•Reflexão - Chama-se, em acústica, de reflexão o som que atingiu uma superfície e foi refletido; "bateu e voltou" . Reflexões são um problema, principalmente as primeiras, porque na interação com os sons diretos, podem causar vários cancelamentos e reforços, prejudicando a inteligibilidade e tornando o som desagradável.
•Resolução - Sem entrar na parte puramente técnica, é a riqueza de detalhes na representação de algo. Por exemplo, a quantidade de detalhes capturados numa foto.
Em áudio digital, por exemplo, a resolução tem a ver com a taxa de amostragem e com a profundidade de bits. Quanto maior cada um, maior a resolução (no sentido de definição, ou seja, quantidade de detalhes; como o áudio digital é uma amostragem do sinal analógico, maior "captura" dos detalhes da fonte original representa uma maior resolução, ou definição, em termos de representação do sinal original).
Entenda que essa explicação refere-se à parte subjetiva da questão, sem entrar nos méritos do que cada parâmetro (taxa de amostragem, profundidade de bits, etc.) representa em termos técnicos.
De uma forma ou de outra, tais grandezas representam o detalhamento da amostra de áudio, logo, a resolução (em termos subjetivos).
•Ressonância - Em termos simples, a tendência de sistemas elétricos ou mecânicos a vibrar (ressoar) numa certa frequência mediante um estímulo externo, e permanecer vibrando depois que o estímulo cessa. Cada material tem uma frequência de ressonância. O sino é um exemplo de ressonador: ao ser "estimulado", ele oscila a suas várias frequências de ressonância, gerando seu som único.
Particularmente no caso de caixas de som, a questão é importante, porque alto-falantes, gabinetes, e mesmo o ambiente onde estão instaladas têm frequências de ressonância que podem alterar sua resposta.
Um exemplo de ressonância tanto elétrica quanto acústica é a realimentação (feedback, microfonia) em sistemas de PA.
•RFI (radio-frequency interference) - Interferência de radiofrequência. Tipo de interferência eletromagnética, relativa a sinais de rádio (tv, rádios comerciais, etc.).
Tanto pode causar ruídos diversos quanto literalmente gerar a reprodução da estação de rádio (!) no sistema (imagine o áudio de um programa de rádio ou tv vazando no sistema de som no meio de um culto, por exemplo ).
A melhor forma de evitar esse tipo de problema é prevenir a "entrada" de RF no sistema (por meio de filtros, aterramento correto, uso de linhas balanceadas, etc.).
Note que o termo é válido tanto para as interferências captadas quanto para aquelas emitidas por equipamentos (todo eletrônico emite interferências eletromagnéticas em maior ou menor grau, e estas podem estar contidas na faixa RF).
•RoHS (Restriction of Certain Hazardous Substances Directive) - "Diretiva para restrição de certas substâncias perigosas". Medida adotada na União Européia, em vigor desde 2006, que restringe o uso de certas substâncias perigosas/tóxicas na fabricação de aparelhos eletrônicos.
Ao todo, são seis substâncias, que tanto podem prejudicar o ser humano quanto o meio-ambiente, em caso de descarte inadequado: chumbo, cádmio, mercúrio, cromo hexavalente, bifenilos polibromados (PBBs) e éteres difenil-polibromados (PBDEs) - os dois últimos, por exemplo, servem como retardantes de chamas em plásticos.
Embora seja uma resolução européia, fabricantes em outros países muitas vezes adotam o procedimento de redução de tais substâncias tóxicas.
•Rolloff (ou Roll Off) - Refere-se à atuação de filtros. É a atenuação gradual das frequências acima ou abaixo de um certo valor. Por exemplo, filtros passa-altas fazem rolloff das frequências fora de sua faixa de operação, ao invés de cortá-las imediatamente. Quanto mais distantes as frequências da "frequência chave", maior a atenuação. É uma atenuação progressiva.
Em ajustes de equalizadores gráficos é comum se fazer um rolloff, geralmente dos graves, quando não se tem uma via de subgraves: vão-se atenuando, a passos pequenos, as frequências abaixo de um certo valor (exemplo, de 100 Hz para baixo, reduzir 0,5 dB em relação ao valor anterior, ficando: 100 Hz: -0,5 dB; na próxima frequência abaixo de 100 Hz: -1 dB; na seguinte: -1,5 dB, e assim por diante).
•Resolução - Sem entrar na parte puramente técnica, é a riqueza de detalhes na representação de algo. Por exemplo, a quantidade de detalhes capturados numa foto.
Em áudio digital, por exemplo, a resolução tem a ver com a taxa de amostragem e com a profundidade de bits. Quanto maior cada um, maior a resolução (no sentido de definição, ou seja, quantidade de detalhes; como o áudio digital é uma amostragem do sinal analógico, maior "captura" dos detalhes da fonte original representa uma maior resolução, ou definição, em termos de representação do sinal original).
Entenda que essa explicação refere-se à parte subjetiva da questão, sem entrar nos méritos do que cada parâmetro (taxa de amostragem, profundidade de bits, etc.) representa em termos técnicos.
De uma forma ou de outra, tais grandezas representam o detalhamento da amostra de áudio, logo, a resolução (em termos subjetivos).
•Ressonância - Em termos simples, a tendência de sistemas elétricos ou mecânicos a vibrar (ressoar) numa certa frequência mediante um estímulo externo, e permanecer vibrando depois que o estímulo cessa. Cada material tem uma frequência de ressonância. O sino é um exemplo de ressonador: ao ser "estimulado", ele oscila a suas várias frequências de ressonância, gerando seu som único.
Particularmente no caso de caixas de som, a questão é importante, porque alto-falantes, gabinetes, e mesmo o ambiente onde estão instaladas têm frequências de ressonância que podem alterar sua resposta.
Um exemplo de ressonância tanto elétrica quanto acústica é a realimentação (feedback, microfonia) em sistemas de PA.
•RFI (radio-frequency interference) - Interferência de radiofrequência. Tipo de interferência eletromagnética, relativa a sinais de rádio (tv, rádios comerciais, etc.).
Tanto pode causar ruídos diversos quanto literalmente gerar a reprodução da estação de rádio (!) no sistema (imagine o áudio de um programa de rádio ou tv vazando no sistema de som no meio de um culto, por exemplo ).
A melhor forma de evitar esse tipo de problema é prevenir a "entrada" de RF no sistema (por meio de filtros, aterramento correto, uso de linhas balanceadas, etc.).
Note que o termo é válido tanto para as interferências captadas quanto para aquelas emitidas por equipamentos (todo eletrônico emite interferências eletromagnéticas em maior ou menor grau, e estas podem estar contidas na faixa RF).
•RoHS (Restriction of Certain Hazardous Substances Directive) - "Diretiva para restrição de certas substâncias perigosas". Medida adotada na União Européia, em vigor desde 2006, que restringe o uso de certas substâncias perigosas/tóxicas na fabricação de aparelhos eletrônicos.
Ao todo, são seis substâncias, que tanto podem prejudicar o ser humano quanto o meio-ambiente, em caso de descarte inadequado: chumbo, cádmio, mercúrio, cromo hexavalente, bifenilos polibromados (PBBs) e éteres difenil-polibromados (PBDEs) - os dois últimos, por exemplo, servem como retardantes de chamas em plásticos.
Embora seja uma resolução européia, fabricantes em outros países muitas vezes adotam o procedimento de redução de tais substâncias tóxicas.
•Rolloff (ou Roll Off) - Refere-se à atuação de filtros. É a atenuação gradual das frequências acima ou abaixo de um certo valor. Por exemplo, filtros passa-altas fazem rolloff das frequências fora de sua faixa de operação, ao invés de cortá-las imediatamente. Quanto mais distantes as frequências da "frequência chave", maior a atenuação. É uma atenuação progressiva.
Em ajustes de equalizadores gráficos é comum se fazer um rolloff, geralmente dos graves, quando não se tem uma via de subgraves: vão-se atenuando, a passos pequenos, as frequências abaixo de um certo valor (exemplo, de 100 Hz para baixo, reduzir 0,5 dB em relação ao valor anterior, ficando: 100 Hz: -0,5 dB; na próxima frequência abaixo de 100 Hz: -1 dB; na seguinte: -1,5 dB, e assim por diante).