Novos termos - Letra Z

TSA

Active Member
**ATENÇÃO: As imagens com problemas serão consertadas o mais rápido possível. Favor aguardar. Grato.**


Zero-based mixing - Mixagem baseada no zero, numa tradução grosseira. "Zero", na verdade, é a posição dos faders no mixer. Rick Chinn, da Uneeda-Audio, explica:
"Esse método consiste em iniciar-se o mix com todos os faders "fechados". Então, ouve-se o som do palco e aumenta-se o volume apenas das fontes sonoras que não podem ser ouvidas na house. O objetivo é minimizar o aumento de volume causado pela amplificação e fazer o som parecer o mais acústico possível.
Fatores que atrapalham a técnica são aplicações (venues) muito grandes, monitores com volume muito alto e instrumentos fortes mas muito direcionais, como o trompete (que precisam do sistema de som mais pela cobertura do que pela amplificação)."



Zero crossing - Uma onda analógica consiste numa alteração constante de polaridade (positivo-negativo-positvo...). O ponto exato onde ocorre a mudança de polaridade (ou seja, onde o valor é zero) é chamado zero crossing (que numa tradução não muito grosseira significa marco zero). Esse é o ponto ideal para se "emendar" várias ondas (ou criar um loop), porque como os valores de ambas as ondas são zero, evitam-se artefatos como clicks, pops e afins, além de permitir uma transição suave. Muitos aparelhos voltados a trabalho com eletricidade (condicionadores de energia, por exemplo) só acionam seus circuitos, ou liberam passagem de corrente em suas saídas, no ponto zero crossing, para que a "subida" de tensão seja suave.

sine22.png

Note que o "marco zero" se dá na transição entre positivo e negativo.


Zin (ou Z in) - Impedância de entrada.


•Zona (zone) (calma, calma :mrgreen:) - 1. É comum separar teclados (ou controladores de modo geral) em áreas, regiões (zonas), de modo que cada uma tenha uma função ou emita sons diferentes. Por exemplo, dividir um teclado em 2 partes, uma com tons para base e outra com tons para solo. Cada uma dessas partes é chamada zona, e pode variar não só em sons, mas em parâmetros.
2. Locais de audição separados num sistema de som complexo, e acusticamente isolados entre si. Cada local desses recebe um tratamento específico.


Zoom microphone ("microfone de zoom") - Design/técnica que permite sincronização, em câmeras, do zoom (óptico) com o microfone, de modo que não apenas o vídeo se aproxime, mas também o áudio captado passe essa sensação (fica mais forte e mais focado). Consiste em mudar o padrão de captação de onidirecional (áudio e vídeo "amplos") para supercardióide. Com zoom total, o microfone fica bastante direcional e tem seu ganho elevado. Assim, áudio e vídeo se sincronizam de modo muito realista.


Zout (ou Z out) - Impedância de saída.
 
TSA disse:
Zin (ou Z in) - Impedância de entrada.

Zout (ou Z out) - Impedância de saída.

OFF : Lembrei mais um -Zorelha e Zuvido - orgao e sentido de operador de som meio que sem tais partes :D :D :D ...

Abrcs,
andry110
 
Olá gente,

Em áudio, sempre que se quer falar sobre impedâncias, fala-se em "Z", pois este é o símbolo da impedância. Daí, cria-se uma série de variações.

Low Z - impedância baixa em relação a uma alta impedância

High Z - impedância alta em relação a uma baixa impedância

Z_impedance_lowzhighz.jpg


Zmax - parâmetro de um alto-falante, indica a maior impedância encontrada dentro da resposta de frequência do falante

Zmin - parâmetro de um alto-falante, indica a menor impedância encontra dentro da sua resposta de frequência. Equivale a "Impedância nominal" do falante

impedancia_nominal.jpg


Zin - impedância de entrada

Zout - impedância de saída

Neste pré-Amplificador de áudio, por exemplo, é possível selecionar a impedância de entrada correta da fonte de som.

z_in.jpg


Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo