O que fazer quando nenhum operador pode ir ao ensaio?

Amigps do SAV, por vezes devido as obrigações do dia-a-dia, nem sempre algum operador pode estar presente aos ensaios da igreja, mas como vocês lidam com esse problema?
Trabalham com alguma solução?

Abraço.
 
Danilo.

Nestes casos, vcs precisam fazer uma passagem de som cuidadosa antes dos cultos... gastar pelo menos uma hora fazendo isso. Outra opção seria contratar um operador de áudio.

[]'s
 
Danilo, aqui em nossa igreja trabalhamos em 3 pessoas em uma escala semanal nos revesando entre PA e Monitor, mas ja aconteceu casos de mesmo com a escala (afinal imprevistos acontecem) não haver ninguem para o ensaio. Desta forma ensinamos o basico (na realidade a parte de auxiliares) para um musico do louvor, resolvendo assim nosso problema. Mas graças a Deus isso dificilmente acontece conosco. Mas se um dia precisar, temos no louvr quem possa nos socorrer.
 
Simples..

Ensina o caseiro, o irmão que abre as portas, o zelador ou zeladora, a simplesmente ligar os equipamentos e deixar o volume em tal posição, já o suficiente para todos ter seu equipamento ligado e funcionando.

Isso vai impedir que as equipes fiquem sem sistema.. - simples e basico.

[].
 
É Gregório, tenho essa idéia como solução, é uma idéia boa,.
Leonardo, o filho do selador faz parte da equipa de som da igreja, mas o pai já é um senhor de idade...(nada contra, mas ele não tem enteresse de entrar para a equipe)
 
Na nossa Igreja Fizemos uma sala de ensaio, usamos Apenas cubos e a bateria, as vozes vão no gôgô mesmo . Ate Agora deu certo
 
Temos o mesmo problema Danilo Gomes, mas como todos os nossos ensaios ocorrem no domingo, deixamos tudo montado com o PA aberto para que eles possam ensaiar. Nem sempre os grupos de louvores ficam felizes, mas acredito que como tudo fica funcionando perfeitamente, é mais uma questão de luxo do que de necessidade.
 
Na minha igreja tb temos a intenção de fazer uma sala só pra ensaios. Nossa meta não é apenas pelo motivo de não ter ninguém responsável acompanhando os ensaios (nunca tem), mas tb visando conservar os equipamentos da igreja, pq onde todo mundo bota a mão não tem dono e não tem cuidados, só estrago.
 
Pétala Cavalcante disse:
Na minha igreja tb temos a intenção de fazer uma sala só pra ensaios. Nossa meta não é apenas pelo motivo de não ter ninguém responsável acompanhando os ensaios (nunca tem), mas tb visando conservar os equipamentos da igreja, pq onde todo mundo bota a mão não tem dono e não tem cuidados, só estrago.

Pétala.

Mas vcs tem de encontrar uma hora prá passar o som. É fundamental.

OFF TOPIC: Sua próxima mensagem será a de número 100! Já poderá colocar um avatar. :mrgreen:

[]'s
 
Eu acho importante sempre ter algum técnico acompanhando o ensaio, assim durante o culto/apresentação/... ele sabe exatamente como são as músicas e o trabalho na mixagem se torna mais fácil/melhor/.... Sem contar que sempre vai haver alguém cuidando do equipamento.

Se não pode haver ninguém no ensaio eu só vejo três soluções
1-) Antes do Culto/Apresentação.... conversar com o grupo pra saber como as coisas vão rolar
2-) Passagem de som pra poder acertar não só o som, mas também os detalhes.
3-) Rezar para que ninguém mexa onde não deve e acabe estragando algo.
 
Sim passar o som e ter alguém que entenda cuidando do som é fundamental. Infelizmente isso ainda não é realidade na minha igreja, pois nunca teve ninguém que realmente entendesse do assunto na área e isso acabou gerando costumes que não são os ideais e nem são os corretos. Por isso que as vezes eu choro, hehehe

Mas o bom é que agora tem dois que entendem de som (eu e mais um que fizemos um curso), mas se Deus quiser aos poucos vamos mudando a forma dos músicos verem as coisas e vamos fazer tudo como manda o figurino! :D
 
Graça e Paz (SAV'S), pois é David e a assinatura dela é apenas uma menina que gosta de som , aqui na igreja temos umas que se arranjam bem quando usamos um mic e um cd, fora isso é osso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
a questão da sala de ensaio creio eu que seria até legal, mas como ficaria a timbragem e o ajuste de nivel das linhas de monitor/fones e tambem PA. Gastaria-se mais um tempo antes do culto para que fose feito a passagem de som e respectivos ajustes, tempo esse que em muitos igrejas não se tem. Outro sim, não podemos generalizar, se ha uma equipe de som os casos de ausencia completa será raro (mas como a discusão, pode acontecer). A presença de alguem da equipe é primordial para esses ajustes. outra dica: no meu caso a passagem de som no PA (já que o ensaio ocorre 98% somente com as linhas de monitor/fones) é sempre feita com a música que irá abri o culto, dessa forma o culto começa mais lith, sem correria para ajustar isso ou aquilo. dai pra frente, como costumo dizer "agora vou brincar" (no bom sentido é claro).!!
 
No caso das igrejas médias e grandes bem estruturadas quanto à sonorização, eu adoro a ideia da sala de ensaio. Porque?
No templo:
1) A montagem do equipamento torna-se mais complexa, sendo mais difícil de um leigo ligar/desligar corretamente;
2) A mesa de som normalmente fica afastada do palco, sendo mais difícil uma "mexidinha" hora ou outra;
3) O toca CD ou computador normalmente fica na house mix, afastada do palco, o que torna difícil dar uma ouvidinha na música antes de passar;
4) Para quem tem sistema de retorno via fone, o uso por horas gera um cansaço auditivo enorme. Por isso, prefiro o uso de cubos e monitores comuns na sala de ensaio;
5) O mapa de palco é feito de forma que todos os músicos olhem para frente, posição essa que não é confortável para ensaiar;

Já na sala de ensaio:
1) O equipamento é extremamente simples. Só os microfones, teclado e violão (normalmente) vão para a mesa. Uma mesinha analógica de pequeno porte pode ser operada por qualquer músico mais esclarecido;
2) Sem fones, o que diminui o cansaço auditivo ao longo do ensaio (na minha opinião);
3) Posição mais confortável, com todos se olhando de frente.
4) Pouca necessidade de equipamentos caros. Itens simples, baratos, mas bem escolhidos, atenderão facilmente os ensaios e durarão por anos!
 
Uma sala para ensaios seria legal mesmo. O problema é que se eu tivesse que montar uma dessas, provavelmente não ia rolar um equipamento tão simples assim. Tenho andado muito chato com essas coisas. Acho que é por ter usado coisas ruins demais durante muitos anos.

Voltando a pergunta original. A melhor coisa mesmo é ter uma equipe com três ou quatro pessoas ao menos, capacitadas para operar o equipamento. Aí então faça uma escala com dois nomes por culto/evento. Se um falta, ainda tem outro.
O resto vai da responsabilidade de cada um. Quem não pode ir tem o dever de avisar com certa antecedência.
 
andrecorrea disse:
se eu tivesse que montar uma dessas, provavelmente não ia rolar um equipamento tão simples assim.......Acho que é por ter usado coisas ruins demais durante muitos anos.
André, "simples" e "ruim" são coisas diferentes.
Uma Yamaha MG102c, por exemplo, é um equipamento simples, mas com certeza não é ruim!
Não acho que deva montar uma sala de ensaio só quando puder colocar uma O1V96 lá dentro... Para o nível de um grupo de louvor de igreja média, acho exagero.
 
gabriel_equalize disse:
andrecorrea disse:
se eu tivesse que montar uma dessas, provavelmente não ia rolar um equipamento tão simples assim.......Acho que é por ter usado coisas ruins demais durante muitos anos.
André, "simples" e "ruim" são coisas diferentes.
Uma Yamaha MG102c, por exemplo, é um equipamento simples, mas com certeza não é ruim!
Não acho que deva montar uma sala de ensaio só quando puder colocar uma O1V96 lá dentro... Para o nível de um grupo de louvor de igreja média, acho exagero.

Tá certo. Coloquei mal as palavras. Quiz dizer que na minha atual fase com relação aos equipamentos da igreja, eu tenderia ao exagero.
 
De fato Gabriel, gostei da sua resposta, na verdade todos estam corretos pois o ideal é que sempre se tenha um técnico no ensaio...

Lá igreja eu estou pensando em colocar um 01v96, mas eu nem tõ ficando loco de colocar lá, para todo mundo ficar mexendo....

A idéia do Gabriel, é bem interessante, mas existe casos em igrejas pequenas onde não se tem um sala disponível para se ensaiar....de qualquer forma é uma resposta interessantíssima.

com certeza nossos amigos David e Metal teem toda a razão, o ensaio é essencial para a apresentação no culto, mas no meu caso é um situação mais simples, pois existe somente uma par de monitores, que está endereçado somente vozes, os instrumentos são ligados nos respectivos cubos, antes do culto eu ligo e testo os microfones deixando os canais de microfones no mesmo nível, na hora do louvor, monitoro o monitor( não todo o tempo claro), para saber como está o nível de cada mic, pois cada um canta com uma intensidade, uma mesa com meter de input me ajudaria mais ainda.

Mas eu também pensei em uma idéia de não usar o sistema principal, ou seja derepente usar o mesmo lugar físico do tempo, mas não o sistema principal, ou o mínimo dele, por exemplo em uma igreja do amigo meu, quando o grupo de colografia ensaia, eles levam um celular e ligam no monitor e ensaiam, mas nesse caso é fácil... Quando tem banda comprica um pouco...poderia ser um toca cd também, ou seja a idéis é essa...
Derepente um sistem portátil, como o ensaio é com o grupo de louvo, não existe a necessidade do uso do p.a, pois o grupo geralmente fica no púlpito, salvo excessões.

Abraços...
 
Back
Topo