O que acontece se eu utilizar um cabo muito grosso na Caixa?

nomusic

Member
Pessoal,

Estava precisando de um cabo PP para caixa de som, com falante 15p e driver. Daí que tinha um cabo PP" 2x 4,00 mm2" marca SILFLEX 750V jogado no almoxarifado da Igreja. Fiz as pontas e resolvi utilizá-lo.

Achei ele grosso demais, mas saiu som e ainda estou utilizando. Pergunto isso pode causar algum problema na potência ou falante? já que geralmente utilizamos 1,5 mm ou 2,5mm. :lol:
 
Re: O que acontece se eu utilizar um cabo muito grosso na Ca

Não há problema em super-dimensionar cabos entre amplificador e caixa.
 
Re: O que acontece se eu utilizar um cabo muito grosso na Ca

Me corrijam se eu estiver errado, mas o recomendado é cabo de 6mm, então realmente não há problema.
 
Re: O que acontece se eu utilizar um cabo muito grosso na Ca

gabriel_equalize disse:
Não há problema em super-dimensionar cabos entre amplificador e caixa.

Pensei que poderia perder potência devido a ter mais cobre ou se afetaria frequência da caixa, tipo os graves ficarem mais evidentes...

É que as vezes nos preocupamos tanto aí vem essas idéias doidas! :mrgreen:
 
Re: O que acontece se eu utilizar um cabo muito grosso na Ca

jaderhe disse:
Me corrijam se eu estiver errado, mas o recomendado é cabo de 6mm, então realmente não há problema.
Saber a espessura ideal para um cabo depende de vários fatores. Esses 6mm citados são para qual caixa? Qual potência aplicada?
 
Re: O que acontece se eu utilizar um cabo muito grosso na Ca

gabriel_equalize disse:
jaderhe disse:
Me corrijam se eu estiver errado, mas o recomendado é cabo de 6mm, então realmente não há problema.
Saber a espessura ideal para um cabo depende de vários fatores. Esses 6mm citados são para qual caixa? Qual potência aplicada?

Aproveitando o gancho Gabriel, no meu caso é uma potência de 500 w rms por canal, a caixa com um oversoud w15 que da 300 w rms acho, mais drive titânio SPL DH 300 60w rms. Pode dar uma sugestão?
 
Re: O que acontece se eu utilizar um cabo muito grosso na Ca

gabriel_equalize disse:
Saber a espessura ideal para um cabo depende de vários fatores. Esses 6mm citados são para qual caixa? Qual potência aplicada?

Então, quando me indicaram isso não foi especificado caixa ou potência... apenas que era uma medida recomendada por ser grande e não trazer possíveis problemas de espessura :p
 
Re: O que acontece se eu utilizar um cabo muito grosso na Ca

Fernando Roberto disse:
6mm² só se for pra ligar um PA inteiro...

Ou por precisar de usar numa distância de pelo menos uns 100 metros, as caixas das potências
 
Re: O que acontece se eu utilizar um cabo muito grosso na Ca

Pessoal eu uso a seguinte configuração no meu PA: Amplificador de graves-ETELJ SLIM 6000 AB, 4 Caixas SB com 8 Falantes OVERSOUND de 600w, Conectores NEUTRIK NL4, meus Cabos são 4x 4 milímetros, com 10 metros, e outro jogo com 8,6 metros. "Detalhe", a ligação eu fiz da seguinte maneira:1+ e 1- conectados individualmente nos falantes de baixo das caixas, já os pinos 2+e 2- são conectados aos falantes de cima de todas as caixas. Desta forma alimento apenas dois falantes com cada par de cabo 4 m.m. enquanto que a maioria dos PAs usa um par de cabo 2,5m.m. para quatro falantes. Se isso dá diferença? Nesse carnaval aluguei quatro caixas de grave para a empresa que estava sonorizando aqui na minha cidade; eles tinham 8 cxs SB e duas queimaram. Então coloquei as minhas quatro de um lado e passamos as duas "boas" deles para o outro lado, lembrando que os amplis eram os mesmos SLIM 6000.Devido à configuração das ligações tive que usar meus cabos também. Então ficou minhas quatro contra as seis deles.Adivinhem qual lado falou mais??? A diferença era enorme, com graves encorpados e profundos,até o pessoal da empresa se surpreendeu He,he.
 
Re: O que acontece se eu utilizar um cabo muito grosso na Ca

José Claudionei disse:
Pessoal eu uso a seguinte configuração no meu PA: Amplificador de graves-ETELJ SLIM 6000 AB, 4 Caixas SB com 8 Falantes OVERSOUND de 600w, Conectores NEUTRIK NL4, meus Cabos são 4x 4 milímetros, com 10 metros, e outro jogo com 8,6 metros. "Detalhe", a ligação eu fiz da seguinte maneira:1+ e 1- conectados individualmente nos falantes de baixo das caixas, já os pinos 2+e 2- são conectados aos falantes de cima de todas as caixas. Desta forma alimento apenas dois falantes com cada par de cabo 4 m.m. enquanto que a maioria dos PAs usa um par de cabo 2,5m.m. para quatro falantes. Se isso dá diferença? Nesse carnaval aluguei quatro caixas de grave para a empresa que estava sonorizando aqui na minha cidade; eles tinham 8 cxs SB e duas queimaram. Então coloquei as minhas quatro de um lado e passamos as duas "boas" deles para o outro lado, lembrando que os amplis eram os mesmos SLIM 6000.Devido à configuração das ligações tive que usar meus cabos também. Então ficou minhas quatro contra as seis deles.Adivinhem qual lado falou mais??? A diferença era enorme, com graves encorpados e profundos,até o pessoal da empresa se surpreendeu He,he.

A diferença se deve por causa dos cabos, ou esquema de ligação?
 
Re: O que acontece se eu utilizar um cabo muito grosso na Ca

Grande Eliandro,

Em resposta rápida...em meu simples ponto de vista...além da dificuldade de conexão....não acontece nada, não vejo problemas...
...muito pelo contrário, quanto maior a bitola do cabo menor será a perda de potência. Vamos ver isso mais a frente... :arrow:

Achei ele grosso demais, mas saiu som e ainda estou utilizando. Pergunto isso pode causar algum problema na potência ou falante? já que geralmente utilizamos 1,5 mm ou 2,5mm.

Observando o texto onde vc diz que "geralmente utilizamos 1,5 mm ou 2,5mm", vejo que na troca vc até ganhou alguns mínimos percentuais em potência...na realidade não que, literalmente, vc tenha ganhado, mas com a alteração que fizeste vc deixou de perder mais...diminuiram as perdas que se tinha com as bitolas anteriores, impreterivelmente.
(Lógico, isso seria mais relevante se a distância entre o amp e caixa fossem grandes...não sei se é o caso).

Acho válido frisar, que os cabos, a grosso modo, não melhoram a sonoridade...não agregam qualidade ou algo parecido...creio que existem até algumas promessas no mercado...mas entendo que cabos apenas transportam o sinal produzido, independentemente de ser um bom "sinal" ou não..ou seja, se o sinal que está trafegando é ruim, o cabo não vai agregar melhoria nunca...e com as perdas, a tendência natural é piorar um pouco mais... :shock: Muito triste isso :cry: :cry: :?

Assim, o que gera confusão a alguns... é que os mesmos, ao contrário de benefícios, sempre causarão algum tipo de prejuízo aos sinais que por eles transitam...
(Antes mesmos as perdas)...Esse prejuízo, já tem feito com que alguns fabricantes trabalhem focados em amenizá-los (melhorando a condução, a pureza do cobre, etc)...é aí onde nascem os melhores cabeamentos, ...ou seja, nascem cabos que prejudicam menos o sinais....e já estão disponíveis aos melhores bolsos...

Vale lembrar: Mesmo que a qualidade do cabo prejudique menos a sonoridade...a regra de distância continua absoluta. Logo, quanto maior for o seu comprimento e menor a sua bitola, maior será a sua resistência...onde boa parte do sinal emitido pelo amp direcionado a caixa, se converterá em calor!!(Gerando as grandes perdas) ...
Isso independe de qualidade...é regra, hummm... :cry: ..é física ...é matemática!!

Então..num imenso resumo(prometo que não vou falar muito dessa vez) no mundo do áudio utilizamos o cabeamento normalmente baseado na distancia(ampl x caixa) e a sua resistência(ohms).

Alguns fabricantes de amp’s disponibilizam as indicações mais ou menos com as características abaixo:

Código:
05 metros 

Bitola |   Perda de potência (%) 
(mm2)  | 8 ohms . 4 ohms . 2 ohms 
--------------------------------- 
  0.5  |  4.3%  .  8.2%  . 15.5% 
  0.75 |  2.9   .  5.6   . 10.8 
  1.5  |  1.45  .  2.9   .  5.6 
  2.5  |  0.87  .  1.74  .  3.4 
  4    |  0.55  .  1.09  .  2.2 
  6    |  0.37  .  0.73  .  1.45 
  

10 metros 
    
Bitola |   Perda de potência (%) 
(mm2)  | 8 ohms . 4 ohms . 2 ohms 
--------------------------------- 
  0.75 |  5.6%  . 10.8%  . 19.9% 
  1.5  |  2.9   .  5.6   . 10.8 
  2.5  |  1.74  .  2.9   .  6.7 
  4    |  1.09  .  1.74  .  4.3 
  6    |  0.73  .  1.09  .  2.9 
  

30 metros 

Bitola |   Perda de potência (%) 
(mm2)  | 8 ohms . 4 ohms . 2 ohms 
--------------------------------- 
  1.5  |  8.2%  . 15.5%  . 28% 
  2.5  |  5.1   .  9.8   . 18.2 
  4    |  3.2   .  6.3   . 12.0 
  6    |  2.2   .  4.3   .  8.2 
  10   |  1.31  .  2.6   .  5.1

Com isso, temos um ideal ...que seria os amplificadores sempre bem próximos as caixas, pois assim reduziriam as perdas e os custos com cabeamento
mais grossos...os de bitola maior..

Sem dizer que fazer as conectorizações com cabos mais grossos é bem enjuadim..enjuadimm.... :roll:

Como disse antes...nem falei muito... :mrgreen:

Grande abraço :wink:


Editado para corrigir algumas palavrinhas redundantes e erradas mermo...eu hein! ... tava feio o negócio! :p
...Num mudou muito não...mas acho que melhorou um poquito ...será? talvez...sei lá...eu tentei....rsrsr :mrgreen:
 
Re: O que acontece se eu utilizar um cabo muito grosso na Ca

Obrigado pela Explicação Ziel,
Sem falar muito e disse o que precisava ser dito.

Abraço.
 
Re: O que acontece se eu utilizar um cabo muito grosso na Ca

A PAZ

Dê uma olhada em dowload e baixe para você ler

Dimensionamento de Cabos de AC e de caixas acústicas
 
Re: O que acontece se eu utilizar um cabo muito grosso na Ca

Tá usando cabos que já tinha, boa pedida, reciclar está na moda!

Vai montar cabos novos considere a distância e a potência a ser aplicada, cabos superdimencionados não vão atrapalhar em nada a qualidade de seu som mas também não vão ajudar vão ficar mais caros e ainda mais difíceis de carregar, então não motivo pra ligar um cabo de 6mm, em um equipamento que vai gerar meros 20v ou 30v, dá uma olhadinha no filamento do fusível de seu ampli (não estou dizendo pra usar um cabo com essa bitola), vai entender que a corrente passante não é tanta que justifique cabos com essas dimensões para maioria das aplicações (Top´s) 2.5mm bastam, eu uso 4mm por capricho, só evitem aqueles "flamenguinho" cabos paralelos onde o isolante dos dois condutores são fundidos na mesma "forma" costumam ter partes com menos resistência, e quando sujeitos a estresse seja mecânico seja por calor, podem entrar em curto e danificar seu equipamento de forma grave, prefira cabos PP.
 
Re: O que acontece se eu utilizar um cabo muito grosso na Ca

heriberto disse:
A PAZ

Dê uma olhada em dowload e baixe para você ler

Dimensionamento de Cabos de AC e de caixas acústicas

Opa! vou olhar sim.

Obrigado.
 
Re: O que acontece se eu utilizar um cabo muito grosso na Ca

arleypol disse:
Tá usando cabos que já tinha, boa pedida, reciclar está na moda!

Vai montar cabos novos considere a distância e a potência a ser aplicada, cabos superdimencionados não vão atrapalhar em nada a qualidade de seu som mas também não vão ajudar vão ficar mais caros e ainda mais difíceis de carregar, então não motivo pra ligar um cabo de 6mm, em um equipamento que vai gerar meros 20v ou 30v, dá uma olhadinha no filamento do fusível de seu ampli (não estou dizendo pra usar um cabo com essa bitola), vai entender que a corrente passante não é tanta que justifique cabos com essas dimensões para maioria das aplicações (Top´s) 2.5mm bastam, eu uso 4mm por capricho, só evitem aqueles "flamenguinho" cabos paralelos onde o isolante dos dois condutores são fundidos na mesma "forma" costumam ter partes com menos resistência, e quando sujeitos a estresse seja mecânico seja por calor, podem entrar em curto e danificar seu equipamento de forma grave, prefira cabos PP.


Ótima explicação,
Obrigado.
 
Re: O que acontece se eu utilizar um cabo muito grosso na Ca

Alguém aí já ouviu falar sobre "Fator de Amortecimento"? Sigam o conselho do Heriberto, dêem uma olhada no texto do Rosalfonso Bortoni e Ruy Monteiro:

http://www.somaovivo.mus.br/download.php?acao=pesq3

Tem alguma coisa lá, depois entra algumas questões relacionadas a impedância que varia nos transdutores de acordo com a frequência reproduzida e tudo mais....

Mas dizer que:

Acho válido frisar, que os cabos, a grosso modo, não melhoram a sonoridade...não agregam qualidade ou algo parecido...creio que existem até algumas promessas no mercado...mas entendo que cabos apenas transportam o sinal produzido, independentemente de ser um bom "sinal" ou não..ou seja, se o sinal que está trafegando é ruim, o cabo não vai agregar melhoria nunca

Vamos ter mais calma pessoal... o assunto é bem mais complexo do que parece ser....

Abç,
 
Re: O que acontece se eu utilizar um cabo muito grosso na Ca

cabos de sianl devem ser o melhor possível, mogami, reference, ou se não der santo angelo, é um investment quase que obrigatório, não economize aí!
 
Re: O que acontece se eu utilizar um cabo muito grosso na Ca

Olá,

eu discordo sobre o "investimento quase obrigatório". Sim, cabos diferentes produzem sim sonoridades diferentes, é verdade. Um cabo Reference (R$ 15,00/metro) não tem a mesma sonoridade que um SC30 (R$ 3,00/metro). Mas essa diferença muito dificilmente será sentida em sistemas de P.A., e sim em estúdios.

Para PA, muito melhor custo benefício será investir em microfones, caixas, outros equipamentos. Claro, em cabos bons e conectores ótimos, não podemos relaxar nisto, mas daí a investir em Reference por causa da melhor qualidade... é muito custo para benefício tão pequeno.

Eu até tenho alguns cabos da Belden (mesmo nível que os Reference), mas para mim a maior vantagem é serem extremamente resistentes, não porque soam melhor.

Atenciosamente,

Fernando
 
Back
Topo