Novos termos - Letra L

TSA

Active Member
**ATENÇÃO: As imagens com problemas serão consertadas o mais rápido possível. Favor aguardar. Grato.**


Lag - 1. A diferença de fase entre uma corrente (elétrica) e a tensão que a gerou, expressa em graus.
2. Tempo que um dispositivo ou componente (eletrônico) leva para responder a algum comando ou "estímulo" (ou seja, nesse caso, é sinônimo de latência).



•Latência (latency) - Como definição geral, é o tempo que um dispositivo leva para responder a um comando. Detalhando mais, pode indicar o tempo que um sinal leva para passar por um certo dispositivo, e sair dele. Ao se fazer uma gravação digital, por exemplo, gasta-se certo tempo para que o sinal que chega seja processado e armazenado (gravado). Claro, falamos de escalas pequenas de tempo, na casa dos milésimos de segundo (ms). Em processamento digital de sinais ao vivo (ou seja, não para gravação) a latência tem um impacto crucial - o sinal que sai da fonte deve demorar o mínimo possível para chegar a seu estágio final.


LCR (left center right) - Sistema de som com 3 canais (esquerdo, central e direito). São comuns em teatros, por exemplo. Um arranjo desses ajuda (nas situações certas) a se criar uma "imagem sonora" mais realista (ou seja, passa melhor a noção de espacialidade aos ouvintes).


LED (light-emitting diode - diodo emissor de luz) - Um semicondutor capaz de emitir luz quando uma corrente elétrica o atravessa. LEDs estão presentes em quase qualquer aparelho - mesas de som são cheias deles, por exemplo (para indicação de níveis de sinal, funções ativas, alertas, etc). LEDs também vêm substituindo lâmpadas comuns em alguns ramos onde se precisa de iluminação, como lanternas (traseiras) de carros, luz ambiente, lanternas (de mão), por sua economia de energia e durabilidade. Eles não emitem apenas luz visível - LEDs infravermelhos, por exemplo são usados em controles remotos, em sistemas de microfones sem fio (para sincronização com o receptor) e em outros aparelhos.

rbgled2.jpg

Exemplo de LEDs acesos.


Leveler (nivelador) - Aparato que ajusta o nível de um sinal de áudio em função do nível de um outro sinal. Exemplo: num restaurante onde há música ambiente, é interessante que o volume dessa música fique só um pouco acima do ruído (no sentido de som local, como as pessoas conversando). Então pode-se usar um microfone de ambiência para fornecer ao nivelador uma referência do ruído local; o leveler, por sua vez, mantém a diferença entre o ruído ambiente e a música constante, de acordo com as variações do ruído.
Atua de forma semelhante a um AGC (automatic gain control).
Também não é, ao pé da letra, um processador de dinâmica, já que altera o nível do sinal, não sua dinâmica.



Line array - Line arrays são coisa complicada. De certa forma, um "tesouro" da engenharia. É preciso muito cuidado para não fazer um line-errei :mrgreen: .
De modo simples, um line array é um conjunto de caixas cuidadosamente projetadas, espaçadas e dispostas juntas, num arranjo que pode ser vertical ou horizontal. A engenharia envolvida gera alguns resultados interessantes: consegue-se controlar melhor a diretividade dos sons, então pode-se direcionar o som mais para a audiência e menos para superfícies reflexivas (reduzindo o prejuízo à inteligibilidade); há menor desperdício de potência, já que a cobertura é mais eficaz; line arrays são capazes de "driblar" (até certo ponto) a lei dos inversos dos quadrados, resultando em uma queda de 3 dB SPL a cada dobra de distância, ao invés de 6 dB.

A teoria envolvida em line arrays, no entanto, é extremamente complexa. A explicação acima é bastante superficial, servindo apenas para dar uma pequena luz acerca do tema.

linevertec2.jpg

Line array JBL, série VerTec.


Loudness - 1. Percepção de volume. É totalmente subjetiva, e varia de pessoa para pessoa.
2. Função comumente encontrada em aparelhos de som domésticos, ou automotivos, que dá um reforço nos graves e agudos a baixos volumes, de modo a tornar o som percebido mais agradável, equilibrado. Isso se deve ao fato de o ouvido humano ter um reforço natural nos médios, quando os volumes são baixos. Com a função ativada, tem-se a sensação de um som "plano". Conforme o volume aumenta, o ouvido passa a ficar mais “plano”, de modo que o efeito loudness passa a ser menos necessário. Bons circuitos de loudness se reduzem conforme se aumenta o volume do aparelho.

Low-cut - Um filtro passa-altas (corte de graves). É um filtro que atenua os sinais abaixo de uma certa frequência, deixando passar só o que está acima desse valor. É muito comum, por exemplo, em mesas de som, servindo para reduzir os sons "puf" em microfones. É o mesmo que HPF (high-pass filter).
 
Olha o Loudness aqui gente...

loudness.jpg


Lembrando que é usado em sonorização doméstica/automotiva. Em PA, é raríssimo, mas existe sim. Esta foto acima é de um antigo receiver, desses muito comuns na década de 1970/1980. Hoje, geralmente o Loudness é um mero botão.
 
Back
Topo