Novos termos - Letra Q

TSA

Active Member
**ATENÇÃO: As imagens com problemas serão consertadas o mais rápido possível. Favor aguardar. Grato.**


Quad mic cable (também chamado star-quad mic cable - cabo de microfone quádruplo) - Cabo com 4 condutores (ao invés de 1, ou 2 para linhas balanceadas). Capta bem pouco ruído e hum (cuja redução pode chegar a 30 dB em relação a cabos comuns de 2 condutores).
Os 4 condutores são unidos em espiral, e nos conectores são unidos de 2 em 2, resultando numa conexão "normal", como a de um cabo comum.
A grande vantagem desse tipo de cabo é a rejeição ainda maior a ruídos e interferências.


quadmiccablebycanare.jpg



•Quadratura - Diferença de fase de 90° (ou seja, um quarto do período (da onda)). Estado de separação ou relação de 90° (por exemplo, 2 objetos, um a 90° do outro, estão em quadratura).


•Quantização - (Áudio digital) - Basicamente, na conversão de sinal analógico em digital, é a conversão dos valores de amplitude de um sinal analógico em vários valores numa série finita, de modo a representar a "forma original" dessa amplitude. O sinal analógico é uma onda contínua, uma "coisa" constante. Como sinais digitais são "representações" da forma de onda original, o mesmo ocorre com os valores de amplitude.
Os chamados erros de quantização ocorrem quando um determinado valor da amplitude em algum trecho do sinal original não casa com os valores pré-estabelecidos para a conversão analógico-digital, e o conversor faz uma espécie de aproximação.


•Quartzo - É interessante falar do quartzo, porque ele é um dos principais materiais piezoelétricos. Um cristal de determinada forma e tamanho vai vibrar a uma frequência previsível e bem estável quando lhe é aplicada tensão (elétrica). Isso os torna bem úteis em artigos como relógios e geradores de clock em equipamentos digitais. Um mineral simples, mas muito útil. Até mesmo, indiretamente, pra evitar que o operador se atrase pro evento :D .


Quasi- (referência ao uso em inglês, comum em áudio) - Prefixo com o significado de semi, "de certa forma", ou mesmo do nosso "quase".
Por exemplo, é comum ver EQs semi-paramétricos sendo chamados de quasi-parametric; ou o termo quasi-balanced, designando linhas balanceadas flutuantes.
 
quantizacao.jpg


Aliás, vale a pena ler esse texto, muito bom. Os conceitos estão todos descritos muito bem.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.eca.usp.br/prof/iazzetta/tutor/audio/a_digital/a_digital.html">http://www.eca.usp.br/prof/iazzetta/tut ... gital.html</a><!-- m -->
 
Back
Topo