O que é um sub suficientemente compacto em sua opinião?

Meu questionamento neste caso fica em "faixa de custo considerada razoável". Custos é muito relativo, pois se um sub de determinada marca for bom o suficiente para alguém, ele não o achará caro pois o atenderá perfeitamente. Deveriam ater-se somente aos dados técnicos, e cada um defina se o custo é ou não importante nesta enquete.
 
Todos os subs ativos de 12 que conheço, que já ouvi, vi e ou pesquisei tem em média o tamanho em cm de 40x40x50 com muita pouca variação entre eles, totalizando aí um volume de 80litros externos e uns 60 interno aprox, tanto os para home theater quanto aos para uso profissional. As medidas de todos sao bem parecidas, passando aí por jbl250p, infinityps212(este deu a nitida sensação que a minha sala tava afundando quando assisti ao filme senhor dos aneis, algo parecido como se os moveis tivessem saindo do chão). Dos profissionais staner, frahn e unic auditech, nunca os ouvi, mas todos com medidas muito semelhantes. Dizem que o staner de 12 tem um som muito bom, porém acho o desenho dele ultrapassado, O frahn quase comprei, achei meio frágil, pois um pé de borracha havia afundado o compensado embaixo deixando uma lasca e a mostra o parafuso, talvez foi excesso de peso mesmo. O jbl 250p é muito robusto so de olhar, um gigante para um ap, como eu moro em ap seria um exagero. Tem uns subs com volumes menores, mas são muuuito mais caros. Espero ter ajudado. abs
 
Olá Studio R!
Respondendo o seu tópico, tenho estes 3 tipos de sub de 12 que já testei e seus tamanhos são adequados ao meu uso (casamentos, 15 anos e afins...):
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.tda-audio.com/microhorn">http://www.tda-audio.com/microhorn</a><!-- m -->
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.forum.poweraudio.ro/viewtopic.php?f=92&t=9674">http://www.forum.poweraudio.ro/viewtopi ... =92&t=9674</a><!-- m -->
<!-- m --><a class="postlink" href="http://hornplans.free.fr/cubo12.html">http://hornplans.free.fr/cubo12.html</a><!-- m -->
Usei alto-falantes da 18sound, porem a amplificação é externa, o microhorn é o que melhor resultado apresenta.
Um abraço a todos
 
Olá Studio R!
A marcenaria das caixas microhorn me custou em torno de 350,00 fora os conectores Neutrik, os pézinhos de borracha.
Os alto falantes me custaram $185,00 dólares via musical center no PY mais 20% para um amigo trazer de lá...
Os amplificadores que geralmente uso são o Z 2400 e o Crown XLS 2500 (em torno de R$ 2.900,00 na época) não uso processador pois ambos amplificadores tem crossover incorporado... Quando uso duas caixas de grave uso o Crown em bridge, quando uso quatro caixas de grave uso o Z 2400!
 
Ola a todos eu só posso falar do que já usei , e esses foram os Staner PSW 212 acho que todos conhecem .

Segue uma foto :
subwoofer-sub-ativo-staner-psw-212-nfe-garantia_MLB-O-4352735703_052013.jpg


Eu sempre trabalho com cx Roly 15 com amplificação externa e teve um dia fazendo um evento no Rio Centro que precisei de um grave mais potente e não tinha muito espaço para minha sub de 18 então aluguel essa acima e não me arrependo em nada ...

Som redondo e com muita qualidade sem aqueles "trancos" que os sub quando damos ganho neles costumam dar ..

Forte abraço.....
 
QSC KSUB, alem de ser compacto tem capacidade de fazer banda pra uma boa quantidade de pessoas (apesar de ser 2x12).
 
EU acho que pela questão do acoplamento e, acredito eu, o menor custo de produção (4 caixas com 1x12 ou 2 caixas com 2x12 por exemplo) o duplo valeria mais a pena, porem considerando mais no rendimento do que em tamanho.
 
Minha opinião é que quanto menor possível for o sub, é o que nos interessa. Quando fazemos eventos em pequenos lugares sempre queremos mesmo ganhar espaço sem perder a qualidade e ainda tem aqueles eventos que os contratantes ficam perguntando se tem como esconder a caixa. Então acho que 1x12" é o ideal. Se precisarmos de mais subgraves, é só acoplar mais caixas.

Se fosse viável sub de 10" com potência suficiente, ainda seria melhor rsrsrsr
 
D som disse:
Minha opinião é que quanto menor possível for o sub, é o que nos interessa. Quando fazemos eventos em pequenos lugares sempre queremos mesmo ganhar espaço sem perder a qualidade e ainda tem aqueles eventos que os contratantes ficam perguntando se tem como esconder a caixa. Então acho que 1x12" é o ideal. Se precisarmos de mais subgraves, é só acoplar mais caixas.

Se fosse viável sub de 10" com potência suficiente, ainda seria melhor rsrsrsr


Sub de 10" Denilson? :|

Sera que iria ficar legal?
Ainda acho que se tive-se os 2 modelos seria mais viavel....
 
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Quem sabe se isso não será possível um dia?

Pra uso doméstico tem aos montes, mas pra PA ainda é um sonho.
 
Entao domestico tudo bem pq nao precisa de algo tao tao tao....

Mas agora para eventos, igrejas, sub de 10" sei nao heim....

Eu ja fico meio assim com sub de 12 para igreja....Mas nunca vi um tocando ne...somente em carros...klkkkkk
 
Responde aí Studio R...
Vão manter as dimensões do sub?
Estou fazendo um projeto para uma igreja, e vou instalar um sub pra tocar com duas art 310, tenho que mandar o pessoal da alvenaria abrir o local na plataforma pra poder encaixar o sub, por isso preciso que me confirme as dimensões do mesmo.
Obrigado.
Alex Sandes
 
E as dimensões, ficaram como?
Posso mandar abrir o local pra instalação do mesmo, ou ha a possibilidade de mais alterações?
 
Poxa Studio R que desafio cara kkkkk....

2- Uma caixa com 50 x 50 x 50cm usando um falante de R$ 700,00 com amplificação de R$ 2.000,00 e processamento de R$ 250,00. E aí temos um sub de virtuais R$ 2.950,00 que atende o mesmo objetivo de desempenho acima.
Pra mim este é o ideal porem o preço ja fica salgado.

3- Uma caixa com 80 x 80 x 80cm usando um falante de R$ 500,00 com amplificação de R$ 1.000,00 e processamento de R$ 100,00. E aí temos um sub de virtuais R$ 1.600,00 que atende o mesmo objetivo de desempenho acima.
Este o preço esta ideal, porem ja fica grande, pois creio que seja a medida do altar da igreja e para transportar ja ficaria ruim...

Mas para mim o ideal seria mesmo o 80x80x80 pois como voce mesmo citou
Elas podem variar e, quanto menor ficar, mais caro ficará ou com menor desempenho ficará. E quanto maior ficar, melhor seu desempenho e, possivelmente, mais barato ainda.
Quanto maior melhor o desempenho e tambem o preço :D

Fico com a caixa maior Studio R
 
Bem vou dar minha opinião,

Se pensarmos em instalações fixas, como igrejas, onde na maioria das vezes preço é um ponto crucial, a de (80cm)³ seria o ideal.

Para instalações itinerantes meu voto vai para a de (50cm)³...

Mas já que estamos analisando possibilidades, o salto foi de 50cm de lado para 80cm de lado, não haveria uma alternativa intermediária? se pelo menos uma das dimensões fosse menor o sub poderia ser transportado sem problemas na mala da maioria dos carros populares.

Parabéns pela iniciativa StudioR

Estou aguardando o lançamento para a compra das caixas para nosso novo templo, penso em duas com falantes de 8" em fly, e um sub de 12. Com absoluta certeza dentre os hipotéticos subs propostos optaria pelo de 80cm de lado.

sds
 
Concordo totalmente com o Ney, nem eu pensei em citar isso que voce disse entre os 50cm e 80cm se haveria como um intermedio, porem pelo que entendi a Studio R ja esta com esses planos de medidas, e creio que se modificar algo sera outro estudo, certo Studio R?

Eu creio que a de 80cm seria o ideal mesmo...somente ficaria ruim para transporte comparado a de 50cm...
 
Back
Topo