Novos termos - Letra G

TSA

Active Member
Gain before feedback - Ganho antes da realimentação. É uma medida (nada científica, é empírica, mesmo) de quanto se pode aumentar o volume de um sistema antes que algum microfone aberto cause microfonia.


•Ganho - Fator de amplificação de um sinal de áudio. Indica quanto se aumenta ou diminui a intensidade do sinal. Um ganho de 0 dB, por exemplo, indica que não há mudança na intensidade desse sinal.


Gate - Abreviação popular de noise gate.


Gauge - Bitola dos cabos, em inglês. Em alguns lugares usam-se valores das medidas (por exemplo, x milímetros); em outros são valores "representativos", ao invés dos valores literais (por exemplo, o padrão americano, AWG, para fios não-ferrosos - um fio 10 AWG tem bitola de 5 mm2).


GEQ - Sigla para graphic equalizer, ou seja, equalizador gráfico.


Gig (inglês) - 1.Termo informal que indica apresentação, concerto de um músico ou banda. Um show, por exemplo.
2. Palavra (informal, também) para gigabyte.


Golden ratio (porporção áurea (ou de ouro), número de ouro, e outros nomes) - Em nosso contexto, é a proporção teórica entre as medidas de uma sala para que esta tenha acústica perfeita. Assim, em qualquer lugar que se esteja nessa sala, o som vai ser natural, sem interferências da acústica ambiente que deixariam o som pior.
Chamada phi (da letra grega, de pronúncia "fi"), determina que a largura deve ser de aproximadamente 1,6 vez a altura, e o comprimento deve ser de cerca de 2,6 vezes a altura da sala. Teoricamente, uma sala dessas não precisaria de tratamento acústico.



GR plug - Outro nome para o conector banana*. Normalmente é um termo usado pelos britânicos, por conta de quem inventou o dito plug (General Radio Corporation).


Ground loop (loop de terra) - Ocorre quando há mais de um caminho para o terra num sistema (vários equipamentos interconectados). De modo bastante simples, tensões que deveriam ir direto para o terra acabam fluindo para outros equipamentos conectados, através das vias de sinal. Como consequência, é introduzido ruído no sistema (o famoso hum, típico de interferências da rede elétrica). Além disso, podem ocorrer problemas de segurança, como tensões surgindo na carcaça de aparelhos. Por isso é fundamental que um profissional devidamente habilitado desenvolva e execute os projetos elétricos. É um problema bem comum em instalações de áudio.


•Grupo (group) - O mesmo que subgrupo (ou submix*).


*Já no dicionário.
 
Ground Lift

Por causa dos problemas de loops de terra (Ground Loop), alguns aparelhos permitem desconectar o aterramento do sinal do carcaça do aparelho, de forma a interromper o caminho do sinal que provoca o ruído. Isso é feito por uma chave comumente chamada de Ground Lift, ou Gnd Lift existente no equipamento.

DbxDriveRackPX_02.jpg


info_03R_L.jpg


E até medusas com chaves Ground Lift em cada canal.

STGBX54lg.jpg


O seu funcionamento é muito simples. Não existe uma posição correta para a chave, ela precisa ser acionada ou não "de ouvido". Use na posição em que der menos ruído.

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo