Novos termos - Letra H

TSA

Active Member
**ATENÇÃO: As imagens com problemas serão consertadas o mais rápido possível. Favor aguardar. Grato.**


Handshaking - Comunicação inicial entre dispositivos (digitais) antes e durante a transmissão, para permitir uma transferência de dados adequada.
A expressão é interessante -- "aperto de mãos" -- pela analogia com a comunicação entre pessoas.



Hard clipping - Forma severa de clipping. A onda tem seus extremos muito achatados (ceifados, "clipados"), ao contrário do chamado soft clipping, em que o corte (clipping) das ondas é mais suave, menos abrupto.

fxclip1.jpg

Imagem obtida no site GM Arts.
Note que o soft clipping é um leve achatamento da onda, enquanto hard clipping é bastante sério.



Hardware - É a parte física de um sistema. A máquina propriamente dita. Por exemplo, num computador, partes como processador, módulos de memória, HDD, etc. compõem o hardware, enquanto os programas são o software.
Sempre é importante lembrar que, ao pé da letra, hardware é a parte física em qualquer sistema, mesmo quando não roda software.


Head - Cabeçote*. Nesse caso, pode ser chamado também de amp head. É um termo comumente usado para designar os cabeçotes usados com guitarras, em stacks, também.


Headroom - Relaciona-se com a faixa dinâmica. Indica a diferença entre o nível de sinal típico de operação e o nível máximo de sinal de um certo equipamento. Por exemplo, um equipamento que opere a 0 dBu e suporte até 10 dBu tem um headroom de 10 dBu. Refere-se comumente à capacidade de reprodução de transientes de um sistema, também.


High-cut - Filtro passa-baixas (corte de agudos). É um filtro que atenua os sinais acima de uma certa frequência, deixando passar apenas os sinais abaixo dessa frequência. É o mesmo que LPF (low-pass filter).


•Hiperacusia - Sensibilidade excessiva a estímulos sonoros (em termos de incômodo). Há quem diga que é uma acuidade auditiva maior, ou que quem sofre de hiperacusia escuta mais/melhor que as outras pessoas, mas isso é uma idéia errada.
Na verdade, a hiperacusia apenas faz com que os sons causem desconforto mais facilmente -- um som que para uma pessoa "normal" não incomoda, por exemplo, para quem sofre de hiperacusia pode ser extremamente desconfortável.
A audição de tais pessoas normalmente não tem problemas; apenas a tolerância a sons é mais baixa -- uma pedrinha caindo no chão pode parecer uma avalanche :) .



Hiss - Ruído, tipicamente agudo, semelhante a um som "ssssssssss". É facilmente perceptível em fitas magnéticas, por exemplo. Equipamentos de áudio também costumam emitir esse ruído, em maior ou menor escala, conforme se aumenta o volume.


Hi-Z (high impedance - alta impedância) - Dispositivo com impedância de pelo menos 2000 ohms. Como exemplo, microfones com impedância de 10000 ohms, ou instrumentos passivos, que costumam ter impedâncias na casa das centenas de milhares de ohms. Entradas de dispositivos costumam ser de alta impedância. É importante notar que não há padronização quanto a quais valores constituem alta, baixa, ou média impedância. O valor 2000+ ohms, por exemplo, é arbitrário.


Hot (nada a ver com temperatura, hehe) - Termo (em inglês) comumente usado para designar 2 coisas:
1. Um sinal positivo (ou o condutor do sinal positivo), como o positivo na saída de um amplificador, por exemplo.
2. Um sinal de intensidade alta. É comum, por exemplo, ver esse termo com esse sentido na documentação de direct boxes que suportam sinais amplificados (nível de alto-falante).


House mixer - Sinônimo de FOH* (front of house).



*Já no dicionário.
 
Back
Topo