Novos termos - Letra N

TSA

Active Member
NAG (needed acoustic gain) - "Ganho acústico necessário". É o ganho, em dB, necessário num sistema de reforço sonoro para atingir, para o ouvinte mais distante, um nível acústico equivalente ao que o ouvinte mais próximo teria sem o reforço sonoro.


•Nanotecnologia - Ciência sobre o estudo e a construção de objetos/estruturas a partir da manipulação de átomos ou moléculas simples. Suas aplicações se expandem por várias áreas da ciência, da medicina à indústria automotiva.
No contexto de áudio/tecnologia, ela pode permitir a criação de componentes cada vez menores, mais resistentes, precisos, com maior poder de processamento e eficientes do ponto de vista energético.
Em resumo: os aparelhos podem ser mais compactos, leves, consumir menos energia e esquentar menos - sem contar as novas tecnologias que podem se tornar possíveis com o avanço da nanotecnologia. O cenário futuro se torna ainda mais interessante considerando-se que o ramo do áudio está cada vez mais mergulhado no mundo digital.



Near field (campo próximo) - Ao pé da letra, é o campo de som localizado à distância de menos que uma vez o comprimento de onda da frequência em questão (a 200 Hz o comprimento de onda é de cerca de 1,70 m, por exemplo). Nessa situação o som não obedece (ao menos não inteiramente) à lei dos inversos dos quadrados.
Na prática, o termo é comumente usado para designar o campo bem próximo à fonte sonora - por exemplo, near field monitors (monitores de campo próximo) são monitores usados em estúdio, para trabalho dos engenheiros envolvidos, situados bem próximo deles. Então, genericamente o termo é associado a fontes sonoras próximas do ouvinte a ponto de reduzir os efeitos da acústica ambiente.


•Neutro (neutral; cold) - Sem carga elétrica - nem negativa nem positiva. No contexto de distribuição de energia, o ponto (fio, por exemplo) com potencial zero, que vai servir de referencial para as tensões da instalação - exemplo: uma tomada de 127 V apresenta, em tese, 127 V em relação ao neutro, que tem 0 V; se o neutro tivesse, digamos, 1 V, a tensão fornecida pela tomada seria de 126 V.


Noise floor (algo como piso de ruído, traduzido literalmente) - É o ruído que equipamentos geram, na ausência de sinal. Todo equipamento apresenta esse ruído. É medido em dB. Reduzir esse ruído permite, além de gravações e trabalhos mais "limpos", aumentar a faixa dinâmica, já que o equipamento consegue reproduzir sinais mais fracos sem que estes sejam mascarados pelo ruído inerente a ele. Acaba sendo, na prática, um limite mínimo do nível do sinal que o equipamento em questão consegue reproduzir, que são os sinais de nível acima desse piso.


•Nominal - O termo "nominal" refere-se a coisas dentro dos planos, nos padrões; conforme o que é esperado. Seu uso mais comum é para referir-se a níveis de sinal. O "nível nominal" de sinal de um certo equipamento representa o nível típico de sinal com que ele opera, por exemplo. Não indica o nível máximo, já que há headroom para lidar com picos.
Se, digamos, um aparelho tem um nível nominal de +4 dBu, esse é o nível típico de sinal com que ele lida, é o nível tomado como referência.
Não é o termo tecnicamente mais adequado - é melhor usar a expressão "valor de referência", ou "referência zero" (zero dB, ou seja, sem mudança em relação ao valor padrão) - mas é bem aceito.
 
Back
Topo