Novos termos - Letra I

TSA

Active Member
**ATENÇÃO: As imagens com problemas serão consertadas o mais rápido possível. Favor aguardar. Grato.**


IACC (Interaural Cross-Correlation Coefficient; algo como "coeficiente de correlação interaural") - É uma medida da diferença entre os sons percebidos em cada ouvido de uma pessoa. Os valores vão de -1 a +1; -1 significa que os sinais são iguais, mas estão completamente fora de fase; 0 significa que não há qualquer relação entre os sinais; +1 indica que os sinais são idênticos e em fase.
Estudos indicam que quanto maior o valor (ou seja, quanto mais próximo de +1), melhor a experiência de se ouvir sons; assim, essa medida tem grande importância no trabalho dos engenheiros acústicos (ao projetar auditórios, por exemplo).



IEEE - Abreviação de Institute of Electrical and Electronic Engineers (Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos). Organização internacional sem fins lucrativos que define padrões para equipamentos eletrônicos e sistemas de comunicação.
O barramento Firewire, por exemplo, é conhecido como IEEE 1394, mostrando que esse é um padrão estabelecido por eles.
Tem mais membros do que qualquer outra organização técnica profissional no mundo.
Site: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.ieee.org">http://www.ieee.org</a><!-- m --> .


IEM (in-ear monitor) - Fones de ouvido, normalmente feitos sob medida, de alta qualidade, colocados diretamente no canal auditivo, usados para a função de monitor (retorno). Têm a vantagem de dar liberdade em palco (permitem movimentação da pessoa sem "perder" seu retorno), reduzir a pressão sonora no palco (porque substituem os tradicionais monitores de chão), e proporcionam certo isolamento dos sons externos. São sistemas sem fio (contam com tranmissor, receptor - bodypack - e os fones).

inearmonitors.png

Par de IEMs.


Imaging (ou stereo imaging) - Localização espacial dos sons (numa gravação) stereo (ou estéreo, como preferir), tanto lateralmente quanto em profundidade.
Abrange as técnicas para gravação e reprodução adequada de sons, de modo que o ouvinte tenha a sensação de espacialidade.
Além de fazer parecer que o ouvinte realmente está assistindo a um concerto da banda, muitas vezes torna a experiência de ouvir música mais agradável, de um modo geral.



•Impedância - Resistência ao fluxo de corrente elétrica alternada. É como a resistência elétrica (corrente contínua), mas muito mais - é a soma da resistência e da reatância do objeto em questão. A reatância é medida em ohms, como a resistência, mas seu valor varia conforme a frequência. Há bastante "coisa" envolvida, na verdade. Por exemplo: a reatância tem relação com a resposta de fase, enquanto a resistência pura, não. Por isso, impedância é algo consideravelmente complexo. Na prática, felizmente, é mais simples entender as implicações da impedância com relação à conexão entre equipamentos.


•Inteligibilidade - Capacidade de se fazer entender. "Entendível". Uma fala inteligível, por exemplo, é aquela que se entende sem dificuldade. A inteligibilidade é um fator essencial nos projetos de áudio, e é fortemente prejudicada quando a acústica do ambiente é ruim. Um som com pouca inteligibilidade é embolado, sem clareza, ruim de entender.


Intensity stereo - Outro nome (em inglês) para a técnica de captação X-Y.


•Interpolação (áudio digital) - Estimativa de um valor (tendo como base outros valores conhecidos). Em áudio digital, é um processo muito comum - se alguma porção dos dados se perder (não chegar ao destino), sistemas de correção de erros podem calcular e estimar o que se perdeu, e preencher aquele espaço, de modo transparante (o ouvinte não percebe).
A importância de tal processo reside no fato de que muitas vezes não é possível retornar ao ponto onde ocorreu a falha para reler os dados; então a interpolação acaba sendo uma boa solução.


•Inversor - Dispositivo que converte corrente contínua em corrente alternada.
Fundamental, por exemplo, em UPSs (nobreaks), já que as baterias fornecem corrente contínua (e os aparelhos se alimentam de corrente alternada).



•Isolamento (acústica) - De modo simples, é a contenção dos sons num certo ambiente, reduzindo a propagação destes para fora do recinto. Também vale para a via oposta, ou seja, a entrada de sons no local em questão. Por exemplo, um templo com isolamento acústico não deixa tanto som "vazar" (tanto para fora quanto para dentro) quanto deixaria sem isolamento. Note que o som não é absorvido, apenas é impedido de sair (ou entrar) no ambiente.
 
Back
Topo