Novos termos - Letra V

TSA

Active Member
VCA (Voltage-controlled amplifier) - Circuito de amplificação cujo ganho é controlado por uma tensão externa. Seu ganho varia em função dessa tensão. VCAs costumam, por exemplo, exercer a função de controladores de ganho nos processadores de dinâmica. Alguns mixers automatizados usam VCAs para controle de níveis de sinais.


Venue (inglês) - No contexto de áudio/música, é o local onde o evento vai acontecer. Um estádio, por exemplo. Costuma designar locais de grande porte, mas seu significado não necessariamente se restringe a isso.


Vocoder - Acrônimo para Voice Operated enCODER. É um aparelho que, basicamente, "injeta" as características de um sinal (voz, por exemplo) em um outro sinal (normalmente um instrumento). "As características dinâmicas de uma fonte sonora são analisadas sob várias frequências, e o resultado é usado para filtrar o som de outra fonte, como um instrumento musical. Quando se usa uma voz como 'fonte das características dinâmicas', fica parecendo que o instrumento está falando."
Veja o vídeo abaixo. A demonstração do efeito começa lá pelos 55 segundos (é em inglês, e o cara é meio besta :p , mas vale):


[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=-hqvvNcvenU[/youtube]
Won't you take me to a funky town??


•Volume: 1. "Quantidade de espaço ocupada por um corpo. É representado por grandezas cúbicas (m³, por exemplo), sendo produto de 3 medidas (altura, largura e comprimento)". Em caixas de som, o "volume interno" (ou capacidade, comumente chamada de "litragem") é fundamental para que o driver funcione como esperado (cada driver requer um certo volume do gabinete).
2. Percepção da amplitude do som. Qualidade de um som ser forte ou fraco. É algo subjetivo.



•Voz - Termo usado para indicar quantas notas um instrumento eletrônico (teclado, por exemplo) consegue "tocar" simultaneamente. Um instrumento monofônico só consegue reproduzir uma nota de cada vez, sendo portanto de uma voz apenas. Um instrumento que reproduza 128 notas simultaneamente é de 128 vozes.
Note que voz refere-se apenas a notas simultâneas, não a parâmetros, configurações, patches, timbres, etc. Se um teclado, por exemplo, "toca" no máximo 10 notas simultaneamente, ele tem 10 vozes, mesmo que seja capaz de criar milhares de sons diferentes.


VST (Virtual Studio Technology - Tecnologia de Estúdio Virtual, numa tradução livre) - Marca registrada da Steinberg para seu padrão de integração entre plug-ins e programas editores de áudio. Plug-ins VST se tornaram extremamente populares, em grande parte por conta do suporte que a Steinberg presta a terceiros (ou seja, a outros produtores de programas para trabalho com áudio) - deste modo, virtualmente qualquer DAW ou editor de áudio pode ser capaz de usar plug-ins VST. Além disso, eles são desenvolvidos tanto para a plataforma Mac quanto para Windows, e existem vários plug-ins grátis disponíveis (na Internet).
 
Back
Topo