O som da Cruzada Vida Vitoriosa do Pr. Silas Malafaia em Vit

Notei uma coisa

Mesmo a empresa sendo profissional, equipos com boas marcas, acontece o que ja vi muito por ai em eventos:

Quando voce chega pra conversar com o tecnico, 80% deles exibem um ar superior antes mesmo de te conhecer. Passam uma ideia de: sei tudo, tudo é facil, meu equipamento é o melhor e esta montado da melhor forma possivel.

Se voce tenta engatar um papo mais tecnico sobre o sistema alguns desconversam e encerram o papo outros começam a falar besteira em cima de besteira com uma convicção tamanha que as vezes ate gera duvida em voce mesmo. Foi o caso do reforço que ele chamou de delay. Ele ouviu isso na estrada e nao foi pesquisar. Chama de delay mesmo e pronto.

Pra qualquer tecnico do mundo é dificil tirar um bom som com varias bandas no mesmo evento e estilos de musica diferentes, sem que o tecnico ja tenha feito som pra essas bandas pelo menos umas 5 vezes. O que os bons tecnicos conseguem é um som de razoavel a bom. Tecnicos ruins deixam o som ruim e aumentam o PA o maximo que podem ate embolar tudo. O importante é a galera pular ao som do sub; nao ouvir um detalhe de um solo de sax, por exemplo.

Os mestres do audio, como Carlos Correia, sao humildes, compartilham informacoes, tratam bem as pessoas, mesmo as leigas, e estao sempre prontos a aprender, mesmo que ja tenham 50 anos de estrada. Uma vez conversei com Solon do Valle na Expomusic e ele alem de ser extremamente gentil respondeu perguntas tecnicas com um nivel de detalhe e entusiasmo que fiquei impressionado.

Quando aos cubos de guitarra e baixo, porque usar DI se vc tem o timbre de um Marshall e de um Ampeg a disposicao. O Ampeg tem saida balanceada no cabeçote, como uma DI, aproveitando toda a eletronica que da o timbre caracteristico. O Marshall estava microfonado, entao pra que usar a linha? O som ja sai pronto é só jogar no PA. Usar uma caixa de qualidade so pro ouvido do musico e jogar um som de linha pro publico é no mínino desrespeito. Mas a maioria do publico nao sabe escutar musica mesmo. O importante é dizer que foi ao show e pular junto com todo mundo. Letra da musica e detalhes dos instrumentos nao importam.

Desculpem se exagerei.
To calmo, to calmo...
:lol

[]´s
Bustillos


:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
 
bustillos disse:
O Ampeg tem saida balanceada no cabeçote, como uma DI, aproveitando toda a eletronica que da o timbre caracteristico. O Marshall estava microfonado, entao pra que usar a linha?

Dúvida (perdão pelo off-topic): em amps de instrumento em geral, a saída de linha não tem o mesmo timbre do próprio amp? Nem chega a ser depois do pré-amplificador? O Ampeg é assim, mas em geral, não??


Abraço.

Tailan
 
TSA disse:
bustillos disse:
O Ampeg tem saida balanceada no cabeçote, como uma DI, aproveitando toda a eletronica que da o timbre caracteristico. O Marshall estava microfonado, entao pra que usar a linha?

Dúvida (perdão pelo off-topic): em amps de instrumento em geral, a saída de linha não tem o mesmo timbre do próprio amp?

O timbre não é dado só pelos prés da caixa, mas também pelos falantes...
Não é a mesma coisa não...
 
bustillos disse:
O Ampeg tem saida balanceada no cabeçote, como uma DI, aproveitando toda a eletronica que da o timbre caracteristico. O Marshall estava microfonado, entao pra que usar a linha?

TSA disse:
Dúvida (perdão pelo off-topic): em amps de instrumento em geral, a saída de linha não tem o mesmo timbre do próprio amp? Nem chega a ser depois do pré-amplificador? O Ampeg é assim, mas em geral, não??

Quando os meus estagiários perguntam o porquê de microfonar cubo, e acham até que é gambiarrra (normal, eu também achei da primeira vez que vi), eu vou lá e mostro... mostro o som normal do cubo e o da saída do fone... simples assim, nunca mais ninguém pergunta nada.
 
isinho disse:
O timbre não é dado só pelos prés da caixa, mas também pelos falantes...
Não é a mesma coisa não...

É fato. Mas com um bom PA (com uma boa resposta), isso ñ é resolvido? Digo isso pq, na minha cabeça, sendo depois dos prés, com o som já "colorido", basta enviar p/ algum sistema que consiga responder bem àquilo, e tá resolvido (pelo menos teoricamente).
Tô certo?


Abraço.

Tailan
 
Não, pois há falantes específicos pra guitarra, respondem de forma diferente as distorções e aos timbres da mesa. Já baixo, não vejo o menos problema em deixar em linha, mas é porque nunca ouvi...
 
Veja o gráfico da resposta em frequência de um alto-falante para guitarra. Ele não é nada linear, ou seja, ele também dá coloração ao som.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://professional.celestion.com/guitar/products/heritage/detail.asp?ID=7">http://professional.celestion.com/guita ... l.asp?ID=7</a><!-- m -->
 
Já baixo, não vejo o menos problema em deixar em linha, mas é porque nunca ouvi...

Realmente, se voce ouvir o som de um bom baixo num Ampeg, vai ver que é o mesmo esquema da guitarra. O cubo faz toda diferença.
 
cara isso infelizmente é comum no nordeste....99% das empresas de som por lá tem o equipamento assim....não sei pq....se é por causa q fazem mta coisa em praia, maresia...ou se o povo q é relaxado (salvo exeções)...ñ sei mesmo
 
[Por que ñ fazem saídas de linha após o preamp, e que tenham uma resposta igual à do(s) falante(s) (como uma espécie de simulador)?]...

Esse "choro" todo é pq eu tô prevendo um cenário aqui complicado de microfonar combos, e ao mesmo tempo com a necessidade de manter os timbres.
--------------------------------------------------------------------
Bem, obrigado pelas respostas, esclareceram muita coisa!


Abraço.

Tailan
 
Uma dúvida (eita, e dá-lhe off-topic meu!) que surgiu agora: amps que estejam clipando podem causar danos aos alto-falantes. OK. Mas isso até agora eu vi isso tratando de amps transistorizados.
Nos valvulados, tem aquela questão de "a distorção ser bonita" (pelo menos os de guitarra), e tal. Pergunto: nos valvulados, quando eles distorcem, tb ñ corre-se o risco de danificar os alto-falantes?


Abraço.

Tailan
 
Não tenho certeza, mas é o que acho:

Essa distorção é diferente, não advem de excesso de sinal. E o que uma válvula gera são harmônicos pares, isso que torna o som mais "quente" e melhor aos ouvidos...
 
Fala Bersan e pessoal...

Excelente cobertura em Bersan =]
Parabéns mesmo!
Sem dúvida equipamentos de primeiríssima, mas para mim organização conta muito mesmo. É muito ruim ver algumas daquelas fotos hehe

Bustillos, vc disse tudo cara haha.
É incrível esse jeito dos técnicos. Vc nem conhece o cara hehe, imagine é o Carlos Correia que vai falar com o técnico e o cara é bem "humilde" com o Carlos Correia hehehe.....humildade acima de tudo, mesmo sabendo muita coisa.

Uma dúvida que eu tenho, me falaram que se for microfonar guita, usa-se retorno de chão mesmo. E como eu vimos nas fotos, há fone e microfonação. Isso pode ? não é recomendado??

Outra coisa =]
Um guitarrista que é da banda que sou tecnico, reclama um monte quando eu só falo em colocar a guita dele em linha, pois ele tem varios pedais. E segundo ele o som sai horrivel, mas nunca tive a oportunidade de testar em linha. Com pedais fica inviável jogar em linha?
Com uma pedaleira é possivel, certo??

Desculpa escrever tanto hehe

Abraço

Dhu
 
Posso estar errado, mas o guitarrista além de exigir algo pra ele ainda quer exigir o tipo de ligação pro PA também? Pra mim é demais. O som dele vai depender de onde ele vai ligar a saída dos pedais e não se o técnico vai ligar via DI.
 
melhor abrir um topico sobre isso...pq esse aqui é p discutir sobre o evento... :D

e sobre q quetão dos musicos ficarem 'empilhados" no canto, pastor silas não gosta de nda atrás dele....gosta do palco limpo, por isso sempre tudo fica apertado.

Palco tinha 16x14....conheço tb o pessoal da montagem.
 
Gente,

Primeiro, deixa eu esclarecer. Não sei se ficou bem explicado, mas havia fones para quem queria fones, cubo para quem queria cubo. Mesmo evento, bandas diferentes.

Da mesma forma, se a pessoa quer fone e não o cubo, obviamente que vai mandar o sinal da guitarra direto para a mesa (direto mesmo ou direto via pedaleiras, mais comum). Nesta situação, precisa do Direct Box para mandar o sinal da guitarra para a mesa.

Mas se opta por usar o cubo, então temos que microfonar o cubo.

Apesar da maioria dos cubos terem saída LINE ou mesmo DI incorporado, o que dá a característica do som é o conjunto amplificação (válvulada ou não) MAIS o falante. A saída LINE ou DI OUT geralmente não pega nenhuma dos dois, o sinal é pego antes da amplificação geralmente.

Logo, para termos a sonoridade do conjunto guitarra+cubo, só com microfonação também.

Microfonação de guitarra é uma arte. Até a posição do microfone em relação ao falante muda muito a sonoridade obtida. Mais para o meio do falante, capta melhor os médios-agudos. Mais para a borda, os médio-graves.

Sem falar em microfonação dupla, com mic na frente e atrás. Ou então só atrás. E nem entramos no tópico microfones para caixa de guitarra, são inúmeras opções, com sonoridades diferentes.

O mesmíssimo se aplica a contrabaixos. Já microfonei muito cubo de baixo com SM-58 Shure.

Mas quero lembrar que é um evento PROFISSIONAL. Nas igrejas mais simples, onde nunca tem dinheiro para o som, microfonação de cubos é algo bem raro.

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo