O que é efeito boomy?

Celso D Bobbio

New Member
Pessoal, estava lendo artigo sobre caixas residenciais hi-fi e me deparei com as seguintes expressões:
"graves ressaltados e com efeito boomy"
"Existem sim subwoofers que batem seco, rápido e sem o efeito boomy".
Procurei na internet, na busca do somaovivo, mas não encontrei nem uma definição.
Alguém conhece o significado? Que é distorção eu sei, mas qual?
 
Pesquisando na Net, vi que o pessoal define efeito boomy como graves meio embolados, sem definição.
 
Metal disse:
Pesquisando na Net, vi que o pessoal define efeito boomy como graves meio embolados, sem definição.

Alem disso é associado com uma "sobra ressonante" da regiao das graves normalmente vista em sistemas baratas (principalmente nos kits de Home ).

Abrcs,
andry110
 
So complementando :

BOOMY BASS a.k.a SOM DE BARRIL ,

frequentemente associado ao chamado ONE NOTE BASS

e por coincidencia dois dos itens mais apreciados pelo pessoal do automotivo fora de senso !

Abs

TRAD : a.k.a = (A)lso (K)nown (A)s = tambem conhecido com
TRAD : ONE NOTE BASS = grave de uma nota so ..
 
Aqui em casa, quando coloco 20 hz no amplificador, as minhas caixas respondem com boa qualidade até os -10dB. À medida que vou aumentando o volume (-6dB em diante), começa a se destacar um barulho muito feio de vento vindo dos dutos, e algumas oscilações parasitas, como diz o Andrey, vão ficando fortes, deteriorando o som. Acho que daqui para frente vou chamar isso tudo de boomy, pelo menos até este termo receber uma definição bem específica e aparecer em dicionários de som.

R.Leal, não anotei o link, mas estava pesquisando sobre caixas da Lando, famosas desde a época de 1980, e achei um fórum só sobre elas, são um filé.
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.htforum.com/vb/showthread.php/16806-Clube-Lando">http://www.htforum.com/vb/showthread.ph ... lube-Lando</a><!-- m -->

Uma LBK312 ou LX190 seriam um sonho de consumo meu.
 
Aqui em casa, quando coloco 20 hz no amplificador, as minhas caixas respondem com boa qualidade até os -10dB

Responder 20Hz? Cara, você precisa ter um subwoofer de 21" por aí para conseguir resposta em 20Hz (20Hz mesmo).

Fernando
 
Fernando, o teste de 20 Hz que citei fiz com um cd que possui faixas de 10Hz, 20 Hz, 30 Hz, sweeps, etc.
Uso um receiver da Polyvox PR4250 (80+80WRMS) modificado. Aumentei a corrente de repouso, bypassei o controle de tonalidade, filtros loudness, low filter e high filter que inserem distorções de fase inclusive, e aumentei os capacitores de passagem. Ele começa a responder em 5 hz e responde de forma plana a partir de 10 Hz. Você não ouve 10 ou 15 Hz, mas sente a pressão sonora nos ouvidos na batida do bumbo. Como controle de tonalidade, apenas um equalizador. Substituí um filtro ressonante do equalizador em 250 hz, que ficava sempre em flat, por um de 15 hz, caso haja alguma sujeira de sub-graves visível no Bargaph, que aliás modifiquei também, ele só era excitado pelos graves, daí reduzi drasticamente o capacitor responsável pela velocidade do VU por um de poliéster de valor menor, para trabalhar na banda toda. Agora a monitoração ficou bem mais fiel, percebo picos de médios, agudos, sub-graves.
Sonho em um dia colocar um processador multibandas daqueles que tem gate, compressor, limiter, expansor e excitador de harmônicos, fazendo um ajuste intermediário entre uma FM das boas (som de valvulado mas dinâmica deixa a desejar) e um cd (som duro/transistorizado, picos agressivos, variações de uma faixa para outra). Também se não tiver alguém experiente para afinar o aparelho, estraga o som.
 
Back
Topo