Novos termos - Letra B

TSA

Active Member
Back-EMF - Força contra-eletromotriz. Literalmente, retorno de tensão. Ocorre em todo sistema eletromagnético com bobina móvel. Em nosso contexto, alto-falantes.
Depois que o sinal aplicado a um falante cessa, ele tende a permanecer em movimento; por conta disso, ele passa a agir como um microfone, gerando uma tensão que retorna à saída do amplificador. Se isso não for controlado, o cone trepida (feito um peixe "se acabando" fora d'água, dizem alguns :D). O resultado, definitivamente, não soa bem.
A capacidade de um amp de conter esse movimento indevido do cone do alto-falante é exatamente o fator de amortecimento, e é fundamental para a boa qualidade sonora de um sistema.
A maneira de se exercer esse controle consiste basicamente em fazer o falante "enxergar" uma impedância o mais próxima possível de 0 (ou seja, de um curto-circuito) em sua conexão.



•Balística (ballistics, meter ballistics - calma, não tem nada de balas ou tiros :mrgreen:) - No contexto de som, refere-se às características de resposta de um indicador (de todos os tipos, dos mecânicos "a agulha" mais simples aos digitais mais sofisticados). Todos os parâmetros - ataque, decaimento e método de detecção são indicados.
É importante lembrar que há diferentes padrões para o funcionamento desses medidores, de modo que, por exemplo, alguns são mais adequados à indicação do nível médio do programa, enquanto outros são mais apropriados para exibir os picos.


balun (balanced-unbalanced) - Jargão, em inglês, originalmente usado por engenheiros de rádios referindo-se ao transformador balanceado=>não balanceado usado como interface para a antena.
Hoje, refere-se a qualquer interface entre linhas balanceadas e não balanceadas (geralmente um transformador; por sinal, o uso de transformadores é tido, ao menos por alguns, e entenda por "alguns" gente conceituada no ramo do áudio, como a melhor forma para conexão entre linhas balanceadas e não-balanceadas).



•Banana (plug) - Conector simples (apenas um condutor) com uma ponta de formato semelhante a uma banana, comumente usado para conectar caixas de som a amplificadores. Normalmente identifica os terminais negativo e positivo com cores (preto e vermelho, respectivamente).
Tais conectores também são comumente usados em pontas de prova de aparelhos de medição.
No Brasil, é possível também encontrar esse termo referindo-se ao conector P10 (1/4"), embora seja pouco comum (e, ao pé da letra, errado).

d908d2f9af49eb65481d7cf496fe6e187e5859ba52fa41bdbdea5c121f512f6e6g.jpg

Note nas cores, vermelho e preto, indicando positivo e negativo, na ordem.


•Banda passante - É o conjunto de frequências que podem passar por um filtro sem que sejam atenuadas. As frequências que "conseguem passar" pelo filtro (ou por um conjunto de filtros).


Bass reflex - Um tipo de caixa de som (apenas o gabinete, que acomoda o(s) alto-falante(s)). Nessas caixas, existem dutos (também chamados pórticos) para melhorar a resposta em baixas frequências. A idéia é aproveitar a pressão gerada na traseira do alto-falante (dentro do gabinete), direcionando-a para a saída (o duto), onde é misturada à pressão "direta" (da frente do alto-falante). Pode-se modificar a resposta dos graves alterando-se (cuidadosamente, diga-se) a configuração dos dutos. É a caixa chamada "baffle finito".

b6255aa9ea5f9991a82600410433d95239911cbe32de5be6ff116f8f217c4c606g.jpg

"Port or vent" = "pórtico ou duto".


Binary code (código binário) - O "idioma" que sistemas digitais "entendem". Informações digitais são puramente sequências de zeros (0) e uns (1). Como o nome diz, é inteiramente baseado em 2 dígitos (os 2 citados). Áudio digital, por exemplo, segue o padrão: não há sons de fato ali, apenas informações digitais; só há tradução em som quando o sinal é convertido novamente em analógico. O numeral 1, por exemplo, é representado, no sistema binário, pela sequência 0001. Em sistemas eletrônicos, é mais fácil representar informações dessa forma, por isso ela é adotada na eletrônica digital.


Boost - "Reforço" (ou "reforçar") em inglês, no sentido de aumentar o ganho. Por exemplo, reforçar uma frequência no EQ ou aumentar o volume de alguma fonte sonora.


BUS - é o mesmo que barramento (mas em inglês). O termo "barramento" já consta no dicionário do site (<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/dicionario.php?acao=pesquisa&letra=B">http://www.somaovivo.mus.br/dicionario. ... sa&letra=B</a><!-- m -->).
 
Back
Topo