Novos termos - Letra K

TSA

Active Member
**ATENÇÃO: As imagens com problemas serão consertadas o mais rápido possível. Favor aguardar. Grato.**


•k - Abreviação para 1000 (kilo). É usado como prefixo de unidades de medida (por exemplo, kW = kilowatt = 1000 watts).
Não confundir com K (maiúsculo), que é usado em sistemas digitais, e representa potências de base 2, ao invés de base 10. Por exemplo, 1 Kilobyte = 1024 (2^10) bytes, ao invés de 1000 (10^3) bytes.


Kevlar® - Material desenvolvido pela Dupont. Tem alta relação resistência/massa ("peso"), ou seja, consegue ser bastante resistente mesmo sendo leve.
Em áudio, é usado na composição de cones de alto-falantes (normalmente não é usado sozinho, mas em conjunto com outros materiais).





Key (processamento de dinâmica) - Processamento da dinâmica (compressão ou limitação, por exemplo) pode ser acionado por uma fonte de áudio externa, que não é alterada pelo processador, mas serve de gatilho para processamento de outro sinal. É o mesmo que sidechain. Exemplo de uso: uma música tocando (CD, digamos), e um locutor. Por meio do recurso key (ou sidechain) é possível fazer o volume da música se reduzir automaticamente quanto o locutor fala, e voltar ao normal quando ele para. É um uso muito comum em rádios. As possibilidades são muitas.


•kHz - Kilohertz. O prefixo kilo representa mil, logo, 2 kHz, por exemplo, são 2 mil Hertz.


Kill switch - Controle encontrado em mixers de DJ usado para remover porções inteiras de frequências, como graves, médios ou agudos, por exemplo. Ajuda a misturar partes de uma música com partes de outra, como a voz de uma e os instrumentos de outra.


Klipschorn® - Tipo de caixa de som full-range, de 3 vias, criada em 1941 com uma resposta de graves revolucionária (ao menos para a época). Usa os cantos da salas (junções entre paredes) como complemento à corneta no gabinete, e, assim, consegue reproduzir, com baixa distorção, sons a partir dos 30 Hz.
Além disso, a sensibilidade dessas caixas costuma ser muito boa, na casa dos 105 dB/W @ 1 m.
São as caixas de som com maior tempo de produção - ainda hoje são fabricadas (e com poucas modificações em relação ao projeto original)!
O nome é uma homenagem a Paul W. Klipsch, inventor dessa caixa (e um dos pioneiros do áudio nos EUA).

klipschorn2.jpg



Knee - Indica, em áudio, o ponto em que a resposta de alguma função ou característica de um sistema tem uma mudança considerável. Em compressores, por exemplo, o ajuste de threshold causa um knee (mudança) no sinal de áudio a partir de um certo nível. Abaixo desse ponto o compressor tem um comportamento, enquanto acima desse nível o comportamento do compressor é diferente. O nome knee (joelho, em inglês) vem do fato de que nos gráficos que demonstram o comportamento do sinal de áudio nessas circunstâncias o ponto de mudança do comportamento se assemelha a um joelho humano (como se fosse uma perna dobrada).

knee.png

Hard knee = mudança brusca. Soft knee = mudança suave.
 
Back
Topo