola um segundo interesse entende...Isso me deixa chateado.

E quanto a termografia... citei porque acho que deveria ser obrigatório hoje em dia.

Abraço!

Marcelo
 
Como vocês também devem saber, a venda de tomadas avulsas do padrão antigo está proibida. Na verdade, não é proibida nas lojas, mas sim nos fabricantes, que de Julho/2008 para cá só podem produzir o padrão novo. As lojas podem vender enquanto tiverem em estoque.

Pois bem, ontem fui em uma loja de material elétrico e fiz meu estoque de tomadas 2P+T antigas. Minha "base instalada" é toda assim e já fiz um pequeno estoque para o futuro. Só vou comprar adaptadores para minhas extensões.

Um abraço,

Fernando
 
Bom, eu acho q ao inves de usarmos adaptadores eles deveriam fazer os equipamentos como no computador, aonde voce pode trocar os cabos de forças, no computador mesmo poderemos fazer isso facilmente, assim q sair cabos de computadores no novo padrão (pois até hoje eu nao vi nenhum desses cabos de computadores no padrão novo) é só trocar, simples e facil... se todos os equipamentos fossem assim, seria muito simples, pois se o q queremos é segurança acima de tudo, o q adiante tudo isso se a solução q eles nos propoem é usar adaptador? ai me leva a crer q isso q alguns citam aqui é verdade, tem alguem querendo ganhar vantagem nisso tudo, e ganhando inclusive vendendo os adaptadores, fora q na minha opinião, adapatar é como os famosos "bejamin" são um tipo de gambi e q não da segurança nenhuma e ainda pode causar problemas eletricos...

Sobre esse novo formato ai, a ideia dele e tudo é valido, mas eu acho q poderia ser adotado um padrão q em outros paises tb utilizam, o proprio padrão americano, eu acho ele perfeito, seria só fazer a tomada mais funda e colocar em uma parte do contato com revestimento como neste novo padrão, desta forma teria proteção e não seria problema para adaptação. Agora para quem defende esse novo padrão, se ele é tão bom assim, porque outros paises não o adotaram? eu acho q só ja afundando a tomada um pouco ja resolveria todos os problemas.
 
Re:

Raphael Leal disse:
Uma coisa que eu gosto daqui é que SOMENTE pessoas licenciadas podem fazer serviços que envolvem eletricidade, na nossa igreja por exemplo o eletricista fez o trabalho mas o local só foi liberado para uso após uma inspeção minuciosa do corpo de bombeiros e fiscais da prefeitura, se isso funcionasse no Brasil talvez nao teríamos tantos problemas em igrejas e demais locais, haja visto que o pedreiro faz elétrica, hidráulica, alvenaria e por ae vai...


Rafael, pelo q sei aqui tambem tem alguma coisa parecida, já faz alguns anos q é desse jeito, muito anos inclusive (pelomenos em SP) quando é feito uma construção nova ou em caso de construção antiga aonde é necessario ser feito alguma alteração na parte eletrica aonde implica em alguma coisa para a empresa de energia, no caso aqui a Eletropaulo, como aumentar a carga, adicionar mais uma fase, coisas do tipo, a eletropaulo vai fazer uma inspeção no quadro eletrico, se está seguindo as normas tudo direitinho e só libera se estiver tudo ok. Eu sei pois em nossa igreja, como é muito antiga, era bifase a entrada e tinha uma carga comum de uma residencia, como ela cresceu muito foi necessario aumentar esta carga foi solicitado a eletropaulo este aumento ela acabou aumentando e adicionando mais uma fase mas para isso tivemos q mudar toda a estrutura eletrica da igreja, inclusive fazer o aterramento que não tinha, gastamos muito dinheiro para ser feito isso pois caso contrario não teriamos as alterações da parte da eletropaulo.

So acho q eles não exigiram planta eletrica e tb eles não devem olhar depois do quadro se esta tudo ok, mas pelomenos eles olham as partes mais criticas.
 
Back
Topo