Novos termos - Letra O

TSA

Active Member
**ATENÇÃO: As imagens com problemas serão consertadas o mais rápido possível. Favor aguardar. Grato.**


•Oclusão (ou oclusão auditiva; ou efeito de oclusão) - Experimente tapar os ouvidos com os dedos, e falar. Isso é a oclusão :).
Repare que a voz fica abafada, estranha. Esse efeito pode acontecer também quando se usam monitores pessoais (IEM), aparelhos auditivos ou protetores sólidos, que tapam o canal auditivo.
A voz também soa mais forte, já que o bloqueio no canal auditivo causa um aumento da pressão sonora ali (ao invés de escapar pelo orifício), que é conduzida ao ouvido interno.
Pode ficar brincando com o efeito, ninguém vai notar ;).



On-axis response - "Resposta no eixo" (sim, soa estranho :lol: ). É uma medida da resposta (em geral de transdutores) no eixo perpendicular a seu centro. Por exemplo, no caso de um microfone, a resposta quando o som é direcionado exatamente em linha reta em relação ao topo do globo; em alto-falantes, a resposta que se obtém ao posicionar-se no eixo formado pela linha reta imaginária partindo do centro do cone. Off-axis response é o oposto, ou seja, a resposta fora desse ponto exato (mais pra um dos lados).

cardioid.png

Diagrama polar de um microfone cardióide. O ponto 0° é o de resposta no
eixo. A 90°, por exemplo, considera-se a resposta fora do eixo.



Open air - Fones de ouvido abertos, que permitem que o ar passe livremente. Com esse tipo de fones, tanto se ouvem os sons externos quanto é possível ouvir o que eles "tocam" estando de fora. Ou seja, não promovem nenhum isolamento.
O Porta Pro, da Koss, é um exemplo.



Opto compressor (compressor óptico) - Um compressor (normal) que efetua o controle de ganho por meio de luz. O sistema consiste de uma fonte de luz (normalmente um LED) associado à intensidade do sinal de entrada. Conforme a luz aumenta sua intensidade (por conta da intensidade do sinal), uma célula fotossensível comanda o ajuste de ganho: quanto mais forte a luz, mais próximo do threshold (ou maior a redução do ganho, caso o sinal já tenha atingido/ultrapassado o threshold). É apenas uma das formas de se controlar a redução de ganho aplicada ao sinal feita pelo compressor.


•Osciloscópio - Aparelho que mostra ondas (formato de ondas). É composto por entradas onde sinais podem ser aplicados, e uma tela onde podem-se ver as características do sinal em questão.
Podem-se calcular as propriedades da onda (amplitude, frequência, etc.), além de se ter uma representação visual de sua forma (assim é possível visualizar a ocorrência de clipping, por exemplo).


oscdigital.jpg

Exemplo de osciloscópio digital.


Ototoxicidade - Capacidade de ser tóxico ao sistema auditivo (e de equilíbrio). Algumas substâncias, como antibióticos da família dos aminoglicosídeos, quimioterápicos e mesmo simples analgésicos (aspirina, por exemplo, embora cause perdas passageiras) podem causar danos à audição, sejam temporários ou irreversíveis.


Overtone - Sobretom. Som (onda) de frequência acima da fundamental. Pode ser um harmônico da fundamental, ou não. Sobretons que são múltiplos inteiros da frequência fundamental (2x a frequência fundamental, por exemplo) são considerados harmônicos; os que não são múltiplos inteiros da frequência fundamental não são harmônicos. É importante lembrar: todo harmônico é um sobretom, mas nem todo sobretom é um harmônico.
 
Back
Topo