O Curioso Caso de Monitoração por Fones

vs06

Member
Estamos implantando monitoração por fones para os músicos e cantores da nossa igreja. A ideia é usar uma entrada só para o instrumental e outra só para o vocal.
Ganhamos um amplificador de fones Presonus HP60 usado. Temos uma mesa Behringer Eurorack UB2442 Pro.

Eu fui uma semana antes e testei cada um dos 6 canais do HP60 individualmente (usei um fone AKG K404). Coloquei um loop em um AUX e um mic no outro AUX da mesa. Funcionou como deveria: quando eu alternava para a entrada A o loop aumentava, quando eu alternava para a entrada B minha voz se sobressaía.

OK, uma semana depois marcamos um ensaio com o grupo de louvor para testar "ao vivo".
Pedi que cada músico/cantor levasse um fone de ouvido de sua preferência (uns não gostam de in-ear, outros não gostam dos fones que cobrem a orelha toda, etc).

Eu liguei AUX1 da mesa na entrada A e AUX2 na entrada B.
Detalhe, fiz essa ligação da seguinte forma: Saída Auxiliar da mesa (AUX Send) > Multicabo (balanceado) > Da saída fêmea P10 da "banheira" sai um cabo P10 TS > Esse cabo TS é ligado na entrada (mono) do Presonus HP60.
Na saída de fones de cada canal eu coloquei um adaptador de P2 para P10 e um extensor de fones (p2 macho e p2 fêmea na outra ponta) onde os fones seriam plugados.

Começamos a testar e tudo estava OK, porém alguns minutos depois uma das entradas parou de funcionar. Deu a impressão que o HP60 "sobrecarregou". Depois a entrada voltou a funcionar, um tempo depois a outra entrada parou. Enfim, ficou instável.

Minha pergunta é: O que pode ter sido?
Eu deveria ligar um cabo TRS balanceado da "banheira" para o HP60?
Muitos fones diferentes com impedâncias diferentes prejudicaram o sistema? (Segundo o manual do fabricante, a saída máxima é de 150mW/canal @ 60 Ohms)

Grato pela ajuda.
 
Pode ser, mas a instalação tem muitas adaptações que aumentam a possibilidade de problemas e cancelamentos nas passagens de XLR pra P10 TS e etc...
Tb a impedância dos fones, se estiverem abaixo de 60 ohms, pode causar sim mau funcionamentos. Pelo relato eu apostaria nisso.
Revise as adaptações e garanta que não está ocorrendo algum tipo de cancelamento nelas. Teste cada saída individualmente com um fone apropriado. Padroniza o fone a ser usado, garantindo que ele atenda as recomendações do HP60. Aí vamos eliminando possibilidades pra poder fazer um diagnóstico seguro do que pode estar ocorrendo.
 
Back
Topo