O que foi feito está certo?

Boa noite galera!
Hoje apareceu um homem lá na igreja dizendo ser técnico de som para arrumar o som. Ele fez as seguintes mudanças:

Fez as emendas nos cabos de conexão do retorno;

Alterou o esquema padrão de Esquerda / Direita para Frontais (satélite) e trazeiras (retorno) e as caixas que até então eram MONITORES para apenas caixas com um volume super baixo.

Praticamente ZEROU TODOS OS GANHOS dizendo que eles reduzem a senóide e deixam o som muito próximo da linearidade total e isso é ruim.

Deixou os faders do master no máximo e o do retorno em 0dB dizendo que era só pra regular no volume de cada canal.

Nossa... achei muito estranho, não estruturou o ganho através do PFL, falou muito termo técnico e fez pouca coisa na prática, e ainda falou que ali não é bom ter um operador de som pois ele pode boicotar os cantores, os instrumentistas e até mesmo ele (eu pensei que se tivesse um operador de som, ele não precisaria estar ali e com certeza teria muito mais conhecimento prático que ele).

Eu vivo estudando, participando das coisas daqui do fórum e nunca ouvi falar de caixas SATÉLITE, e de coisas como aquela bagunça desnecessária no som. NADA, repito, NADA do que ele fez lá estava como vocês descrevem aqui ou como está naquela apostila de 173 páginas da apostila SONORIZAÇÃO AO VIVO PARA IGREJAS.

SOCORRO!!! rsrsrs
 
Ixe mano...
como assim "apareceu uma cara lá dizendo ser técnico de som"

apareceu da onde? da onde surgiu?
o cara nao é da igreja?

eu heim......estranho essas coisas aí que ele fez e falou!
 
Resposta curta: não.


caiqueteixeira disse:
Fez as emendas nos cabos de conexão do retorno;
Tenha dó: emendar cabos?
É pedir p/ ter problemas. Se tá ruim, compra novo. Economizar em cabo é dose.


caiqueteixeira disse:
Alterou o esquema padrão de Esquerda / Direita para Frontais (satélite) e trazeiras (retorno) e as caixas que até então eram MONITORES para apenas caixas com um volume super baixo.
Quê???
Ele quer dizer que as caixas de delay são de retorno?? E usa delay sem o devido atraso?
Além disso, transformou as caixas de monitor em caixas p/ PA, com volume bem baixo??


caiqueteixeira disse:
Praticamente ZEROU TODOS OS GANHOS dizendo que eles reduzem a senóide e deixam o som muito próximo da linearidade total e isso é ruim.
Ele bebeu??
O que ele conseguiu com isso foi estragar a relação sinal/ruído; do papo de "senóide", nem falo.
Primeiro que o ajuste de ganho não altera a forma de onda do sinal; segundo que sinais musicais não são senóides perfeitas.


caiqueteixeira disse:
Deixou os faders do master no máximo e o do retorno em 0dB dizendo que era só pra regular no volume de cada canal.
Besteira. Deve-se fazer é um correto ajuste da estrutura de ganhos. É isso que vai definir o nível dos masters.


caiqueteixeira disse:
falou que ali não é bom ter um operador de som pois ele pode boicotar os cantores, os instrumentistas e até mesmo ele
Sem comentários.


caiqueteixeira disse:
nunca ouvi falar de caixas SATÉLITE
Eu já ouvi o termo se referindo a caixas "top" (ou seja, todas menos o subwoofer) em conjuntos 2.1 ou 5.1. Não sei se se aplica a PA.


Quem chamou esse cidadão, cara?? Cacilda... :shock: :shock:


caiqueteixeira disse:
É motivo p/ choro, sinceramente...
 
A paz

Eu já ouvi o termo se referindo a caixas "top" (ou seja, todas menos o subwoofer) em conjuntos 2.1 ou 5.1. Não sei se se aplica a PA.

TOP são as caixas superiores ou seja quando o PA é feito com um subwoofer + graves/medias+altas.
 
A principal pergunta eh: de onde saiu esse cara???

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
 
Olá gente,

duas frases que me chamaram a atenção:

Alterou o esquema padrão de Esquerda / Direita para Frontais (satélite) e trazeiras (retorno)

Eu costumo implementar um esquema parecido. Maioria das igrejas que pego tem som Esquerda/Direita, e eu costumo implementar Frente/Trás no lugar disso.

Trabalho com som em mono mesmo, mas gosto de ter volumes independentes para Frente e Trás, ou Frente/Meio/Trás.

Acredito ser interessante assim pois o volume pode acompanhar a lotação da igreja.

-Igreja cheia, todas as caixas no máximo

-Igreja pouco cheia... reduzir ou fechar o volume da caixa do fundo, pois geralmente são as caixas que mais jogam som sobre a parede dos fundos, atrapalhando ainda mais a acústica do local.

-Igreja "vazia"... só o som da frente e um pouco no meio

- Reunião pequena só com alguns membros; ensaios: só caixa da frente.

Deixou os faders do master no máximo e o do retorno em 0dB dizendo que era só pra regular no volume de cada canal.

Faders no máximo eu não faria não, mas deixaria tudo em 0dB. Aliás, eu já chego fazendo isso mesmo. Abro os masters e master/retorno em 0dB e passo o restante do evento todo sem mexer neles, só trabalhando com volume/ganho de canal.

Mas isso não é receita de bolo. Trabalho com 0dB porque meus amplificadores tem sensibilidade = 0,775mV, então sei que quando dá 0dB na mesa, o amp está em potência máxima.

e ainda falou que ali não é bom ter um operador de som pois ele pode boicotar os cantores, os instrumentistas e até mesmo ele

Aqui realmente ele soltou uma "pérola" de conhecimento que merece ir para o rol das frases mais estúpidas que já ouvi (li). Se você é operador de som e espera poder "boicotar" os outros, não entendeu o que é ser operador de som...

Fez as emendas nos cabos de conexão do retorno;

Se o cabo for cabo paralelo do tipo PP (ideal) ou flamenguinho e tiver cheio de emendas de fio puro (sem solda), eu faria o seguinte: tiraria as fitas isolantes, soldava as conexões, fita isolante de novo. Não vejo problema em existir emenda em cabo paralelo, ainda mais se for PP. Não seria o melhor serviço para se apresentar a cliente, mas teoricamente (e na prática), não há problemas em se fazer isso.

-----------------------

Uma coisa interessante sobre sonorização é que dá para se ter o mesmo resultado de umas 10 formas diferentes. Pode-se tomar vários caminhos (equipamentos, soluções, ligações, formas de fazer) para um mesmo resultado (claro, há caminhos menos trabalhosos e outros mais trabalhosos). O que importa é o resultado, principalmente, que tem que ser agradável aos ouvidos do público.

Pois bem: se o sujeito em questão fez as mudanças e depois tirou um som lindo e muito melhor no culto à noite, eu vou querer aprender o que ele fez. Se fez as mudanças e depois "correu" dizendo que tem compromisso e não pode ficar para o culto, mas recebeu o pagamento e tchau... bem, deixa para lá (melhor não escrever nada que escrever alguma coisa brava).

Lembro de várias vezes que pessoal de empresa entrou, mudou tudo e depois eu entrei, consertei tudo.

Um abraço,

Fernando
 
OlÁ GALERA.

O fernando disse que:

Se fez as mudanças e depois "correu" dizendo que tem compromisso e não pode ficar para o culto, mas recebeu o pagamento e tchau... bem, deixa para lá (melhor não escrever nada que escrever alguma coisa brava).

Ele não disse mas eu vou dizer.

O cara é um aproveitador, oportunista. ah! Ele tá é roubando da igreja mesmo. Falei
 
Bom, vamos ao lado MÚSICO agora!

Sou tecladista aqui na paróquia e também canto e hoje, não ouvia de jeito nenhum o meu microfone, e ouvia muito pouco o teclado mas o som ao longo da nave estava da mesma forma de sempre. Não notei diferença.

Para mim ele não fez nada demais, nem falou para o padre que se faz necessário substituir a mesa de som com urgência por problemas (já citados neste fórum) que nos atrapalham muito.

Estou muito revoltado com isso e, a partir de hoje, vou me empenhar e nascerá um OPERADOR de som para a paróquia que participo.
Roubaram meu teclado mas não me roubaram os dons!
 
Na montagem e operação do meu P.A. já passei por 3 Técnicos de som, o ultimo me queimou 8 reparos dos drivers eros 7400 e 4 falantes de 10 pol de 600W . tudo isso no meio de um show, por sorte consegui contatar o ************ que me salvou no segundo e terceiro dia do evento, depois conto toda a história com fotos...
 
marcelo i9 disse:
ultimo me queimou 8 reparos dos drivers eros 7400 e 4 falantes de 10 pol de 600W . tudo isso no meio de um show

Esse tecnico não sabe o que é SPL na medida e equalização com base na atenuação?

Amigo caique, ele fez nada de mais, botou o retorno no zero revoltando todo mundo, não falou da necessidade de trocar os Equipamentos e nem de retorno via fones, e nunca vi um tecnico trabalhar assim.

bersan disse:
Mas isso não é receita de bolo. Trabalho com 0dB porque meus amplificadores tem sensibilidade = 0,775mV, então sei que quando dá 0dB na mesa, o amp está em potência máxima.

Trabalho com o master em 0DB e quando tem somente CD e locução eu ajusto o volume pelo os proprios canais, quando tem banda toda, deixo o master em -20db na passagem de som e coloco todos os canais em 0db e vou ajustando tudo.
 
Galerinha!!! O PADRE COMPROU MICROFONES NOVOS!!!

Ele comprou 6 microfones + cabos novos.
São da marca PRODIPE modelo TT1.
Sinceramente eu nunca vi um desse, mas é quase do mesmo peso de um Shenheiser com fio. Ele é razoável e tem um timbre bom também.
 
Nunca vi essa marca, quanto que foi, as vezes (tem que chamar atenção de pastor e de padre também) falar a solução que precisa, os equipamentos, não é simplesmente fazer qualquer acustica e colocar qualquer coisa no som sem consultar quem sabe (no caso o vendedor empurrando o produto encalhado).

EDIT: vi esse microfone <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.playtech.com.br/ch/prod/22548/0/0/767/microfone-mao-prodipe-tt1.aspx">http://www.playtech.com.br/ch/prod/2254 ... e-tt1.aspx</a><!-- m --> , na boa essa marca é pior que behringer, copia o desing dos monitores da behringer (apesar da marca,são muito bons perto dos rockits), copia o desing do microfone da sennheiser, dos controladores da M-audio,condensadores, enfim não mereceu minha confiança.
 
São da marca PRODIPE modelo TT1. Sinceramente eu nunca vi um desse, mas é quase do mesmo peso de um Shenheiser com fio. Ele é razoável e tem um timbre bom também.

Prodipe é uma marca importada e distribuída pela loja Playtech, muito tradicional em São Paulo. Fora isto, não testamos.

Mas o que me chamou a atenção foi essa expressão sua, "peso do microfone". Isso me lembrou uma coisa que eu estou precisando escrever.

Por décadas, costumamos associar Potência e Qualidade ao PESO de um produto. Um Shure SM-58 antigo pesava quase 500g, então associávamos que mic bom é mic pesado. As caixas de som KF e SB da EAW tem quase 100kg, então caixa de som boa tem que ser pesada.

Da mesma forma, TAMANHO era documento. Quanto maior, melhor; quanto menor, pior.

Essa associação podia até ter alguma validade, mas hoje, nada mais irreal. Com a popularização do neodímio e as fontes Classe D, o que temos visto cada vez mais são equipamentos MENORES, MAIS LEVES, e com desempenho INCRÍVEL.

Lembro das empresas de som que tinham caminhão 1113 com baú. Hoje, com Line-Array, algumas já mudaram para 608. Mais um pouco e veremos eventos grandes sendo feitos com Kombis...
(nota: obviamente, falo não do som, mas do veículo usado para transportar o equipamento. Um 1113 é aquele caminhão comprido da Mercedes Benz. 608 é um caminhão menor, bem mais compacto. Kombi... Kombi é Kombi há 50 anos...)

Um abraço,

Fernando
 
Se eu pudesse levar meu notebook pra igreja, gravaria para vocês ouvirem o timbre dos microfones mas, já me assaltaram e levaram meu tecladinho Yamaha e eu não quero que levem o note rsrsr.
 
Levaram teu teclado no meio do evento?? :shock: :shock:

O notebook não "dormiria" lá, hehe.


Ou foi no caminho de/para a igreja?
 
Não! Não foi no meio de um evento, foi depois de uma missa de quinta-feira a noite.

Eu ajudei a fechar a igreja e estava saindo pela lateral da casa paroquial com mais umas 6 pessoas e cada uma estava carregando uma coisa (mochila com microfones, mochila com notebook, violão, suporte do teclado e o meu teclado). Saímos da casa paroquial, o padre fechou o portão, parou 2 motoqueiros entregadores de pizza, o piloto desceu, veio em minha direção, apontou a arma pra minha cintura e falou: LARGA, LARGA... pegou o teclado (SÓ O TECLADO, nem um celular ou carteira), entregou pro garupa e foi embora.

Pra mim ainda parece só um pesadelo que já passou e, depois desse susto, o padre queria comprar um teclado para mim e eu disse: Não! Porque comprando pra mim eu posso ser assaltado de novo, o meu amigo que também é tecladista vai continuar levando o teclado dele e correndo o risco de ser assaltado também e as más línguas que tem na igreja, vão começar a falar que o padre tá comprando coisa pra mim.

Por esse motivo, ele está se empenhando e comprou um Ótimo teclado para a igreja e comprou 6 microfones para a gente.

Podem me roubar, me tirar todos os instrumentos musicais e coisas assim, mas continuarei cantando, tocando ou, nem que seja, puxando as palmas nas músicas. rs
 
caiqueteixeira disse:
Por esse motivo, ele está se empenhando e comprou um Ótimo teclado para a igreja e comprou 6 microfones para a gente.

Pelo menos assim vocês não tem que carregar de casa para a igreja e da igreja para casa toda vez, e isso já reduz muito a possibilidade de ser assaltado...
 
É... hoje a única coisa que tenho que levar, é meu lyco headset e um cd com os slides e, se quiser tocar uma musiquinha com playback, um pendrive com a música para reproduzí-la pelo próprio teclado rs.
 
Back
Topo