Novos termos - Letra P

TSA

Active Member
**ATENÇÃO: As imagens com problemas serão consertadas o mais rápido possível. Favor aguardar. Grato.**


•Padrão de captação (pickup pattern, em inglês) - Característica dos microfones, que indica em que direção eles captam melhor os sons, e em que direção eles rejeitam mais os sons. Exemplos: cardióide, supercardióide. Em português, é mais conhecido como "diagrama polar de um microfone".


Passband - Banda passante, em inglês. Veja aqui.


Patchbay - Aparato, muitas vezes montado em rack, que abriga grupos de jacks (comumente P10 TRS) conectados ao sistema de som (de um estúdio ou PA, digamos). Um patchbay permite que todos os sinais sejam facilmente roteados para onde se queira - permite acesso fácil e conveniente aos sinais em pontos estratégicos.
É uma mão na roda, sobretudo em instalações fixas, para que não seja necessário "se embrenhar" atrás de racks de equipamentos para fazer conexões.


210460038209.jpg

Patchbay Neutrik.


Phon - Unidade de medida da intensidade de som percebida. Pela complexidade do ouvido humano, que não percebe sons de todas as frequências com a mesma intensidade, é difícil associar diretamente o volume percebido (algo subjetivo) com a pressão sonora real (indicada por um medidor de SPL, "decibelímetro" - uma medida objetiva). Basta checar a curva de audibilidade. O phon, então, permite que se estabeleça essa relação.
O phon é definido como o SPL de um tom puro (sinal senoidal) que soa igual em volume (percebido) a outro tom em questão (sendo comparado). Por exemplo: um tom na faixa dos médios requer um SPL menor que um tom na faixa dos graves para ser percebido com o mesmo volume, logo, para ter o mesmo volume em phons. Ou seja, para uma certa medida em phons, (x phons), tons de diferentes frequências precisam de SPLs diferentes.


Phono plug - Plug RCA. Como a RCA usava esse plug para conectar seus toca-discos (phono) aos amplificadores, o plug passou a ser reconhecido por ambos os nomes.
Não confundir com phone plug.



Prosumer - Junção de professional e consumer. Indica produtos voltados ao mercado doméstico, mas com recursos/qualidade profissionais. Têm "um pé" em um mercado, e outro pé no outro. Ficam no meio-termo.


•Psicoacústica - Estudo científico da percepção do som. Basicamente, um estudo sobre como percebemos o som. Desse ramo podem-se extrair informações muito úteis na hora de fazer produção musical, processamento de sinais, mixagem, etc. É graças a esses estudos que é possível, por exemplo, simular (ou ao menos tentar com chances de sucesso), numa gravação, a disposição (física) real que as fontes sonoras teriam num palco verdadeiro, como se o ouvinte estivesse imerso no concerto.
 
A foto abaixo mostra os diversos padrões de captação de um determinado microfone. Através de um conjunto de chaves, o usuário pode escolher entre captação ominidirecional, cardióide ou "figura 8".

pickup_patterns.gif
 
Back
Topo