Novo Projeto - Sonorização de Igreja para aprox 300 pessoas.

Deiny

Active Member
Boa tarde pessoal!

Sou membro das antigas (desde 2007 - alguém aí lembra de mim? rs), estive em off durante um tempo devido outras prioridades mas agora estou de volta, já pedindo ajuda aos nobres companheiros de som...

Estou encarregado da concepção de um novo projeto de sonorização, para um templo que terá cerca de 250 a 350 cadeiras. O salão está bruto como podem ver na foto anexa... nos próximos dias serão colocados piso, forro e demais acabamentos. Não tenho medidas exatas, mas creio que a área a ser sonorizada (o que está na foto) tenha cerca de 15m largura x 25m comprimento - me corrijam se eu estiver muito fora da realidade. A altura do piso ao forro deve ficar em torno de 2,5m (sei que é problemático).

Vamos ao que interessa (rs). Tenho algumas coisas definidas, mas preciso de sugestões.

1. Mixer: Digital, com 32 canais (ou 16 + expansões futuras) --> X32? O1v? outras? Preciso ter capacidade para sonorizar banda completa (Bateria, baixo, guitarra, violão, teclado, 3 backs e voz principal), com mandadas individuais para retorno por fones.
2. PA: Caixas ativas suspensas + Sub --> Marcas/modelos? Cluster central? Uma em cada lado?
3. Retornos: 2 de chão para voz principal / pregador --> Marcas/modelos? Demais por fones --> amplicadores individuais tipo powerclick ou HA4700?
4. EQs, Processador de Audio, etc... sugestões?

Temos um orçamento inicial de cerca de 35k para compra e instalação de todo projeto (exceto instrumentos musicais).

Agradeço desde já a cooperação dos amigos!
Abraços.
 

Attachments

  • IMG_0848.JPG
    IMG_0848.JPG
    2 MB · Visitas: 70
Boa tarde amigo!

Bem, primeiramente pelo que acompanho aqui no fórum o pessoal vai te pedir as medidas exatas e principalmente material aplicado nas paredes, teto etc.

Neste projeto que está sendo realizado a acústica não está sendo levada em consideração? Acho que se tem um bom momento pra se preocupar com a acústica esse momento é agora!! Melhor se pensar agora no assunto e mudar tudo (se for preciso) que perceber que 35k ainda não serão suficientes para corrigir os problemas causados pela falta de planejamento acústico.
 
Medidas exatas ainda não tenho, mas logo tendo essa informação, repassarei. Em relação aos revestimentos, principalmente piso e forro estamos exatamente nessa fase... mas o imóvel é alugado e o proprietário que irá custear este serviço. Poderemos sugerir materiais (aceito sugestões), mas há esta limitação.Sei que o ideal é um projeto completo, estudo acústico do local, etc... e que isso influencia muito no resultado final, mas além de não conhecer nenhuma empresa / profissional capacitado aqui em SC, o fato do imóvel ser alugado nos restringe nesse sentido.
 
Algumas coisas são relativamente fáceis:
1 mesa: a X32 parece ser a mesa mais versátil e com melhor custo-benefício no momento. Não que seja a melhor, mas é bem versátil e pode ir desde 16 a 32 canais com expansão.
2 PA: a relação com a acústica é muito grande, fica difícil opinar sem conhecer mais detalhes. (ao menos para mim)
3 retornos: depende do tamanho e orçamento disponível até então. Rcf art310a é um bom PA e um excelente retorno, custa uns 2,5k, por exemplo. Para fones eu tenho o ha4700, acho bom e comprei quando custava 550,00. 4 powerplay sairiam mais caros; vejo como boa diferença prática a questão dos cabos e ajustes. Como vai ter vias individuais, usaria uma via para o instrumento e outra para geral em cada powerplay + fone = 3 cabos presos em cada pessoa. Talvez é bom considerar este detalhe, no ha4700 é apenas o fone.
4 periféricos: Mais é menos: espere para saber como está seu som e o que vai ser necessário ou não para ficar melhor. Neste caso, por usar SUB e a igreja ter grande comprimento será provável que precise de via de delay e Xover, sendo o uso de um processador como dbx 260 uma possibilidade de aquisição.
 
Deiny:

bom ter você de volta no SAV.

- Com relação a mesa de som, assim como o Alessandro, te indicaria também a X32. Por uma questão de custo, pense na compact, que tem metade das entradas e saídas da X32, com a possibilidade de expansão com um digital snak. Você pagaria menos inicialmente e futuramente poderia expandir. Seria mais aconselhado comprar por partes com um planejamento de adquirir tudo de qualidade, comprando o necessário hoje e amanhã ir acrescentando.

- Dentro do quesito PA você teria algumas boas opções como ART, Yamaha, Studio R, etc. No SAV já tem bastante material sobre este assunto, então verifique qual caixa vai estar com melhor custo quando da aquisição. Para saber sobre a disposição das caixas tudo depende do projeto de como e onde vão ficar as poltronas, tamanho do púlpito, área no fundo da igreja para transito e etc. Também depende de como isso será dimensionado para decidir sobre a utilização de caixas de delay. Coma as caixas vão ficar - cluster centrar, suspensas e etc. depende de um projeto acústico. Normalmente indicamos o custer central para minimizar problemas acústicos, então na inexistência de um projeto, pense no custer central.

- Retorno: Caixas de 10 polegadas dariam conta do recado tranquilamente, mas vai do gosto. Se preferir de 12 pol também é uma opção. Acima disso é gastar sem necessidade. Como relação a amp de fones. te recomendaria um HA8000, pois você teria a possibilidade de trabalhar até com 8 saídas de fones. Como a X32 gerencia as saídas, não seria necessário os recursos de um HA4700, pois para chegar a 8 fones você teria que adquirir duas unidades do HA 4700. Novamente é hora de pensar em economia.

- Periféricos. Com a X32 dá para gerenciar a parte de SUB, utilizando uma saída a mais da mesa de som. Então neste momento te aconselharia a adquirir somente a X32 compact, boas caixas de som e um HA-8000 e o restante ir adquirindo aos poucos, mas de inicio gastar estes R$ 35.000 com produtos de qualidade e futuramente acrescentar outros itens, como um processador de audio. Então faça um projeto inicial bom já prevendo futuras aquisições, não esquecendo de um gerenciador de energia já nesta primeira etapa.

- Com relação acústica do local - o teto já é um item que pode te dar problemas. Então pense nele com carinho. Por que? Primeiro, é a maior superfície disponível para tratamento acústico. Então o ponto que pode ser o pior (devido a altura) pode ser revertido a seu favor, pois pode ser o local para se pensar no tratamento acústico, que, se bem projetado pode também ser um item de valor arquitetônico que valoriza o ambiente. Além do que, com um bom projeto você também terá conforto térmico, isolamento acústico (diferente de tratamento acústico), além da infra estrutura de som, vídeo e elétrica.
 
Aproveitando o mesmo tópico:

Alguém conhece ou pode indicar algum engenheiro / empresa com experiência em projetos de acústica e sonorização em Santa Catarina?
 
Olá Deiny!

A sugestão da X32 Compact acho excelente.
Com relação ao PA, sugiro a FZ 205A da FZ Áudio. Seu pé direito é muito baixo, vocês vão precisar distribuir as caixas pelo ambiente. Essa caixa é bem compacta, só não é barata.
Talvez umas células de line funcionariam bem. A Staner tem um modelo bem compacto com um som legal, o 306A.
Com relação ao amplificador de fones, sugiro um de rack. O powerclick eu uso na igreja e é uma bagunça de cabos pra lá e pra cá. O da Phonic é similar ao da Behringer e normalmente bem mais barato.
 
Dois metros e meio de pé direito? Sério msm? Nossa... Acho q rola umas caixas de reforço. Fz é uma baita marca, linda, leve, cheia de tecnologia... Mas SUPER cara. Com 35k n deve dar nem pra comprar todas as caixas... Eu indico Yamaha. Comprei duas dbr10, lindas, leves, ótimo som. Paguei R$2100 na studio som João, vendedor Henrique. Aqui no rj, em Niterói. E mesa eu indico a si expression 3. Paguei R$10800 na Disconildo. Ótima mesa, ótimo pré... Bastante recurso... Vale muito. E tá um pouco mais em conta q a Behrinjela.
 
Pessoal, ele vai microfonar a bateria, tem que levar isso em conta antes de indicar a x32 compact, pois pode acontecer dele precisar comprar uma expansão de cara e ai fica mais caro. Sei que o orçamento e apertado mas se vai microfonar a bateria a x32 full seria melhor. Pelo tamanho da igreja e pe direito baixo com certeza precisara de caixas de delay, e automaticamente de um dbx 260.
 
Estou usando as RCF ART 710a nas minhas altas principais. Sugeria 2 710a no PA principal e duas 310a para delay. Acho que as DBR também são uma boa escolha. com esse pé direito tão baixo eu partiria para sub compactos tipo dos de 12".

Junto das 710 usamos um FBT 18sa
 
Ressuscitando o tópico... após esse longo período, por questões de orçamento o projeto precisou ser revisto e ficou assim:
Mixer: Beringer Xr18 (ficamos sim com canais apertados pra microfonar bateria)
PA: Attack VRF1230A + Passiva e Sub VRS1510A + Passiva - por enquanto só uma fileira de caixas após o púlpito... vamos sentir como fica o som e se necessário, aplicação de delay futuramente. O corte está sendo feito pelo próprio sub.
Retornos: Músicos com AKG 414 + Powerplay, Vozes com Attack VRM1230A + Passiva.

Ainda estamos em fase de adaptação, mas o resultado está sendo bem satisfatório.
A inauguração oficial do templo vai ser neste próximo final de semana... Postarei fotos!
Obrigado a todos pelas opiniões... apesar de não termos seguido o projeto inicial!
 
Back
Topo