Novos termos - Letra J

TSA

Active Member
**ATENÇÃO: As imagens com problemas serão consertadas o mais rápido possível. Favor aguardar. Grato.**


Jack - Conector fêmea; tomada, para conexão de um plug.


Jacket - Um dos nomes em inglês para a camada isolante/protetora externa dos fios/cabos. Também pode ser chamada sheath.

500pxcoaxialcablecutawa.png



Jackfield - Termo britânico para patchbay.


JAES (Journal of the Audio Engineering Society) - Periódico oficial publicado pela AES, 10 vezes ao ano, disponível para membros e assinantes. Traz notícias, artigos, relatórios, documentos técnicos e muitas outras informações referentes ao trabalho da AES e ao desenvolvimento do campo do áudio como um todo.


Jam session - Reunião informal, onde músicos tocam de improviso, ou sem ensaio. Apenas um encontro para "fazer um som".


Jitter (áudio digital) - Falta de sincronia entre alterações elétricas. Basicamente, a diferença entre o momento da mudança do estado do sinal, e o de sua mudança propriamente dita (ou seja, quando ela deveria ocorrer e quando ocorre de fato). Por conta dessa diferença ocorre um deslocamento de fase no sinal. Quando as taxas de jitter são altas, o som fica sem vida, artificial. Daí vem a chamada "sonoridade digital" (que, como pode-se notar, não tem necessariamente a ver com o fato de o áudio ser digital).


Joystick - Pra quem joga videogame, essa é fácil, hehe. Em áudio, é um potenciômetro com movimento em 2 eixos (às vezes 3).
Basicamente, ele divide um sinal de entrada em vários canais de saída. É especialmente útil, por exemplo, na produção de áudio 5.1, que requer mais que posicionamento esquerda/direita simples (que um botão pan normal faria). A necessidade de precisão no posicionamento esquerda/direita e frente/traseira torna o uso de um joystick a melhor opção, mais intuitiva.



Joystick numa Yamaha DM1000.


Jumpdrive - Um dos nomes para pendrive (ou USB flash drive).


Jumper - Ponte, conexão (elétrica) direta. Por exemplo, conexão entre dois terminais numa placa de circuito impresso, ou num plug de áudio. Pode permitir, por exemplo, a alteração de configurações diretamente na placa do equipamento em questão.

jumpern.png

Jumper numa placa-mãe de PC. Note que há 2 opções disponíveis:
uma interligando (da esquerda para a direita) os 2 primeiros terminais,
outra interligando os 2 últimos.
 
No Brasil, o termo "jumper" deu origem até a neologismos como "jampear", "jampeado", e ganhou sentido mais abrangente. Toda e qualquer ligação onde uma ponta é interligada/emendada a outra passou a ser chamada de "ligação jampeada".

Existem no áudio alguns "jampeamentos" até necessários. Por exemplo, na figura abaixo:

XLR-monojack2.gif


Existe, em azul, um jumper entre o conector 1 e o 3 (malha com negativo), montando assim uma ligação desbalanceada.

Apesar de não ser a melhor forma, às vezes chama-se uma série de equipamentos iguais interligados entre si de "equipamentos jampeados", tal qual na figura abaixo:

amplificadoresjampeados2.jpg


É fácil encontrar a frase "amplificador 'jampeado' no outro" ou mesmo "jampear um amplificador no outro", no sentido de "interligar".

O neologismo também é usado em eletrônica. Na figura abaixo,

cwf8.JPG


Temos que os conectores do meio da placa foram "jampeados" (interligados) entre si.

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo