o que é ajuste de 0db

alan_lima

Member
Amigos, li o manual da minha mesa mas não me ficou bem claro isso, o que é esse tal de 0 db, e eu devo regular o som para que o led indicador de 0 db acenda ou não?
 
Ah.... o 0dB.

Zero dB pode ser muita coisa, mas no seu caso, referenciando-se a mesa, trata-se de nível de sinal, 0dBu ou 0,775mV.

Em resumo, mas bem resumido mesmo, seria o valor IDEAL para se trabalhar. Evidente que você pode trabalhar abaixo ou além, mas o valor ideal é o de 0dB.

Nos canais da mesa de som, por exemplo. Muitas mesas de som tem uma luz indicativa que o sinal chegou até 0dB. Behringer, Mackie, Ciclotron CSM, etc. Isso traz duas vantagens:

- ajuda na mixagem. Imagine 16 microfones, 16 pessoas cantando. Como saber quem canta mais forte e quem canta mais fraco? De ouvido, claro, é possível perceber, mas outra forma é se guiar pelas luzes de 0dB. Quem canta "fraco" não chega a acender a luz, então temos que dar muito ganho. Quem canta "forte" deixa a luz acesa direto, então precisamos reduzir ganho. O IDEAL seria conseguir que todos acendessem a luz nas passagens mais fortes da música, e só.

- ajuda na ligação de periféricos. 0dB é padrão em compressores, eqs, etc. Se você insertar periféricos, você conseguirá trabalhar melhor neles caso o seu sinal esteja próximo de 0dB.

Nos masters da mesa de som, quanto mais próximo o sinal estiver de 0dB, também melhor. Tanto pelos periféricos (eqs, limiters, etc) quanto para você conseguir que os seus amps consigam dar mais volume de som.

Bem resumido, mas é por aí.

Um abraço,

Fernando
 
Perguntinnha: O sinal dos periféricos tem que ficar em 0 decibéis certo... duvida: eu tenho um equalizador para os retornos, eu deixo o sinal do aux da mesa em 0dec..e o knob do equalizador tbm em 0 mas as luzes indicativas de sinal em cima do knob do equalizador só acende -16.... eu teria que dar ganho no equalizador até que a luz comece a indicar 0 decibéis no equalizador?
 
meus prezados bom dia,
gostaria de saber se na mesa 01v tem como eu ajustar os fander em 0db em todos os canais de uma só vez ,quem puder responder , fico agradecido.
 
Em todos com uma vez não, mas tem um atalho para colocar um canal em 0dB rapidamente.

Basta abrir a tela do fader (VIEW -> FADER), selecionar o fader que aparece na tela, e apertar ENTER. Aí fica fácil selecionar um canal, apertar ENTER, selecionar o próximo, e assim por diante.

Caso eu tenha falado alguaa coisa errada, avise (eu estou escrevendo de memória)...
 
Amigos poderiam falar um pouco sobre a estrutura de ganho em mesas digitais na pratica ja entendi mais na teoria me perco um pouco !!!!!!!!
 
Lucas, este assunto bem complexo para se falar em algumas linhas.
Te recomendo a leitura de alguns artigos sobre estrutura de ganho:

http://www.somaovivo.org/artigos/estrutura-de-ganho-parte-1-conceitos/

http://www.backstage.com.br/newsite/ed_ant/materias/148/Xo_Distorcao.pdf

Se após a leitura ainda ficar alguma duvida é só postar.
 
Back
Topo