O mapa do alinhamento de sistemas de sonorização

Disponibilizei as imagens no meu twitpic e copiei os links. http://twitpic.com/photos/aldosoares
Mas, parece que toda vez que entro para consertar o link é um novo endereço.
Vou tentar outra forma durante o dia, se alguém tiver alguma idéia, por favor.
Abs,

56447788561x397.jpg


56447770561x397.jpg


56447030561x397.jpg
 
Que tal esse aqui:

<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=128&highlight=tutorial" onclick="window.open(this.href);return false;">viewtopic.php?t=128&highlight=tutorial</a><!-- l -->
 
Também é preciso adicionar ao tempo de atraso, entre a torre e o sistema principal 20ms, que introduzirá um efeito
psicoacústico . Esse efeito passará a impressão aos ouvintes, que estão após as
caixas de delay, que o som vem direto do sistema principal do palco.

Seria o "Efeio Hass"?

Abraços!
 
Raphael,
Eu até tinha entendido que deveria ser postado em algum local.
Tenho twitpic, mas, ainda não tinha utilizado.
Bom, de qualquer forma, criei mais uma conta e postei.
Problema resolvido.
Abs
 
aldo disse:
Raphael,
Eu até tinha entendido que deveria ser postado em algum local.
Tenho twitpic, mas, ainda não tinha utilizado.
Bom, de qualquer forma, criei mais uma conta e postei.
Problema resolvido.
Abs
Valeu pela disponibilidade Aldo!
 
Showzão de bola.

Aeh,

Os tipos mais comuns encontrados são os
Chebychev com o “Q” em 1,000
Butterworth com o “Q” em 0,707
Bessel com o “Q” em 0,577
Linkwitz-Riley com o “Q” em 0,490

Rapaz, os filtros eu conheço, os "Q" deles, ainda mais com esses números, nunca tinha ouvido falar.

Fernando
 
uma pergunta:

o "efeito hass" só se faz na torre delay ou nas principais tambem seria possível para termos uma sensação de som vindo do palco em todo o ambiente?
 
Sim.

Usando os conhecimentos de efeito Haas e aplicando nas torres de delay, a impresão é sempre que o som vem do palco, ou seja, o som acompanhando a imagem.

Um abraço,

Fernando
 
jopereira disse:
uma pergunta:

o "efeito hass" só se faz na torre delay ou nas principais tambem seria possível para termos uma sensação de som vindo do palco em todo o ambiente?

Olá meu caro,
Sim, pode se aplicar, mas, você perceberá melhor o efeito em locais onde o som direto também é percebido pelos ouvintes. Ou seja, numa igreja pequena ou local pequeno.
Conheço um grande número de técnicos de P.A que também fazem isso em shows grandes ao ar livre.
Essa possibilidade só foi posta em testes reais com as mesas digitais, que possuiu delay em todas as entradas. Nas analógicas isso era impensável.
Faça suas experiências em postem por aqui.
Abs
 
bersan disse:
Showzão de bola.

Rapaz, os filtros eu conheço, os "Q" deles, ainda mais com esses números, nunca tinha ouvido falar.

Fernando

Fala Bersan,
Pois é, esses são os sobrenomes dos homens que propuseram os tipos de filtros.
Esse conhecimento, dos nomes e suas atribuições, é utilizado para lidar com os cortes de freqüência nos crossover ou gerenciadores de sistemas.
Seu sistema, da sua igreja, é fullrange?
Abs,
 
Aldo,

Pois é, esses são os sobrenomes dos homens que propuseram os tipos de filtros.

agradeço a ajuda, a dúvida era sobre o "Q", tais valores. Mas andei estudando e já entendi bem como funciona o Q, bem legal.

Meu sistema é full-range, mas alguns Anfiteatros onde ajudo trabalham com crossover analógico.

Fernando
 
Ola a todos!!

Primeiramente, parabens pelo tópico, mto bom!! E pelo site tbm, aprendi mto lendo os artigos, e uma vez que é tão dificil encontrar material didatico sobre os assuntos abordados, torna-se de grande ajuda...

Desculpem minha ignorancia, (estou iniciando no audio ainda, e vejo que a maioria ja esta num nivel mais avançado), porém tenho uma pequena duvida, e agradeço a quem puder responder:

É quanto aos retornos...

Onde se encaixam nesta lista citada no tópico? Tipo assim, eu microfono tudo, ai calibro cada canal individualmente, organizo-me na mesa com subgrupos, etc... Aí eu mixo nos faders tudo para o master e daí entao finalmente vejo os retornos?
Sempre corrigindo-os enquanto realizo cada etapa do alinhamento?
Enfim, gostaria que falassem um pouco sobre os retornos, como alinha-los com o PA? Onde se encaixa no alinhamento? Tem aquelas técnicas de equalização subtrativa, mas acho que seria outra história, e outras técnicas de complementar retorno e PA
simbioticamente...

Desde ja agradeço...

Paz a todos...
 
Ola a todos!!

Primeiramente, parabens pelo tópico, mto bom!! E pelo site tbm, aprendi mto lendo os artigos, e uma vez que é tão dificil encontrar material didatico sobre os assuntos abordados, torna-se de grande ajuda...

Desculpem minha ignorancia, (estou iniciando no audio ainda, e vejo que a maioria ja esta num nivel mais avançado), porém tenho uma pequena duvida, e agradeço a quem puder responder:

É quanto aos retornos...

Onde se encaixam nesta lista citada no tópico? Os retornos ficam no final do alinhamento todo? Ou seja, o ideal seria abrir os retornos para os musicos depois do procedimento todo do alinhamento?
Enfim, gostaria que falassem um pouco sobre os retornos. Como alinha-los corretamente com o PA, para que nao interfiram? etc... Tem aquelas técnicas de equalização subtrativa, mas acho que seria outra história, e outras técnicas de complementar retorno e PA
simbioticamente...

Desde ja agradeço...

Paz a todos...
 
Olá Asterix, seja bem vindo ao SomAoVivo.

Os retornos funcionam como um outro "ambiente sonoro". Os procedimentos são parecidos, muito semelhantes, mas executados em momentos distintos.

A grande diferença é que o alinhamento dos retornos leva em consideração as fontes sonoras, ou seja, instrumentos e principalmente seus microfones. Você fará análise de quais frequências são problemáticas (causam microfonia) e então as atenuará nos equalizadores dos retornos.

Atenciosamente,

Fernando
 
Asterix disse:
Como alinha-los corretamente com o PA, para que nao interfiram?

O retorno tem por objetivo oferecer a monitoração individual ao músico. Se o volume dele está interferindo no P.A, aí você precisa lidar com esse problema, não alinhá-lo ou coisa parecida com o P.A.

Essa soma, quando ocorre, acaba com a inteligibilidade do P.A.
Se esse é um problema recorrente, pense em trocar o retorno por fone com fio ou sem fio.

Retorno existe para o músico, a equalização deve agradar exclusivamente ele, o que valeria também para o volume, com algumas restrições, que é exatamente a de interferir no P.A ou atrapalhar outro músico.

Trabalhei com uma banda de baile durante quase dois anos, muitas vezes fazia P.A e monitor.
Quando ocorria isso, tínhamos sempre um acerto. Qual é a prioridade, P.A ou monitor? Eles sempre optavam pelo P.A, que afinal de contas, era para o público que estavam tocando, não para eles. Como eram músicos de primeira linha, conseguiam tocar algumas músicas sem retorno até eu acertar o P.A e começar a ajustar a monitoração deles.

O problema é que músico de igreja se acha! E também perde o foco de seu propósito no louvor da igreja.

Abs
 
Back
Topo