O mapa do alinhamento de sistemas de sonorização

Aproveitando o conhecimento de todos, gostaria de pedir para alguém postar um passo a passo
de como obter esses valores de delay, seja em torres ou entre os elementos de mesma caixa,
mas usando o smaart 6 ao invés de medir fisicamente.
Se alguém puder ajudar agradeço, pois tenho o smaart e náo sei como utilizalo para essa finalidade.
 
Olá Márcio, seja bem vindo ao SomAoVivo,

não sei os outros, mas o ajuste de delay que eu faço (tanto na caixa internamente quanto entre caixas) é feito com um equipamento muito básico: uma simples trena:

trena.jpg


A partir da distância, calcula-se o tempo necessário entre as vias (vide post do Caio Fábio acima), uma simples conta que qualquer calculadora faz, e insere-se o resultado no processador. O resultado fica ótimo!

Se o SmaArt faz isto, não sei, não conheço o software, mas duvido que seja mais simples que usar uma trena e uma calculadora.

Um abraço,

Fernando
 
Obrigado Bersan !
Sem dúvida é muito mais simples que o smaart, perguntei justamente porque ele
é complicado de se mecher e queria aprender um pouco sobre ele, eu tenho a versão 6 do smaart
e tem uma opção de delay, sempre que tento não mede nada rsrsrsrsrs.
Mass um dia chego lá. . .
E se alguém souber como funciona mesmo sendo mais complicado que a trena, estou aqui para aprender.
Abraços.
 
O SmaArt não é nem um pouco fácil, mas sempre se pode começar pelo manual do usuário.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://manual-de-instrucoes.com/manual-de-instrucoes-guia-usuario/EAW/SMAART%20V6-_E">http://manual-de-instrucoes.com/manual- ... RT%20V6-_E</a><!-- m -->

Fernando
 
Vou explicar rapidinho, ai com um pouco de paciencia vc consegue.


Para que o smaart consiga medir o tempo de delay vc precisa de uma interface com 2 canais de entrada.
Em 1 canal vc vai entrar com o sinal medido e no outro o de referencia.
Atraves da comparação destes 2 sinais ele consegue o tempo de atrazo.
Mas tem um detalhe ai, como vc deve saber o sinal medido chega em tempo diferente da referencia.
Então penso que devera ser feito o seguinte:
Pegue o falante mais profundo que exite na caixa (aquele que o som leva mais tempo ate ser captado pelo mic) mede o tempo dele. Esse tempo de atraso vc insere no smaart (sinal de referencia).
Assim os 2 sinas vao chegar juntos (agora vc pode ate conferir fase), depois disso vc pode medir o delay das outras vias que vc deseja atrasar.

Estou indo embora do trabalho agora, deve ter ficado meio confuso ate posso ter esquecido algo, mas e so perguntar.
Ate +
 
boa tarde amigos, como não achei nada parecido por ai, vo perguntar aqui mesmo, seguinte:
como tenho um processador digital da behringer dcx-2496, que uso com cortes em L-R48 nas 3 vias, sub grave médio e médio agudo, estou pensando em proteger mais meus falantes de médio grave e médio agudo de algum tipo de problemas que possa surgir pois uso apenas o corte puro do crossover ativo, por exemplo se eu colocar um passivo de 12db8° nas vias médio grave e médio agudo, na opinião de vcs que devem saber do assunto, como que procedo para que o som fique em mesma fase? existe alguma técnica que posso ver isso? agradeço a atenção de todos, grande abraço e boa semana a todos.
 
Perdão por ressucitar o tópico mas, na intenção de não abrir outro, preferi escrever aqui.

Com relação à fase das vias auxiliares, no caso de vias ativas, em mesa analógica, não há dispositivo próprio para inverter a fase dessas vias correto?

Pensei em fazer algo que me permitisse fazer isto. Um cabo XLR-XLR com os pinos 2 e 3 invertidos em um dos lados resolveria correto? Faria um pequeno, só pra plugar quando quiser inverter.

A idéia é válida ou há algum "efeito colateral" ? ashuashuas
 
Sim, tudo balanceado. A dúvida toda surgiu pois é meio que uma gambiarra, algo fora do padrão.

Um abraço
 
Não considero que seja uma gambiarra. Na verdade, acho até uma solução elegante. O fato de não ser comprado pronto não invalida a solução. :)
 
rafaellerm disse:
Não considero que seja uma gambiarra. Na verdade, acho até uma solução elegante. O fato de não ser comprado pronto não invalida a solução. :)

É uma solução que já usei bastante e mostra conhecimento para poder adotá-la.

[]'s
 
Olá grpst,

sim, é comum ter alguns cabos assim no meio dos nossos equipamentos, exatamente para este tipo de uso. O macete é fazer ele curto, e com fio de cor diferente (sugestão: rosa! Isso mesmo! rosa), para destacar que é o que inverte a fase.

O recurso é muito usado no caso de você sentir "falta de graves" no palco. Coloca o cabo invertido e escuta para ver se os graves apareceram.

No caso de caixas passivas, é mais fácil ainda. Só inverter direto no amplificador as polaridades das caixas. Com plugue banana, isso é feito em segundos.

Fernando
 
bersan disse:
Olá grpst,

sim, é comum ter alguns cabos assim no meio dos nossos equipamentos, exatamente para este tipo de uso. O macete é fazer ele curto, e com fio de cor diferente (sugestão: rosa! Isso mesmo! rosa), para destacar que é o que inverte a fase.

O recurso é muito usado no caso de você sentir "falta de graves" no palco. Coloca o cabo invertido e escuta para ver se os graves apareceram.

No caso de caixas passivas, é mais fácil ainda. Só inverter direto no amplificador as polaridades das caixas. Com plugue banana, isso é feito em segundos.

Fernando

Grande Bersan!! Quanto tempo!!
Meu nome é Gabriel, está como grpst pois não consegui alterar o login! :lol:

Maravilha. Vou ver se encontro vabos de outras cores. As eletrônicas por aqui são bem limitadas!!

Grande abraço e espero vê-lo mais por aqui!

Fique com Deus!!!
 
Back
Topo